terça-feira, 29 de junho de 2010

Museu João Fonna incluído nas obras do PAC Cidades Históricas


O Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e o Governo do Pará, juntamente com as prefeituras dos municípios de Afuá, Aveiro, Belém, Belterra, Bragança, Cametá, Óbidos, Santarém e Vigia, assinam nesta terça-feira (29) o acordo para a execução do Plano de Ação das Cidades Históricas (PACH), dentro das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O chamado PAC das Cidades Históricas vai investir cerca de R$ 600 milhões, entre cursos de todas as instâncias envolvidas, num grande plano de ação para recuperar monumentos, prédios e sítios históricos em todas as nove cidades citadas.

Em Santarém, o Museu João Fonna, que tem suas estruturas abaladas por má conservação do prédio, por ruído de carros som e ação de vândalos, está incluido nas obras do PAC Cidades Históricas, segundo informou a prefeita Maria do Carmo.

No Pará, o montante de recursos total a ser investido chega a quase R$ 600 milhões, sendo que 81% desses recursos serão procedentes do governo federal - com participação do Iphan em 34% -, 14% de participação do governo estadual e 5% de participação dos municípios.

Por meio de chamada pública, nove municípios aderiram ao PACH, sendo que em oito deles as ações ficam na sede municipal, área objeto do programa: Afuá, Belém, Belterra, Bragança, Cametá, Óbidos, Santarém, Vigia. A exceção fica por conta do município de Aveiro, cuja área em foco do programa é o distrito de Fordlândia.

Nenhum comentário: