quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Multimistura santarena garante gerações saudáveis

Cilícia Ferreira
Repórter

A pedagoga santarena Tatiane da Silva(foto ao lado) é uma prova viva para desbancar toda e qualquer dúvida sobre a eficácia da multimistura como complemento alimentar no combate à desnutrição infantil, contestada pelo Conselho Federal de Nutrição. Tatiane foi uma das crianças que recebeu assistência da creche SEARA, há aproximadamente 20 anos.

Atualmente, Tatiane trabalha como professora na própria creche e em uma escola particular. Passou pela SEARA em três fases da vida: quando criança, até os 5 anos. Dessa fase, ela conta que não tem muita lembrança. Depois Tatiane foi para o programa chamado 'ajudante mirim', que capacitava pré- adolescentes para ajudar os professores na creche. Tatiane diz que, no início de cada ano, os 'mirins' passavam uma semana no centro educacional, em forma de internato para aprender a lidar com todas as áreas da creche( na cozinha, na sala de aula, aprendiam a trabalhar em grupo).

Após a capacitação, os 'mirins' iam para a creche como voluntários. Tatiane conta que, no início, foi uma iniciativa da mãe que a levou para ser voluntária na SEARA. Mas admite que as atividades foram lhe envolvendo e ela começou a gostar do que fazia. Ainda como mirim, entre 14 e 15 anos, Tatiane ganhou uma bolsa para trabalhar meio período como aprendiz na Gráfica Tiagão. Ela passou um ano na gráfica e depois que saiu se desvinculou da creche por quase 6 anos. Em 2004, Tatiane voltou à cheche como voluntária aos 21 anos e depois de três meses foi efetivada com professora da cheche. Ela está lá desde então. Tatiane conta que já recebeu várias propostas, financeiramente melhores, para sair da SEARA, mas diz que tem uma missão a cumprir com a SEARA. "Algo me diz que não é para eu sair, tenho uma missão", comenta.

Atualmente, Tatiane é pedagoga. Está com 26 anos, casada e grávida do seu primeiro filho. Leva uma vida normal. Sem as seqüelas que a desnutrição, quando não tratada a tempo, pode causar na fase adulta. Tudo graças ao trabalho pioneiro da médica Clara Brandão, fundadora da SEARA, em utilizar a multimistura como complementação alimentar de crianças desnutridas.

A Multimistura surgiu a partir de estudos sobre preparações alimentares regionais para o combate a desnutrição alimentar. Em 1975, a Dra Clara Brandão, especializada em Pediatria e, posteriormente, em Nutrição, iniciou, em Santarém, seus estudos a fim de descobrir uma ação para combater a desnutrição infantil. Com o progresso dos estudos, em 1979, e com a parceria do Projeto Casulo, da LBA (Legião Brasileira de Assistência), criou-se, a Sociedade de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia, a ONG SEARA, que visava atender crianças desnutridas, com educação e complementação alimentar, utilizando-se da multimistura.

A multimistura foi introduzida na alimentação das crianças em creches e, em quatro meses, percebeu-se os efeitos favoráveis da multimistura, as crianças começavam a se recuperar. Com os resultados positivos o trabalho foi continuado com a SEARA, mesmo depois da extinção da LBA.

Rosilda Waughan, membro do Conselho Fiscal da SEARA e que por muitos anos esteve à frente dos trabalhos da associação, recebeu à reportagem e apresentou toda a estrutura física, educacional e administrativa do local.

A multimistura é um princípio básico de nutrição. Atualmente, a SEARA disponibiliza a multimistura em forma de um pó verde. É um complemento alimentar natural, rico em vitaminas e minerais, composto de farelo, pó de folhas verdes escuras, pó de sementes. Das misturas desses componentes se obtém um pó que é utilizado diretamente nas refeições, ou em sucos, batidas de frutas, ou da forma que a pessoa quiser. Dona Rosilda ressalta que o pó só não pode ser cozido, para que não perca seu valor nutricional. "O ideal é colocar a multimistura logo depois da preparação dos alimentos, na hora de servir", explica.

