quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Lira Maia quer provas do concurso do TRE em município-polos do Pará


O Deputado Lira Maia (DEM/PA), encaminhou ofício ao Presidente do tribunal Regional Eleitoral do Pará, Desembargador João Maroja, solicitando a realização de provas para o concurso público do TRE também nos Municípios pólos localizados no interior do Estado.

Para Lira Maia, quando o poder público define como local de provas somente a capital do Estado exclui significativa parcela da população principalmente, em razão das dificuldades regionais: “A realização de provas somente na capital afasta da população residente nas diversas regiões a possibilidade de participar do certame. Além do problema de locomoção, temos o problema de estadia destes candidatos. Muitos podem não ter condições de pagar um hotel, uma pensão ou ainda não ter um parente para hospedá-los”.

Segundo o Deputado, somente a região Oeste do Estado do Pará representa mais da metade da extensão territorial do Estado, sendo cortada pela BR 163, principal eixo produtivo local. Devido a esta peculiaridade geográfica, para se locomover de Santarém até a Capital Belém, a população se vale de aeronave (cerca de 1 hora de Boeing), de barco (cerca de 2 dias e meio) ou de veículo (cerca de 2 dias). Nesse caso, durante o período de chuvas, as estradas ficam intransitáveis, chegando a ser interditadas em diversos pontos. “Nossa intenção é assegurar a toda população paraense, do oeste, sul, sudeste e nordeste, independente da condição social, o direito de participar de forma igualitária dos concursos públicos, assegurando assim a aplicabilidade do ‘Princípio da Isonomia’, dando tratamento ‘igual aos iguais, e desigual aos desiguais’”, concluiu o Deputado Lira Maia.(Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete)

Nenhum comentário: