quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Círio 2010

AdenauerGóes                                                                                                                                                            adenauergoes@gmail.com 

Uma das formas mais fortes de fazer turismo, sem dúvida alguma é a que se utiliza da cultura de um povo para atrair e servir como base de sustentação para aqueles que visitam uma determinada cidade ou região. Com o turismo religioso, não é diferente, a fé é capaz de movimentar multidões pelo mundo afora, sendo que cada evento tem suas próprias características que o torna único e lhe confere o condão da especificidade.
 
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ao longo de seus 218 anos de realização transformou-se em cultura que se renova a cada ano sem perder a essência e riqueza do tempo.
Milhões de pessoas, nos mais distantes pontos do planeta, voltam seus pensamentos e preces para Belém do Pará e da Amazônia, na manhã do segundo domingo de outubro.
Milhares de pessoas, de todos os municípios paraenses, de todos os estados brasileiros e de vários países para Belém se dirigem com a finalidade de participar deste momento único de fé católica brasileira.

 
Nós paraenses sabemos que o Círio não é apenas o momento do trajeto da berlinda levando a imagem de nossa padroeira Rainha da Amazônia e acompanhada por uma multidão calculada acima de dois milhões de pessoas. 


Eu diria que o Círio é um momento anual, pois logo após o encerramento de um, já se começa a organizar o próximo, envolvido em toda uma conjuntura, que vai desde o planejamento pela Diretoria da Festa, até dezenas de iniciativas que são necessárias e que são de uma complexidade e sintonia impressionantes.

Imaginem o que é trabalhar todo este processo,o qual é difícil até mesmo de ser descrito, quanto mais executado, sendo que a cada ano que passa, mais e mais o Círio se profissionaliza, sem no entanto perder sua essência de naturalidade e de expressão de fé.

São dezenas de ações, peregrinações,símbolos e ícones,através da participação e sintonia de milhares de pessoas que convergem para o momento maior de apoteose que é a festividade de Nossa Senhora de Nazaré, incapaz de ser descrita em sua plenitude, mas de uma sensibilidade que une corações e mentes de milhões de pessoas próximas ou distantes fisicamente em imensurável força de energia.
 
Este é também, o momento maior do turismo paraense, nascido que foi, pelo achado da imagem feito por Plácido e que teve sua primeira versão em 08 de setembro de 1793. O momento em que a cultura da fé atraindo e mobilizando milhares de pessoas, abre espaço para a divulgação e promoção do nosso paraensismo, da nossa cultura gastronômica, musical,  do artesanato e por ai afora.È o Círio funcionando como elo catalisador das nossas coisas, e das nossa raízes.

 
Desejamos a D.Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém e que nesta qualidade, participa pela primeira vez deste momento, e a todos os paraenses um Feliz e abençoado Círio 2010.
           

Nenhum comentário: