terça-feira, 23 de março de 2010

Para The Times, Maradona foi melhor que Pelé

Gerson Nogueira:

Era só o que faltava. Independente das conquistas, gols marcados e talento inquestionável do Rei Pelé, os ingleses do jornal The Times elegeram o argentino Maradona como o melhor jogador da história das Copas. Explicando a escolha, o jornal atribuiu o título a Dieguito pelo jogo entre Argentina e Inglaterra, na Copa de 1986, no México. Na ocasião, ele fez um gol com a mão, a famosa “Mano de Dios” (video abaixo), além de ter feito fila no time inglês antes de driblar o goleiro e anotar o gol da vitória.



Apesar de ter conquistado três Copas e marcado 1.287 gols na carreira, Pelé ficou em segundo lugar na eleição. Os ingleses alegam que o jogador tricampeão mundial pelo Brasil é mais lembrado em Copas pelos gols que deixou de fazer. Entre as chances perdidas por Pelé, o jornal relembra o cabeceio defendido pelo goleiro Gordon Banks em 1970, além do chute para fora após o drible de corpo dado no arqueiro do Uruguai, no mesmo mundial. Devem ter esquecido os golaços marcados pelo Rei, aos 17 anos, na Copa de 1958.

Na sequência da lista o jornal inglês coloca Beckenbauer, Giuseppe Meazza (que dá nome ao estádio dividido por Milan e Internazionale) e Gerd Müller. Mané Garrincha é o sexto colocado, seguido por Johann Cruyff e depois por Ronaldo, maior artilheiro na história dos mundiais com 15 gols marcados. (Com informações de Lancenet, Folha SP e AFI)

1. Maradona (Argentina)

2. Pelé (Brasil)

3. Franz Beckenbauer (Alemanha)

4. Giuseppe Meazza (Itália)

5. Gerd Müller (Alemanha)

6. Garrincha (Brasil)

7. Johan Cruyff (Holanda)

8. Ronaldo (Brasil)

9. Bobby Moore (Inglaterra)

10. Ferenc Puskas (Hungria)

Nenhum comentário: