quinta-feira, 27 de maio de 2010

MORADORES DIZEM QUE ÁREA DO PAC FICOU MAIS PERIGOSA

Aritana Aguiar e redação

De acordo com alguns moradores do bairro do Uruará, desde que iniciaram as obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, aquela área de Santarém ficou mais perigosa. Não há nenhuma iluminação ou policiamento no local das construções que garanta a segurança dos moradores. Com isso está havendo confronto de gangs, telhas quebradas, roubos (nas casas do PAC já levaram quase todas as caixas-d'água e usam o local para consumo de drogas). Um morador que não quis se identificar declarou que a partir das sete horas da noite ele fecha seu estabelecimento devido o medo da violência.

Esta semana uma criança de três anos, quase morreu afogada por ter caído na água suja da região dos alagados no bairro do Uruará, uma vizinha foi quem viu e a socorreu imediatamente. Os moradores reclamam se sentindo abandonados pela prefeitura, tiveram que quebrar a parte de um esgoto para amenizar a situação, pois havia muita água, impedindo a locomoção dos moradores.

"Quando chove forte, ninguém consegue dormir, todos se levantam de madrugada, cavando para escoar a água", afirmou Alessandra Santos, moradora. E completa, "quando vem uma enxurrada, traz muito lixo acumulado". Na Rua Beira Rio, frente aos alagados, foi colocado um aterro, que invés de ajudar acabou piorando a situação, "antes só acumulava água na área dos alagados, agora com o aterro o outro lado da rua também, pois não tem pra onde a água sair", declarou um morador.

Quando chove forte a Rua Tauri, próximo a vila, fica completamente alagada. "A prefeitura está pagando o aluguel da minha casa, mas quando chove entra água devido às goteiras, até o momento ninguém do governo veio pra nos dá uma posição", afirma Joelda Oliveira, moradora beneficiada com o programa.

As obras iniciaram em 2008, pela construtora Mello de Azevedo, mas há quase um ano as obras de saneamento estão paradas. O motivo alegado pela empresa é atraso de pagamento. Alguns habitantes do bairro, afirmam somente quando chove alguns funcionários da empresa, vão averiguar o local.

Quando chove forte a Rua Tauri fica completamente alagada. "A prefeitura está pagando o aluguel da minha casa, mas quando chove entra água devido às goteiras, até o momento ninguém do governo veio pra nos dá uma posição", afirma Joelda Oliveira, moradora beneficiada com o programa.

Existe uma grande expectativa dos moradores para que termine a construção e sejam transferidos. Este ano a Defesa Civil recadastrou as famílias devido à área ser de risco. foi feita, também, a doação de água potávell para as famílias que estão alagadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente não temos politicos de execução de projetos, temos apenas politicos de programa, onde está o dinheiro do pac, ta faltando a população abrir os olhos e começar a fiscalizar mais conferir preços de mercado com os preços faturado p/ a prefeitura oi sim vamos saber se o dinheiro publico esta sendo investido de maneira correta, enquanto isso não acontece, o que vamos ver e um monte de obras inacabadas. não adiante virem para a televisão com textos de explicações decorados pois dos que já vi nenhum me convenceu