segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Refazendo a viagem de Francisco Orellana


Pesquisadores da UFPA vão comandar a expedição científica internacional pelo rio Amazonas, tendo como ponto de partida Belém.

Leia mais no twitter do Tito Barata.

Barbalhão: PMS assina TAC e promete arquibancada no lugar da geral em 180 dias

Neste momento, na sede do Ministério Público Estadual, em Santarém, representantes da Prefeitura e da FederaçãoParaense de Futebol, estão assinando o Termo de Ajustamento de Conduta(TAC).

Trata-se de um documento legal do MP em que as administrações dos estádios se comprometem a fazer as adequações necessárias para que os estádios cumpram as exigências mínimas da Portaria 124, ou seja, é um comprometimento jurídico e que nós daremos um crédito de confiança. Estamos trabalhando para que esse estádio seja liberado”, disse hoje o coronel Osmar, após inspeção de segurança no estádio Jader Barbalho.

Acompanhados pelos secretários Everaldo Martins (Planejamento) e Inácio Corrêa (Governo) e pelo procurador jurídico da Prefeitura, Isaac Lisboa, os integrantes da comissão inspecionaram as dependências do estádio e verificaram os serviços executados pela PMS visando atender às exigências da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e trazer para Santarém, jogos da São Raimundo Esporte Clube pelos Campeonatos Paraense e Brasileiro e Copa do Brasil.

“Nós estamos muito felizes pelo empenho da administração do estádio e dos secretários de governo. Acreditamos que o estádio atenderá as condições. O que não for atendido neste primeiro momento, a administração municipal irá se comprometer junto ao Ministério Público Estadual através da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O Secretário de Planejamento, Everaldo Martins, destacou que uma das propostas que serão incluídas no TAC é em relação à Geral do Colosso do Tapajós. “A nossa proposta é transformar, no prazo de 180 dias, a geral em arquibancada. Se Deus quiser, assim faremos, com recursos do Governo Federal”, disse.

Das 16 câmeras exigidas pela CBF, seis já foram instaladas em pontos estratégicos do estádio santareno.

O relatório da vistoria realizada no Estádio Colosso do Tapajós e o TAC serão enviados ainda hoje à CBF.
(Com informações da PMS)

Uma estranha no ninho

Nas fotografias enviadas à imprensa da turma do Iespes que colou grau em jornalismo, na última quinta-feira, há uma pessoa que posou para o click do fotógrafo sem ter concluído o curso.

Mesmo não tendo cursado duas disciplinas, a dita cuja não se fez de rogada e apareceu risonha na imagem, tentando vender gato por lebre.

Se sabia de antemão que não tinha obtido o grau de bacharel , por quê resolveu se passar por concluinte?

Por quê não seguiu o exemplo de outra colega, na mesma situação, que preferiu discrição a essa papagaiada do gênero?

De primeira

Destaque da edição deste final de semana do jornal O Estado do Tapajós, o desabafo do ex-técnico Lúcio Santarém sobre os reais motivos que o levaram a deixar o comando do Pantera, ganha repercussão na edição de hoje do Jornal Tapajos primeira edição, exibido por Ronei Oliveira, na Tv Tapajós.

Minc anuncia hoje "exigente" parecer sobre hidrelétrica de Belo Monte

Folha Online

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou hoje que às 16h desta segunda-feira (1º) vai anunciar o parecer do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis) sobre a licença ambiental para a instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.

"Com certeza esta será a licença que terá o maior número de exigências da história. A empresa terá que gastar cerca de R$ 1, 5 bilhão em projetos de mitigação [ações para conter danos ao ambiente]", disse o ministro.

As declarações foram feitas durante um evento no Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Datas para o imbróglio

Há duas semanas, o ministro havia declarado que a autorização para a instalação da usina seria dada em fevereiro.

No entanto, não era a primeira data anunciada pelo governo para a concessão da licença. Ao longo do ano passado, vários prazos foram dados, sendo que o governo chegou a trabalhar para realizar o leilão de concessão para se construir a usina em dezembro.

Minc destacou que, se não fossem feitas as correções no projeto original, pelo menos cem espécies de peixes poderiam ter sido extintas.

O ministro defendeu a ação do Ibama no licenciamento de projetos de infraestrutura. Segundo ele, desde que assumiu, há um ano e sete meses, foram emitidas 40% mais licenças do que em igual período anterior.

"Vamos sempre procurar agilizar, mas sem perder o rigor", frisou.

Pão que o diabo amassou

A Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santarém lacrou hoje, no bairro do Aeroporto Velho, em Santarém, uma padaria por falta de higiene.

Foram encontrados pães e torradas acondicionadas em caixas sujas, restos de comida, insetos. Os padeiros não usavam toucas e luvas para o manuseio da massa.

O dono do estabelecimento tem 15 dias para recorrer da punição, mas nesse período a padaria tem que permanecer fechada.

Presos de Cucurunã não podem falar com advogados há 23 dias

Por causa da destruição do parlatório ocorrida por ocasião da rebelião do dia 9 de janeiro, os presos da penitenciária de Cucurunã, em Santarém, não podem mais receber a visita de advogados.

A OAB alega que a direção da penitenciária proibiu o contato de presos com os advogados por falta de segurança.

O parlatório ainda vai demorar para ser reconstruído. A Susipe não dispõe de recursos imediatos para reconstuir o recinto de contato dos presos com os advogados.

