quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Espetáculo Parésqui será encenado sábado na Casa da Cultura

No sábado, dia 06 de fevereiro, às oito da noite, na Casa da Cultura, o grupo paraense Usina Contemporânea de Teatro realiza apresentação única do espetáculo Parésqui na cidade de Santarém, com entrada franca. O município será o sexto a receber a montagem, que desde o início do ano realiza uma turnê por 12 cidades ribeirinhas do Pará, com recursos do prêmio Myriam Muniz, da Funarte.
Parésqui estreou em dezembro de 2006, como resultado de uma bolsa de pesquisa do Instituto de Artes do Pará (IAP). Em cena, as atrizes Valéria Andrade e Nani Tavares se desdobram para representar cenicamente histórias de vida de oito pessoas de uma mesma família de ribeirinhos que vivem na Ilha do Combu, em frente a Belém.
A construção das personagens utilizou uma técnica chamada de mímesis corpórea, que consiste na imitação e teatralização das ações corporais e vocais cotidianas. Dessa maneira, as personagens imitam o modo de agir e de falar típicos do povo ribeirinho, para contar histórias cheias de humor, paixão, ciúme, brigas, dor e saudade, que mostram a dimensão universal do ser humano que habita a Amazônia.
Após inúmeras temporadas de sucesso em Belém ao longo de três anos, Parésqui foi apresentado em janeiro de 2010 para cerca de 500 pessoas nos municípios de Cametá, Abaetetuba e Barcarena, durante a etapa Rio Tocantins, a primeira desta turnê pelo Pará. Agora, o espetáculo cumpre a segunda etapa da viagem, denominada Rio Tapajós, e que abrange também apresentações nos municípios de Óbidos e Alenquer.
Parésqui tem direção de Alberto Silva Neto, desenho de som de Leo Bitar, figurinos de Anibal Pacha, iluminação e cenografia de Alberto Silva Neto e Patrícia Gondim, projeto gráfico de Alexandre Sequeira e fotos de André Mardock. Durante a turnê, a operação de luz e som é de Milton Aires.
Fundado em 1989, o grupo paraense Usina Contemporânea de Teatro já realizou a montagem de mais de 20 espetáculos em Belém, de vários gêneros que incluem dramas clássicos, comédias, farsas, teatro com bonecos e teatro de rua.

Serviço:

Maiores informações com Alberto Silva Neto, pelos fones (91) 8156-1070 e (91) 8711-8904, ou e-mail netosilvaalberto@gmail.com.br

Nenhum comentário: