segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Belo Monte é mesmo necessária?

Do Blog do Parsifal:

Corredeiras no Xingu

Em entrevista a “O Estado de São Paulo”, o jornalista e consultor ambiental Washington Novaes, opina que a construção da Usina de Belo Monte não é necessária.

Fundamenta a afirmação na constatação de que a energia a ser gerada em Belo Monte poderia ser conseguida com a eficientização energética do Brasil.

Entenda-se com tal, a redução da perda na transmissão, que no Brasil chega a 15% da energia transportada (no Japão esta perda é da ordem de 1%), e a potenciação dos geradores antigos, que poderiam gerar 10% a mais se substituídos.

Eu acrescentaria à lista, a substituição dos equipamentos do varejo e a reformulação das plantas industriais com vistas à eficiência energética.

É fato que uma usina como Belo Monte atende muito mais aos interesses das grandes construtoras e da indústria eletro intensiva e, passada a festa da construção, onde todos comem e bebem à vontade, vem a ressaca de saber que a limpeza do salão ficará para o erário.

Em se colocando tudo isto na embarcação dos custos, Belo Monte deverá custar o triplo do que está sendo hoje intuído, portanto, é falaciosa a afirmação do setor elétrico de que o preço do quilowatt da usina em tela é um dos mais baratos do mundo.

Leia aqui, a entrevista de Washington Novaes.

Nenhum comentário: