quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sant'Ana Pereira, advogado, compositor e escritor

Miguel Oliveira
Repórter


O advogado, escritor e compositor Sant´Ana Pereira na juventude, em Santarém, lecionou teoria musical e canto orfeônico, no Ginásio Dom Amando. Ainda jovem, manteve cursos particulares da língua latina e foi o organizador da Biblioteca Pública de Santarém, no governo municipal Armando Nadler.
Depois mudou-se para Belém. Mas até o ano de 1978, a vida literária de Sant´Ana Pereira, santareno de nascimento, advogado por profissão, escritor e compositor por vocação, foi difusa. Ele fez exercícios no teatro, na poesia, na poesia, na crônica, no conto. Poesia e contos publicados nas extintas "Folha do Norte" e "A Província do Pará", à época em que fazia a coluna "O que Eles Pensam, Dizem e Fazem", que teve vida curta (pouco mais de um ano), em plena efervescência dos excessos da Revolução de 64. A coluna acabou por ingerência do então Governador do Estado que em bilhete ao Superintendente do jornal, se queixou que a coluna era sistemática contra o que pensava, dizia e fazia o poder instituído pela dita revolução.
Àquela época, o escritor Ildefonso Guimarães promovia "Concurso Permanente de Conto e Poesia". No mesmo mês, Sant'Ana concorreu a poesia e conto. Na poesia, a comissão julgadora lhe arrasou. Nunca mais fez nenhuma. Ganhou o prêmio de conto e referências estimulantes dos julgadores. Daí pra frente ficou apenas no conto. Passou a perceber que o conto, com suas características de síntese, limitava seu mundo de criação. Imaginou que o romance seria como a baía do Guajará, onde vão desaguar todas as águas da bacia hidrográfica da mente. No romance poderia fazer seu teatro, sua crônica, sua coluna de jornal, seu diário, sua veia poética amputada pela crítica, seu conto, seu diário de vida. Ele viveria vidas múltiplas, na saga de seus personagens. Ele andaria por sua terra e outras terras. E sofreria a realidade. E sonharia a fantasia.
Sant'ana Pereira publicou Os Palmitais (duas edições), Invenção de Onira (3 edições), Os Paparás, A torre de Diaphanus, Defesa do Devedor (obra jurídica com edição esgotada), Quotidianas (letras de música popular).
O romance Invenção de Onira se tornou o clássico do autor santareno, destacando-se estes fatos: teve a segunda edição lançada sob o título de Cabanos, capital Cabânia, chamando a atenção para o tema do romance, que é a cabanagem; a terceira edição que retomou o título original Invenção de Onira foi lançada em São Paulo, pela Editora LetraSelvagem, trazendo como Posfácio trabalho de doutorado do antropólogo Dedival Brandão da Silva, sob o título Nação e Descontinuidade Cultural.
Invenção de Onira tem sido considerado o romance da revolução amazônica. O autor tem sido considerado pela crítica literária como um artesão da palavra. Deverá publicar brevemente seu mais novo romance intitulado Corpo sem Sombra.
Em "Os Palmitais" sublima, pela ficção, pelo senso estético, a realidade de um capítulo marcante da nossa ecologia: o ciclo do palmito. Todas as misérias desse capítulo, todos os dramas da empresa e dos que a fazem, a corrupção, os desmandos, os aproveitamentos, com muito ódio e com muito amor, estão contidos na trama, até o desenlace do enredo do livro.
Para produzir "Invenção de Onira", Sant'ana pesquisou tudo quanto se escreveu sobre a Cabanagem. Sem tempo para manter-me horas seguidas na Biblioteca e Arquivo Público, contou com quem lhe ajudasse, copiando livros, à mão, para que pudesse lê-los. Basicamente, porém, ele se orientou pelos "Motins Políticos", de Domingos Antônio Raiol, cuja parcialidade compensou com a ficção.
A trama desse romance partiu desta indagação: por que Francisco Pedro Vinagre, depois de tanta luta, montado no poder, resolveu entregá-lo de mão beijada ao inimigo? Quando se conta a Cabanagem, só se fala em Angelim, no grande Angelim. Com o poder que tem a ficção de complementar a história, Sant'Ana criou outro herói de sua cabanagem, embora não lhe dando a honra de personagem principal, que deu a Pilin, "nascido na mente, inspirado no esmoler que, todo dia, barbado e maltrapilho, fraco, doente, talvez demente, me abordava no sagrado cafezinho do Café Santos. Pilin é homem fraco por fora. Por dentro é líder, comandante, filósofo, poeta, sonhador", narra o autor de "Invenção de Onira",.
Radicado em Belém, Sant´Ana, lançou 5 cd´s com sua obra musical (letra e melodia), intitulados Clipes, Dimensões, Linhas traçadas, Raízes e Além das Espumas, destacando-se neste a comovente composição Os Quintais de Santarém. Além de seus próprios cd´s Sant´Ana Pereira produziu cd´s memoráveis, destacando´se o CD MEMORIAL, que representa verdadeira antologia de composições de autores paraenses, entre os quais naturalmente que se encontra o ícone santareno Isoca Fonseca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico lisonjeada de poder entrar neste blog e ler esta matéria.
Muito justa tamanha lembrança e homenagem a este cidadão Amazônico de coração.Sou advogada, já advoguei em Santarém, hoje advogo em Belém.
Todavia somente em Belém que nossos caminhos se cruzaram,e pude ter a felicidade de ouvir pessoalmente os sentimentos deste pensador andante das emoções.
Sou advogada atleta,sou corredora rua e de pista de atletismo.
Corri em Paragominas este ano, e na categoria advogada geral feminino, levei pódio de 2º lugar.
Continuei o circuito da corrida dos advogados em Belém, 8ª Corrida,que foi realizada nos dia em que se comemora o dia dos pais.
Ganhei pódio novamente.Desta vez, 3º lugar. Com uma grande diferença.
Levava no peito uma surpresa de homenagem ao dr.Sant'Ana Pereira( sequer tinha o logo dele rsrs) ,pois era o dia dos pais, e em seguida o dia do advogado,no dia 11 de agosto.
Quando corro sempre associo a minha trajetória a uma missão social.E desta vez, foi o combate e prevenção ao câncer.
E está no pódio com o nome dele no peito foi uma grande satisfação pra mim.Parabéns pela matéria.
Abraço