Dona Rosilda ressalta que a multimistura não pode ser vista como 'milagre', mas como uma maneira de suprir o organismo das deficiências de nutrientes, desde que, usada da forma correta, "não como substituição, mas como complementação alimentar".

Ao longo da visita, dona Rosilda mostrou a cozinha e como são manipulados e preparados os alimentos. Como exemplo, a cozinheira, mostrou uma bandeja enorme repleta de folhas verdes (escuras), dentre elas estava a Taioba, planta comumente vista nos quintais, e que estava sendo acrescentada na preparação do almoço do dia. O detalhe que a cozinheira enfatizou foi que a taioba não pode ser consumida crua, tem que passar por, pelo menos, de 50 minutos de cozimento.

No refeitório, onde as crianças se divertem comendo, há uma organização impecável. Crianças entre 1 a 5 anos aprendem a valorizar o momento, assim como os componentes da refeição.
Dona Rosilda, conta que as crianças que não têm o hábito de comer verduras em casa, resistem nos primeiros dias, mas que ao longo dos meses, "vão absorvendo a ideia de comer verduras".

Ana Carolina Pereira, coordenadora do Centro Cultural João de Barro (creche SEARA) conta que o trabalho da creche, funciona com o objetivo de tirar as crianças da desnutrição. São 140 crianças atendidas vindas de 10 bairros: Uruará, Área Verde, São José Operário, Santana, Prainha, Livramento, Jutaí, Diamantino, Mararu e Centro.

As crianças atendidas têm entre 1 e 5 anos e ficam no centro por um período de 3 anos, no máximo, até saírem do quadro de desnutrição. Além disso, ela conta que a instituição visa trabalhar a educação alimentar de toda a família, de uma forma saudável e barata.
"Nós tentamos mostrar para cada mãe que é possível comer bem com pouco dinheiro, através do aproveitamento completo do alimento regional", explica.

Conheça a multimistura

A multimistura é vendida em porções de 200 gramas a um preço de R$ 3,00 e pode durar 20 dias, se consumido nas refeições diárias. O uso de 1 colher em cada refeição é suficiente para a reposição dos nutrientes.
Dona Rosilda(na foto, no centro) dá ênfase à utilização da macaxeira por completo. O uso das raízes, mais consumida popularmente e, sobretudo, das folhas que são riquíssimas em vitamina A e Ferro. Em comparativo com a alface, por exemplo, a folha de macaxeira
(mandioca) possui 1960 mg contra 87 mg da alface de vitamina A; e de ferro a folha de macaxeira possui 7,6 mg contra 1,3 da alface.
Esse complemento promove o crescimento (dentro e fora do útero); aumenta a resistências às infecções; previne e cura anemias nutricionais; diminui as diarréias, diminui as doenças respiratórias e mantém a saúde.

Pedida prisão de manifestantes do rio Arapiuns

O delegado Jamil Farias Casseb faz pedido de prisão preventiva a envolvidos no caso da Gleba Nova Olinda - Odair José Farias Alves, Raimundo Mesquita, Manoel Edivaldo, Livaldo Sarmento, Gilson Rego, Adinael Cardoso dos Anjos, João Lopez de Miranda. O pedido foi encaminhado ao juiz Paulo Pereira da Silva Evangelista da 4ª Vara Penal, e ainda não foi deferido.

O documento chegou no dia 8 de dezembro deste mês às mãos do magistrado, mas já se encontra no Ministério Publico Estadual para analise. Só após o retorno ao juiz que será ou não deferido o mandado de prisão preventiva.

O processo movido pela Rodobens Indústria e Comercio LTDA, contra Raimundo Mesquita - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, Manoel Edivaldo - Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém e Odair José de Sousa "Dada", referente ao caso da Gleba Nova Olinda, continua ocorrendo na 5ª Vara Civil, tendo como responsável o Dr. Cosme Ferreira Neto. Mas não há novos despachos. O último foi o mandado de busca e apreensão da madeira, que acabou incendiada no rio Arapiuns, após protestos de indígenas ressurgidos e lideranças da gleba Nova Olinda.

