segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Juruti- Primeiro juri após a instalação da comarca.

Em Juruti, acontece neste momento o primeiro júri após a instalação da comarca, que ocorreu em agosto de 2009. A promotora de justiça Lilian Regina Furtado Braga atua na acusação do réu Valneci Sousa de Oliveira, o “Jacaré”. O juri é presidido pela juíza Tarcila Maria de Souza Campos.

O réu é acusado pelo crime de homicídio qualificado e tentativa de homicídio contra as vítimas Nildo Paiva e Cleidson Paiva. Na defesa dos réus, atua a defensora pública Lucia Pantoja de Farias.

Trata-se de um momento histórico no município, que cinco meses depois da instalação da comarca, já realiza o primeiro júri.

O risco do excesso de candidaturas

Em pré-campanha eleitoral, é comum surgir lançamento de muitas candidaturas ao legislativo, tanto estadual quanto federal.

Algumas dessas candidaturas, têm bases sólidas, outras nem tanto. E há ainda aquelas que se embalam ao calor da máquina oficial.

Mas, tanto no governo quanto na oposição, são reais os riscos de profileração de candiaturas de uma mesma região provocar um efeito negativo em todos os postulantes.

Tomemos dois exemplos.

O primeiro no âmbito do PT.

O deputado federal Paulo Rocha inclina-se cada vez mais a tentar vôos mais altos, mirando no Senado da República. Para alicerçar sua campanha, Rocha decidiu que seu grupo político terá dois candidatos à Câmara Federal( Carlos Martins e Miriquinho Batista).

Mas, a priori, Martins e Miriquinho concorrerão a uma vaga na legenda, já que o PT tem José Geraldo, Beto Faro e Cládio Puty com reais chances de vitória. Se o partido eleger 4 federais, o grupo de Paulo Rocha ficaria com apenas uma vaga. Esse é o complicador para o deputado Carlos Martins: concorre dentro da legenda e da tendência. Uma dupla tarefa.

O segundo exemplo.

O deputado federal Lira Maia(Democratas), que tentará a reeleição, tem forte reduto em Santarém, onde foi prefeito por dois mandatos.

Mas, apesar de ter ampliado suas bases na região Oeste, Br-163 e Transamazônica, não há como negar que a candidatura de Carlos Martins, como apoio da prefeita Maria do Carmo, será um complicador nos planos de Lira Maia.

Ambos dividirão o mesmo eleitorado, que ainda poderá ter como opção à Câmara Federal outros nomes, como o do médico Nélio Aguiar(PMN), que atualmente se alia ao ex-prefeito na oposição ao governo municipal.

Há ainda, a legenda do Democratas, que ainda não se definiu por coligações proporcionais. Seus dois deputados( Lira Maia e Vic Pires Franco) tiveram expressiva votação na eleição 2006, coligados com o PSC e PL(atual PR).

Será que em 2010 o Democratas terá a mesma performance da eleição passada?

Santarém terá bons nomes à Câmara Federal mais uma vez. Mas será que, dentros de seus partidos e coligações, esses candidatos terão sucesso?

A conferir.

Puty, o candidato-furão

Não é à toa que o secretário de governo Cláudio Puty tem se mostrado interessado em visitar áreas de conflitos na região do Baixo-Amazonas, na condição de membro do alto escalão do executivo estadual.

Candidato a deputado federal, Puty está, por assim dizer, 'furando' redutos de companheiros petistas. No caso do Baixo-Amazonas, o incomodado com as incursões do secretário é o deputado estadual Carlos Martins, irmão da prefeita Maria do Carmo.

Além de Prainha(Santa Maria do Uruará), Puty já esteve em Santarém fazendo política-partidária, o que desagradou a prefeita Maria do Carmo, que fez chegar seu desconforto até os ouvidos da governadora Ana Júlia.

Como essas incursões de Puty não cessarão, até porque não há porteira fechada em nenhuma região do estado, vai se aguardar o estrago que essas viagens provocarão em redutos petistas ou os frutos dessa colheita em termos de votos quando outubro chegar.

Fim de férias coletivas

A redação de O Estado do Tapajós recomeça seu expediente hoje, após um período de recesso que se iniciou em 24 de dezembro de 2009.

A edição impressa do jornal volta a circular dia 23, sábado, trazendo encartado o fascículo Memória de Santarem.

Mas a partir da próxima semana o jornal voltará a circular as sextas-feiras, como de costume.

O Blog do Estado será atualizado com notas da atualidade a partir de hoje.