quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lota e Lotinha condenados a quase 30 anos de prisão

O Tribunal do Júri acabou há poucos minutos. Os sete jurados, por maioria de votos, deram o veredicto pela condenação dos réus Elciclei Viana (Lota) e Rafael Viana (Lotinha), acusados da morte do jovem José Rubinei Oliveira e da tentativa de morte de Elvis Monteiro, crimes ocorridos no bairro do Maracanã, na virada de ano de 2005 para 2006. Lota e Lotinha, juntamente com outros elementos da gangue do Maracanã, encontraram-se com um grupo de jovens pertencentes à gangue do Seringal e invadiram a casa onde estes comemoravam o Ano Novo. Com paus e terçados, atingiram as duas vítimas, sendo que uma delas apenas desmaiou e acabou sendo poupada da morte. Já Rubinei Oliveira foi retalhado com terçadadas, inclusive tendo uma de suas mãos decepada.

A defesa dos drs. Edernilson Nascimento (defensor público) e Cláudio Araújo Furtado (advogado) apresentou a tese de Negativa de Autoria, já que os réus sempre negaram que estivessem no local, mas as testemunhas ouvidas, em sua maioria, afirmaram que os dois lideraram o ataque à casa onde os adversários se encontravam.

Após o veredicto, o juiz Rômulo Nogueira de Brito aplicou a pena para os dois crimes em 29 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado. A defesa anunciou que vai recorrer da sentença. Lota e Lotinha, que estão presos desde o início do processo, não poderão recorrer em liberdade, até porque já são condenados por outro processo da 6ª Vara, com a pena de 13 anos e 9 meses, que se encontra em grau de recurso no TJE.

A temporada de júri dá uma pausa para a semana do Carnaval e retorna dia 25 de fevereiro com mais um julgamento, desta feita do lavrador Jocélio Sabino da Silva, que se encontra preso sob a acusação de ter matado Honorato Caetano de Assunção, na comunidade de Poço Branco, região do Cipoal.
(Com informações de Jota Ninos)

Maria do Carmo descarta bater chapa com Ana Júlia, como se especula em Belém

A prefeita Maria do Carmo garante ao Blog do Estado que vai cumprir integralmente seu mandato e que não passam de especulações as informações divulgadas na capital do estado de que poderia bater chapa em convenção com a governadora Ana Júlia Carepa, conforme post publicado neste espaço.

Maria diz que ficará até o fim de seu mandato e depois retornará ao Ministério Público, de onde se encontra licenciada.

O Blog do Estado alertou que se Maria estivesse disposta a deixar a prefeitura para concorrer ao governo do estado, teria também de se afastar do Ministério Público, condição que parece ser desconhecida daqueles que, no âmbito interno do PT, cultivam essa possibilidade, agora descartada de vez pela prefeita de Santarém.

Ministério da Pesca cancela 10 mil carteiras de pescadores no Pará

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, revelou com exclusividade a O Estado do Tapajós que estão suspensas desde janeiro cerca de 10 mil carteiras de pescador no estado do Pará. Outros 15 mil documentos estão sendo auditados pelo ministério e poderão ter sua validade também suspensa. O ‘pente-fino’ nas carteiras de pesca começou a ser realizado depois que o ministério recebeu denúncia do derrame de carteiras em mãos de pessoas que não atuam no setor. Em Santarém, Gregolin visitou a estação de piscicultura de Santa Rosa, garantido verbas para a instalação de laboratórios de pesquisa de alevinos e assinou convênio com a prefeitura de Santarém para construção de um entreposto pesqueiro artesanal.

Segundo uma fonte do setor, há um exagero no número de carteiras de pescador no estado do Pará. " Se formos dividir a produção de pescado catalogada pelo Ministério da Pesca e Sepaq pelo número de pescadores, a produção anual de cada um será de apenas 2 quilos de peixe, o que é irrisório", revelou. Por causa desta desproporção entre o número de pescadores e a produção de pescado artesanal é que o ministério resolver fazer uma checagem rigorosa nos cadastros.

