quinta-feira, 18 de março de 2010

Paissandu perde, mas provoca segundo jogo

Gerson Nogueira:

Sem repetir a grande atuação de domingo, quando passou pelo Remo na primeira partida da final do turno, o Paissandu enfrentou o Palmeiras com muita raça e algumas boas tentativas de ataque, mas acabou cedendo a derrota por 2 a 1, pela Copa do Brasil. Com o resultado, haverá a partida de volta entre as duas equipes, com os palmeirenses levando a vantagem de poder perder até por 1 a 0.

Com um minuto, Danilo cabeceou rente à trave e quase fez o primeiro gol, logo depois da saída de bola. Mas o primeiro gol do Palmeiras nasceria instantes depois, em bela jogada de Everton, lançando para a finalização de Lincoln, depois de driblar o goleiro Alexandre Fávaro. Apesar dessa ducha de água fria, o Paissandu não se amofinou e quase igualou o marcador, aos 15 minutos, num cabeceio de Leandro Camilo, que bateu na rede pelo lado de fora.

O Palmeiras recuou a marcação e atraiu o Paissandu para dentro de sua área. Mesmo sob bloqueio forte da zaga paulista, Fabrício e Sandro começaram a tentar jogadas para Bruno Rangel e Moisés. Aos 25, finalmente, depois de muito insistir com jogadas curtas, Fabrício lançou Rangel, que bateu firme pelo alto, sem chances para o goleiro Deola. 1 a 1.

Empolgado com o gol, o Paissandu equilibrou as ações e continuou pressionando. Aos 37, Claudio Allax acertou bom cruzamento, mas Bruno Rangel cabeceou por cima do gol. O Paissandu termina o primeiro tocando a bola, valorizando a posse, mas exagerando na lentidão.

No reinício da partida, o Palmeiras entrou mais agressivo e encurralou o Paissandu em seu próprio tempo. Charles substituiu Marquinhos por Alexandre Carioca, mas manteve a estrutura tática da equipe. Logo a 1 minuto, Everton obrigou Fávaro a uma defesa milagrosa. Em seguida, aos 3 minutos, Lenny cabeceou para Everton, que finalizou para o fundo das redes.


O Palmeiras continuou rondando a área e perdeu chances seguidas com o lateral Armeiro e o meia Diego Souza. Antonio Carlos substitui Eduardo por Pierre e o Palmeiras começa a tocar a bola, buscando explorar o contra-ataque. Aos 21 minutos, Sandro parte com a bola para cima da zaga palmeirense. Choca-se com um zagueiro e cai na risca da grande área, pedindo pênalti. O árbitro manda seguir, interpretando a jogada como lance normal.

Em seguida, Charles substitui Fabrício por Zé Augusto, atendendo aos gritos da torcida. No Palmeiras, sai Lenny e entra Cleiton Xavier. Com mais tranquilidade, o Palmeiras mantém o controle da partida e tenta esporadicamente chegar ao ataque. O Paissandu tenta o gol sempre que recupera a bola, mas exagera nos cruzamentos improdutivos para a grande área.

Aos 27, Bruno Rangel tenta o chute, mesmo caído, mas Deola salva. Aos 32, Zé Augusto erra na primeira tentativa, mas bate rasteiro em seguida, forçando o goleiro a uma grande defesa. Aos 36, Cleiton Xavier acerta uma bomba de fora da área. A bola estoura no peito de Fávaro e o Palmeiras não aproveita o rebote.


Aos 40, nova blitz palmeirense na área paraense quase resulta no terceiro gol. Robert (que havia substituído Everton) chuta à queima-roupa e Fávaro defende milagrosamente. No rebote, Armeiro bate à esquerda da trave. Nos minutos finais, Zé Augusto tromba no zagueiro Léo e surge um princípio de tumulto. Um torcedor atira um radinho de pilha no gramado. O jogo termina e a torcida aplaude o esforço do time de Charles Guerreiro. (Fotos: MÁRIO QUADROS)

Nenhum comentário: