segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fraude no uso de cartão leva Setrans a limitar vale-transporte de Santarém

Herto Miranda

O SETRANS, Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Santarém e de Belterra tomou nesta semana a providência de limitar o uso do vale-transporte em Santarém.
A decisão do sindicato, segundo o presidente da entidade Washington do Vale, esteve pautada em uma Assembléia Geral do SETRANS, ocorrida no dia 13 passado, após terem sido constatadas fraudes nos cartões de Vale Transporte. Mas o presidente do sindicato preferiu não comentar o fato de que as fraudes são acobertadas pelas próprias empresas que, com isso, passam a receber pelo pagamento dos vales imediatamente e não ao longo do mês.

De acordo com Washington, o sistema usado atualmente pelas empresas de transportes em Santarém é de ponta, sendo capaz de fazer rastreamento do uso em todas as empresas, todos os ônibus, em cada ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, portanto possibilitando conhecer a quantidade de vezes que um cartão é usado por dia. Segunbdo ele, há cartões que são usados infindas vezes por dia, o que constata uma espécie de fraude.

A decisão é de limitar o uso em seis vezes por dia para cada usuário, sendo proibido o uso do cartão por terceiros. "Antes, o dono do cartão passava pelo cobrador e usava o seu cartão para passar outras pessoas. Agora o uso será, como está determinado pelo sindicato: uma única vez a cada viagem, ou seja, o cartão é individual e intransferível, podendo ser usado apenas pelo seu titular", disse o presidente do SETRANS.

Segundo o presidente, o Vale Transporte é uma espécie de comodato entre as empresas e o sindicato, quando os proprietários das empresas distribuem entre os seus funcionários os referidos vales.
Washington, que preside o sindicato desde maio do ano passado, relatou ainda que em tempos passados, uma operação deste tipo constatou, através da instituição de um banco de dados, feito a partir de recadastramento do SETRANS nos usuários estudantes, o uso de cartões de estudantes por não-estudantes, ou seja, diretores, professores, servidores municipais e seus agregados, todos estavam usando dos direitos restritos a estudantes, sendo que a atual medida serve para tornar justo os direitos dos que do vale-transporte fazem uso, pois ainda existem os que fazem até vendas dos seus vales.

O presidente disse ainda que esta medida já está sendo adotada no Rio de Janeiro, Goiás e parte do Paraná, sendo que a medida trabalhará e equidade entre as empresas associadas ao SETRANS. Os vales poderão ser usados da forma atual até o dia 29 de abril, quando serão adotadas as novas regras.

Um comentário:

Fernando Reis disse...

E quanto a qualidade do transporte, o presidente do SETRANS pretende fazer alguma coisa? Melhorar a qualidade da frota (nem precisa ser novo, basta que não seja essas latas velhas), em relação aos horarios (se não me engano, no penultimo aumento, teve a promessa que os onibus circulariam até mais tarde, as 00:30), os rachas e desrespeito aos idosos..!!!!