Neste ultimo dia nove iniciou-se uma operação conjunta de fiscalização nos planos de manejo da Gleba Nova Olinda e vai ate dia quinze deste mês, contando com a presença de técnicos do Ministério Publico Federal, Ministério Publico Estadual, Secretaria de Estado e de Meio Ambiente, IBAMA, Policia Federal, Força Nacional e representante das comunidades. Sendo que as fiscalizações ocorridas na Gleba no ultimo dia dez seguiram de forma calma e sem nenhum problema.

Nova lei do inquilinato torna despejo mais rápido

Miguel Oliveira
Repórter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos parciais, a lei 12.112/09, chamada de nova Lei do Inquilinato. O texto da nova lei foi publicado uinta-feira no "Diário Oficial da União". O objetivo da lei é ampliar as garantias do inquilino e também agilizar ações de despejo.

Segundo o advogado José Ronaldo Campos, "a nova lei do inquilinato objetiva, acima de tudo, agilizar o procedimento de despejo, incentivando o mercado imobiliário, arrefecido com a morosidade da justiça, haja vista que as relações locatícias geralmente deságuam no judiciário, desencorajando os proprietários de imóveis".

O advogado sustenta que o contrato se tornou menos burocrático e o rito da ação de despejo sumarizado, em desfavor do mau pagador, que usava o processo contra o processo para postergar o desfecho da lide.

José Ronaldo observa que a insegurança na renovação contratual se instalou. "A lei permite também, em caso de renovação de contrato locatício, verdadeiro leilão, restando ao inquilino, se quiser permanecer no imóvel, cobrir ofertas de terceiros", critica o advogado.

Mas o advogado admite que a nova lei respeita o bom inquilino. " A figura do fiador, que pode exonerar-se de suas obrigações, após a comunicação de desligamento do contrato, cumprido determinado prazo, passou para um plano secundário, homenageando a nova regra o bom inquilino".

E arrematou: "Creio, em linhas gerais, que a nova lei trouxe mais benefícios ao mercado imobiliário que aos locatários, grande massa econômica desprotegida."

O que muda

Entre as mudanças previstas na lei estão a desobrigação do fiador e a criação de regras para a mudança de fiador durante o contrato. Atualmente, a Lei do Inquilinato não trata do assunto. O fiador pode desistir da função, ficando apenas responsável pelos efeitos da fiança durante 120 dias depois de o locador ter sido notificado.

O proprietário também poderá exigir um novo fiador, caso o antigo ingresse no regime de recuperação judicial. Com isso, pretende-se dar mais garantias ao proprietário e exonerar a empresa fiadora que passe por crise econômico-financeira.

A proposta também adequa ao novo Código Civil a proposta que mantém proporcionalidade da multa rescisória em caso de devolução antecipada do imóvel locado.

Em caso de divórcio ou morte do locatário, a nova Lei do Inquilinato cria regras para a manutenção ou substituição do fiador. Atualmente, a legislação não prevê essa possibilidade.

Nos casos de despejo, a ação é suspensa se, em 15 dias, o inquilino quitar integralmente a dívida com o proprietário ou a imobiliária. Com isso, não fica mais valendo a apresentação de um simples requerimento em que o locatário atesta a intenção de pagar a dívida --algo que tem atrasado em mais de quatro meses as ações de despejo. Fica adotado também o mandado único de despejo. Cai, portanto, a prática atual de dois mandados e duas diligências, entre outros procedimentos que atrasam o processo. (Com informações da Folha On Line)

Lúcio Flávio Pinto citado em Copenhage

No Blog da Franssinete:

O jornalista Lúcio Flávio Pinto foi citado por várias Ongs internacionais que lutam pela liberdade de imprensa, em Copenhague. Repórteres sem Fronteiras, International Media Support, Internews e International Institute for Environment and Development denunciaram o aumento, nos últimos anos, dos casos de violação da liberdade de expressão, e o fato de que 15% desses casos se referem a profissionais que cobrem a área ambiental. Processos, ameaças e mortes têm sido comuns.

