sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rede estadual enfrenta falta de professores em Santarém

Aritana Aguiar
Free lancer

Algumas escolas da rede estadual de Santarém enfrentam a falta de professores. Dentre essas estão as escolas Rio Tapajós, Belo de Carvalho e Nossa Senhora de Aparecida, que já solicitaram a 5ª URE (Unidade Regional de Ensino), a substituição dos professores que deixaram de lecionar. Segundo a diretora da 5ª URE, Graça Pedroso, o problema é que vários professores ao mesmo tempo tiraram licença, e várias são especiais, além de que o último concurso não foi o suficiente completar o quadro. "Muitos concursados não ocuparam a vaga por motivos pessoais. E infelizmente algumas escolas não planejaram quanto à licença. Agora estamos com falta de professores", lamentou.

A professora Graça informou à reportagem que a Seduc está buscando alternativa para suprir esta deficiência. "Estamos estudando o remanejamento de professores do espaço pedagógico para suprir essa necessidade. E também extrapolar a carga horária dos professores, pois o limite é de 200 horas e nessa situação poderão assumir até 280 horas", explicou. E alega que a quantidade de professores aprovados no concurso não foi o suficiente.

Na escola Nossa Senhora de Aparecida foi informado que  falta professor nas disciplinas de Matemática, Geografia e Estudos Amazônicos, tanto pela manhã quanto pela tarde para as series de 5ª a 8ª. O motivo da ausência é que os professores saíram a pedido de licença, e isso já faz uns dois meses.

A escola enviou um oficio a 5º URE informando a situação e solicitando a substituição, até o momento estão à espera dos professores.

Na escola Rio Tapajós o diretor informou que fez o comunicado a 5º URE para a substituição de uma professora que saiu por licença maternidade, na disciplina de matemática.

A escola Belo de Carvalho o problema é recente. A diretora Ana Paula Bentes informou à reportagem que alguns professores pediram licença especial. "A professora que solicitou a licença era de língua portuguesa, e ministrava aulas pela manhã e tarde. No horário da tarde conseguimos uma substituta, por enquanto falta pela parte da manhã", afirmou a diretora.

Além disso, ainda há a disciplina de história que a diretora ministrava em várias turmas e ao assumir a direção da escola, não poderia lecionar no mesmo horário que trabalhava como diretora, ou seja, no horário matutino. O turno da noite também está com problemas de falta de professor. Na serie de 4ª etapa, com a disciplina de inglês e 2º e 3º anos do ensino médio com a disciplina de filosofia, que antes era assumida pela ex-diretora, no qual sua carga horária foi lotada em outras escolas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem muitos professores em santarém que passaram no ultimo concurso da seduc e ate agora estão esperando serem nomeados, e como dizem que não tem profissional suficente? engraçado isso, ate quando querem contratar temporários, e outra coisa, se os professores concursados não quizerem tomar posse da vaga, que chamem os outros que estão a espera, vamos ser consciente dessa situação.