A própria OAB estuda a possibilidade de bancar os custos da obra para que os detentos não fiquem privados de assistência jurídica.

Laudos do Barbalhão devem estar na CBF até amanhã

Laudos de inspeção do estádio Jader Barbalho devem ficar prontos até o meio-dia de hoje.
Coronel PM Osmar comanda a comissão de vistoria que está, desde de manhã, no interior do Barbalhão.
Prazo de primeiro de fevereiro foi estabelecido pela CBF para que o TAC seja assinado pela Prefeitura de Santarém com o Ministério Público, em Belém.
Cópia do TAC e laudos de vistoria têm que estar no Rio de Janeiro até amanhã.

São Raimundo segura a lanterna do Parazão

1º) Remo - 9 pontos
2º) Paissandu – 7
3º) Cametá – 4 (saldo: 0; gols pró: 4)
4º) Independente - 4 (saldo: 0; gols pró: 3)
5º) Santa Rosa - 4 (saldo: -1)
6º) Ananindeua - 3
7º) Águia – 1 (saldo: -2; gols pró: 5)
8º) São Raimundo - 1 (saldo: -2; gols pró: 1)

Everaldo foi convidado antes da carta de Bernadete

No dia 19 de janeiro, a governadora Ana Júlia recebeu em seu gabinete, no Palácio dos Despachos, o secretário de planejamento de Santarém, Everaldo Martins, ocasião em que lhe foi feito convite para substituir Cláudio Puty a partir de abril. Só depois, então, o nome de Everaldo para a Casa Civil foi levado ao conhecimento do deputado Paulo Rocha, recebendo apoio, assim como também a aprovação das outras tendências petistas.

Fonte bem situada no ninho petista garante que a mudança na Casa Civil ja estava acertada bem antes do imbroglio que envolveu o envio da carta da deputada Bernadete Tem Caten à governadora Ana Júlia, reclamando da provável indicação de Raimundo Oliveira, chefe do Incra de Marabá, para fazer dobradinha com Cláudio Puty, este pré-candidato da tendência da governadora, a DS, a deputado federal.

A candidatura de Oliveira a deputado estadual e a substituição deste por um nome também ligado a Puty deflagrou a crise na semana de aniversário do PT e foi o mote para que as demais tendências do PT se manifestassem mais abertamente, inclusive, pela imprensa.

A saída de Puty da Casa Civil, garante a fonte, já estava definida por Ana Júlia para o dia 3 de abril, mesmo Puty tendo demonstrado à governadora o seu desejo de sair do cargo antes dessa data, uma vez que sentia-se incomodado com as críticas que sofria todas às vezes que atuava, em nome do governo, para resolver problemas surgidos no interior do estado.

Antes de convidar Everaldo, a governadora Ana Júlia foi informada que não teria problemas com as demais tendências se o substituto de Puty fosse um nome da própria D.S, desde que o mesmo não fosse candidato nestas eleições e tivesse um perfil mais de gestor do que de articulador político.

A fonte garante que a DS abriu mão do cargo, uma vez que os demais postos da Casa Civil continuariam sendo comandados pela tendência.

População de Rurópolis fará bloqueio por energia

No AMAZÔNIA:

Moradores do município de Rurópolis, sudoeste do Pará, prometem bloquear a rodovia Transamazônica a partir de hoje. Comunitários da vila Água Azul, descontentes com a falta de energia na localidade, pretendem interromper o tráfego de veículos no trecho que interliga Rurópolis a Altamira. A cidade, que possui cerca de 27 mil habitantes, recebe o linhão de Tucuruí há 12 anos. No entanto, entre Rurópolis e Água Azul nunca houve o rebaixamento da energia elétrica.
Segundo avalia o deputado estadual Airton Faleiro (PT), embora a rede de alta tensão (AT) esteja cruzando o município, existe todo um processo para converter a energia de AT para baixa tensão (BT). 'As residências não podem receber energia em AT, apenas em BT. O local tem subestação, porém, ainda precisa de alguns trâmites para que esta energia seja rebaixada', destaca.
Faleiro afirma que o rebaixamento da energia de AT para BT depende da aprovação do Comitê Gestor do Programa Luz para Todos.
'O processo que leva energia para àquela região está enquadrado na etapa oito - sendo que recentemente foi concluída a etapa sete. Com o início da próxima etapa, é preciso seguir uma série de hierarquias que estão numeradas conforme a prioridade', explica o deputado. Na lista de prioridades, a chegada da energia elétrica em Rurópolis está na 70ª posição - ou seja, deve acontecer somente no final de 2010, ou mais provavelmente em 2011. Segundo afirma Faleiro, a etapa oito deveria ter sido executada em 2008.
O deputado lembra que na próxima reunião do Comitê Gestor, marcada para o dia 5 de fevereiro, a proposta dos moradores de Rurópolis será discutida. 'Este é o meu argumento para que eles não fechem a rodovia, pelo menos até que saiam as decisões do próximo encontro do Comitê', revela. Segundo comenta Faleiro, tanto a Celpa como a Eletronorte se mostraram favoráveis à antecipação do calendário no caso de Rurópolis. 'Se eles bloquearem a rodovia, causaram grande impacto na logística dos municípios próximos. A região pode ficar sem combustível e alimentos. O prejuízo será compartilhado com pessoas que nada tem a ver com a falta de energia', afirma.