As Ongs convocam líderes de todo o mundo para que reafirmem seu compromisso com o Princípio 10 da Declaração do Rio e o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e chamam a atenção para a necessidade da transparência no acesso à informação e a proteção de jornalistas.

Ananindeua avança; Tuna se complica

No Blog do Gerson Nogueira:

O Ananindeua deu importante passo para se classificar à fase principal do Parazão 2010 ao derrotar o Time Negra por 3 a 0, nesta quarta-feira, em Santa Izabel. Kanu, Marituba e Nóia fizeram os gols da Tartaruga. Já a Tuna não depende mais de suas próprias forças para alcançar a sonhada vaga na fase principal do Parazão.

Com o empate em 1 a 1 com o Cametá, na noite desta quarta-feira, no estádio Parque do Bacurau, a equipe ficou mais distante e na dependência de outras combinações de resultados para alcançar a classificação. Os gols da partida foram marcados através de Jailson para o Cametá (9’1º) e Preto Barcarena para a Tuna (13’1º).

Os lusos ocupam no momento a 5ª posição com 11 pontos e saldo positivo de 4 gols. Além de ter a obrigação de vencer seu último compromisso, diante do Independente (já classificado), no estádio do Souza, o time comandado por Carlos Alberto Lucena terá que torcer por um tropeço (empate ou derrota) de um dos seus adversários diretos na briga por vaga (Ananindeua e Santa Rosa).

Na última rodada o Ananindeua, com 13 pontos (saldo= 0), recebe em Santa Izabel a equipe do Vila Rica, que não tem mais chances de classificação. Já o Santa Rosa, também com 13 pontos (saldo= 4), jogará contra o também eliminado Sport Belém.

Confira a oitava (penúltima) rodada do Parazão 2010:
Vila Rica 0 x 3 Castanhal
Time Negra 0 x 3 Ananindeua
Sport Belém 2 x 0 Bragantino
Santa Rosa 2 x 2 Independente
Cametá 1 x 1 Tuna

Classificação:
1º Cametá= 18 pontos
2º Independente= 15
3º Ananindeua= 13 (Vit= 4 ,Saldo= 0)
4º Santa Rosa= 13 (Vit= 3 , Saldo= 4)
5º Tuna= 11
6º Castanhal= 10 (Saldo= 4)
7º Sport Belém= 10 (Saldo= -1)
8º Time Negra= 10 (Saldo= -4)
9º Vila Rica= 9
10º Bragantino= 2

Santarém dependente do INSS, setor público e Bolsa-família

A divulgação do PIB paraense, ontem, pelo Idesp, revela uma incômoda performance do município de Santarém.

O setor de serviços manteve Belém na ponta, com participação de 36,44% no PIB paraense de 2007. As cidades de Ananindeua (6,87%), Marabá (6,03%), Santarém (4,06%) e Barcarena (3,34%) fecham a lista dos cinco municípios com o melhor resultado no setor de serviços.

Apenas no setores de serviços e agropecuário Santarém aparece no grupo dos primeiros cinco municípios do Pará. A administração pública, o comércio e o transporte marítimo foram os motivos que alavancaram o segmento.

Belém encabeça a lista dos principais municípios responsáveis pelo PIB estadual, detendo 27,87% da participação do montante. Barcarena (7,39%), Marabá (6,29%), Parauapebas (6,20%) e Ananindeua (5,68%) fecham a lista das cinco localidades mais ricas do Pará.

DVD do Canto de Várzea será lançado domingo

O DVD do grupo Canto de Várea será lançado domingo, a partir de 20 horas, no Palladium.