Anônimo disse...

Fico lisonjeada de poder entrar neste blog e ler esta matéria.
Muito justa tamanha lembrança e homenagem a este cidadão Amazônico de coração.Sou advogada, já advoguei em Santarém, hoje advogo em Belém.
Todavia somente em Belém que nossos caminhos se cruzaram,e pude ter a felicidade de ouvir pessoalmente os sentimentos deste pensador andante das emoções.
Sou advogada que pratica esporte,e sei que ele também já praticou quando era "mancebo", e se deixar ele sobe em uma barra e faz piruetas.Sou corredora de rua e de pista.Atleta da Federação de Atletismo do Pará.E associada ao corredores de Rua do Pará-ASCORP.
Gosto de ajudar nas organizações de eventos de corridas de Rua.Este ano já corri algumas e ajudei em outras.Na corrida de advogados de Paragominas deste ano fui pódio na categoria advogada geral feminino, 2º lugar.Continuei o circuito da corrida dos advogados em Belém, 8ª Corrida,que foi realizada no dia em que se comemora o dia dos pais.Subi no pódio novamente.Desta vez, 3º lugar.Fui a única a advogada mulher a subir no pódio duas vezes este ano.Com uma grande diferença.Levava no peito uma surpresa de homenagem ao dr.Sant'Ana Pereira( sequer tinha o logo dele rsrs) ,pois era o dia dos pais, e em seguida o dia do advogado,no dia 11 de agosto.
Quando corro sempre associo a minha trajetória a uma missão social.E desta vez, foi a prevenção e o combate ao câncer.
E está no pódio com o nome dele no peito foi uma grande satisfação para o meu coração lutador.Parabéns pela matéria.
Abro os braços