quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Com votos de Marina, Serra ultrapassa Dilma no DF

Pesquisa do CB Data aponta disputa apertada entre os presidenciáveis na capital. O tucano soma 45% das intenções de voto, contra 43% de Dilma Rousseff  
Tiago Pariz
Correio Braziliense
 
O segundo turno da corrida presidencial está acirrado no Distrito Federal. Pesquisa realizada pelo Instituto CB Data mostra empate técnico entre o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, e a concorrente do PT, Dilma Rousseff. O tucano tem 45% das intenções de votos, contra 43% da petista, de acordo com a consulta estimulada. Em votos válidos, Serra alcança 51% e Dilma, 49%. Esse é o primeiro levantamento do instituto no segundo turno. Os dados mostram haver uma tendência de o eleitor que optou por Marina Silva (PV) no primeiro turno migrar para o tucano. Na votação de 3 de outubro, a candidata verde ganhou na capital com 41,96% dos votos válidos. Dilma ficou em segundo, com 31,74%, e Serra aparecia em seguida: 24,30%.

Essa aparente migração dos votos “verdes” para o tucanato já transparecia na última pesquisa do CB Data, realizada na véspera do primeiro turno. Naquela sondagem, na simulação de segunda rodada, o tucano aparecia com 42% e Dilma, com 41%. Os dados dos últimos dois levantamentos mostram que o cenário da votação para 31 de outubro pouco se alterou no DF.

A vantagem de José Serra está concentrada nas faixas de eleitores com mais de 60 anos, entre trabalhadores que ganham até um salário mínimo e entre evangélicos, grupo mais sensível à questão do aborto, intensamente debatida na campanha.

Nenhum comentário: