quinta-feira, 6 de maio de 2010

IBGE faz coleta para o Censo que inicia em agosto

Da redação

A coleta de dados nas ruas que dá início ao Censo 2010 iniciou em Santarém na segunda quinzena de abril, após quatro dias de treinamento que instruiu os 32 Agentes Censitários Supervisores - ACS e os quatro Agentes Censitários Municipais - ACM. A pré-coleta tem o propósito de contribuir para a qualidade do trabalho durante a segunda etapa de coleta do Censo 2010, que começa em agosto.
Nessa primeira etapa, os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE estarão nas ruas durante todo o mês de maio para reunir informações como a quantidade de domicílios, a identificação dos logradouros, tipo de pavimentação, onde há iluminação pública, presença de bueiro, esgoto a céu aberto e o depósito ou acúmulo de lixo.
O chefe da agência do IBGE de Santaré, Edilberto Figueira, explicou que, somente na segunda etapa, os agentes irão entrevistar os domiciliares, com questionamentos sobre educação, saúde, renda, etnia e migração. Segundo Edilberto, para a segunda etapa serão contratados 255 agentes temporários, via concurso.
De acordo com o chefe da agência, os agentes vão colher dados da área urbana, Vila Curuai, Alter-do-Chão, Mojuí dos Campos e Boim. Os demais municípios do oeste paraense serão atendidos pela equipe que os corresponde.
A fase de pré-coleta tem o objetivo de atualizar os mapas e a listagem de domicílios do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE. Isso otimizará a duração e a qualidade do trabalho durante a coleta do Censo que inicia no mês de agosto.
No Pará, a Pré-coleta mobilizará 840 Agentes Censitários de Supervisão que irão às ruas e mais cerca de 200 pessoas entre Agentes Censitários Regionais e Municipais e Subáreas, que supervisionarão os trabalhos.
Nos dois anos que antecedem a etapa de coleta de dados do Censo, o IBGE prepara e atualiza a Base Territorial do país, que é o conjunto de mapas e cadastros que contém informações de diversas áreas (estados, municípios, bairros, aglomerados, distritos, quarteirões etc.). Consequentemente, é neste período que são planejados e definidos os setores censitários, que constituem a área de trabalho de cada recenseador. O setor censitário é a unidade formada por área contínua inteiramente classificada como urbana ou rural; sua dimensão, número de domicílios e de estabelecimentos permitem ao recenseador cumprir suas atividades em um prazo determinado, respeitando o cronograma de atividades.

Nenhum comentário: