quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Von propõe frente em defesa do cooperativismo

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizada na última terça-feira (17/08/2010), o deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) apresentou projeto de resolução que “institui a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo no Estado do Pará – FRENCOOP/PA”. Dentre os objetivos defendidos pelo parlamentar da tribuna da ALEPA para justificar a importância e a iniciativa da proposição, destacam-se:

a) promover o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará, em consonância com os princípios do cooperativismo, que são: democracia, justiça social, cidadania, ética, solidariedade, autonomia, preservação ambiental, qualidade e produtividade, profissionalismo e credibilidade;
b) apoiar e participar das ações cooperativistas, promovendo a integração das entidades que visam o desenvolvimento e o fortalecimento do cooperativismo no Estado do Pará;
c) aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matéria de interesse do cooperativismo estadual, apoiando e agilizando projetos que visem seu desenvolvimento;
d) acompanhar e fiscalizar atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, sugerindo medidas que possibilitem seu melhor desenvolvimento no Estado.

Para Von, “a competitividade, o desenvolvimento tecnológico, a racionalização das atividades humanas e a globalização da economia vêm determinando a urgente revisão dos conceitos produtivos, tecnológicos, comerciais e gerenciais, tornando imprescindível a busca por soluções que diminuam as desigualdades e a exclusão social”. E completa afirmando que “o cooperativismo, através de uma economia solidária e humana, tem se revelado uma excelente fonte de soluções para esses problemas, fato que é demonstrado pelo crescimento das cooperativas de trabalho, saúde, educação, habitação, mineração, crédito, produção industrial, consumo, energia, telecomunicações e as tradicionais cooperativas agropecuárias”.

A criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo no Estado do Pará – FRENCOOP/PA, a exemplo das existentes em diversos estados do Brasil, tem como finalidade apoiar e incentivar as iniciativas que visem à difusão do cooperativismo em todos os recantos do Estado, resgatando, reconhecendo e promovendo os princípios, virtudes, valores da solidariedade, da confiança e da ajuda mútua.

Participaram da sessão dirigentes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará – OCB/PA, à frente seu presidente Ernandes Raiol da Silva, bem como lideranças do movimento cooperativista estadual. O projeto de resolução segue agora para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça da ALEPA, para posterior deliberação em plenário.(Fonte: Assessoria parlamentar)

Um comentário:

Anônimo disse...

Apresentar proposta pode. Mas é bom lembrar aos seus leitores que não houve sessão, pois não havia quorum. Ou seja, o deputado Von deve ter apresentado a sua proposta para a mesa diretora da Assembléia Legislativa. Talvez seja apreciada na próxima legislatura. Se ele voltar para lá.