sexta-feira, 19 de março de 2010

Só a paixão mantém Remo e Paissandu vivos

Por Mauro Cezar Pereira

Na manhã seguinte ao jogo Paissandu 1 x 2 Palmeiras, horas antes de Remo 0 x 4 Santos, pela Copa do Brasil, fui até Icoaraci na companhia do narrador da ESPN João Palomino. A cerca de 20 quilômetros de Belém, o distrito da capital tem como atividade a produção de obras em cerâmica, vendidas em pequenas lojas que têm nos fundos suas oficinas e oferecem uma enorme variedade de belas obras.


Entre elas não faltam peças ligadas ao futebol. Times grandes do Sul do país lá estão e, claro, os dois principais clubes do Pará, Paissandu e Remo. O bicolor está na terceira divisão nacional e os azulinos tentam conquistar uma vaga na Série D, a quarta! Nem por isso os torcedores se escondem. Nas ruas, nas casas, o que se vê a todo instante são camisas e bandeiras dos clubes de Belém.


Em tempos de times artificiais como Barueri, que virou Prudente, Ipatinga e outros que aparecem e desaparecem sem deixar saudades, é muito triste ver a situação crítica de dois clubes com história, tradição e torcidas fieis, apaixonadas. E apesar da paixão pelo futebol, Belém não será sede de jogos da Copa do Mundo de 2014. O Mangueirão foi reformado em 2002, mas já pede reforminha.
O Mundial poderia ajudar a alavancar o futebol local com um estádio reformado e que seria, sempre, muito utilizado diante do amor dos paraenses pela dupla Re-Pa. A área ao redor, pobre, também poderia ser revitalizada. Mas o Pará está fora da Copa, da qual farão parte Estados onde os times locais não despertam interesse, muito menos paixão dos torcedores, como Amazonas e Mato Grosso.
Remo e Paissandu, como tantos outros times, são vítimas de péssimas adminsitrações e intervenções de gente que usa os clubes e depois os abandona mergulhados em dívidas, em crise. As obras de cerâmica em Icoaraci mostram que apesar da força popular de times do Sul e do Sudeste, a dupla de rivais de Belém mantém sua força, ainda domina os corações na região. Até quando?


Um comentário:

Unknown disse...

voces ainda estão chorando a copa do mundo, pois olha eu vou lhes falar, hoje 19/03/2010, foi plantada a pedra fundamental para a construção do novo vivaldão, voces sempre se vangloriaram do """futebol paraense""", e ai esta, ate a copa do mundo de 2014, sera que ainda haverá o tal "re-pa", eu acho que não, aqui no amazonas só tinha-mos seis times agora já são dez na primeira divisão e oito na segunda, te cuida paraense, mas deixa a inveja de lado pois faz mau a saude.