Outra anomalia apresentada pelo cadastro dos pescadores é o número elevado do benefício do seguro-defeso. Em Santarém por exemplo, mais de 6 mil pescadores receberam o benefício este ano, mas a produção artesanal pesqueira é pequena. O mesmo acontece em Alenquer, onde mais de 10 mil pescadores são beneficiados. Com a medida, o ministro Gregolin espera "colocar um dedo no suspiro dos falsos pescadores".

Conselho de Saúde quer marcação de consulta de retorno no próprio Hospital Regional

Cilicia Ferreira
Repórter

Uma das principais críticas do Conselho Municipal de Saúde ao modelo de funcionamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas é o sistema de marcação dos retornos de consultas nas unidades básicas de saúde, obrigando o paciente, muitas vezes debilitado pela doença e pela luta para conseguir a cura, precisar voltar ao centro de saúde onde fez a marcação da consulta eletiva para também agendar o retorno.

Na última quarta-feira, os conselheiros se reuniram com o diretor do Hospital médico Hebert Mareschi, reivindicando que as consultas de retorno sejam reguladas pela própria Sespa e não mais pela secretaria municipal de Saúde de Santarém que, pela pactuação, é a responsável pela regulação das internações do Hospital Regional. Se atendido o pleito do conselho, esse retorno poderá ser marcado diretamente no HRBA, logo após a saída da primeira consulta ou cirurgia.

Foi o caso citado pelo neurocirurgião Eric Jennings. Ele relatou que um paciente que operou de hérnia de disco, saiu do regional com o dia marcado para retornar, mas foi informado que precisaria ir até oposto de saúde do seu bairro para marcar o retorno, assim como foi pactuado entre SESPA e SEMSA. O paciente estava no seu pós-operatório e foi informado que a consulta de retorno iria demorar muito, além da data que ele sabia. Mas se quisesse que ter a consulta marcada para logo, teria que pagar uma "ponta" para a atendente do posto. O paciente revoltado, pagou uma consulta particular com o Dr.Eric e contou o fato. O médico levou o caso até o Dr. Valter Sininbú, responsável pela central de regulação no município.

Hebert disse que a central de regulação concentra atualmente todo um acesso ao hospital regional e aos demais serviços, que está passando por ajustes e no decorrer do próximo dois meses (fevereiro e março) o acesso será facilitado muito mais rápido com agendamentos feitos pelo HRBA com a comunidade. O novo diretor do hospital regional, reconheceu que esses problemas precisam ser reparados e que os serviços ociosos são um exemplo do mau funcionamento do hospital. O diretor diz que o perfil do hospital é de alta e média complexidade .

64 casos de hanseníase em Santarém

Cilícia Ferreira
Repórter


A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. Embora seja uma doença antiga e a cura já exista, o preconceito ainda é muito presente. Dados da Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), aponta para 64 novos casos na cidade registrados em 2009, desses 31 paucibacilar (forma mais branda) e 33 multibacilar (forma mais avançada).
Para esclarecer a mais sobre a doença, a Dra. Francimary Leão, dermatologista, que atende hansenianos (pessoas com hanseníase) na URES, pelo programa que o Ministério da Saúde tem com a secretarias municipais e estaduais de saúde, explicou o que é a doença, como diagnosticar e qual o tratamento.
A dermatologista informa que quanto mais cedo o diagnóstico menor as chances de transmissão, a cura é mais rápida, as seqüelas são diminuídas. As seqüelas são resultantes dos casos mais avançados não diagnosticado precocemente. Elas podem apresentar-se como úlceras, deformidades, chegando até as neurológicas: atrofia dos nervos, o doente pode ficar com o "pé caído", mão em forma de "garra", na qual o paciente precisa de acompanhamento com fisioterapeuta.
Ela explica que, geralmente, os infectados são de um poder aquisitivo menor, isso não significa que uma pessoa de um poder sócio-econômico maior não tenha, mas é raro. A transmissão é feita por vias aéreas ou com o contato com a secreção das feridas de um paciente infectado que ainda não tenha sido tratado.
A doença apresenta basicamente quatro formas, ela pode começar com uma mancha branca que pode ser adormecida ou não, nem todos os casos de hanseníase, a mancha é adormecida; pode se apresentar como manchas vermelhas; como caroços no corpo, vermelhos e pode ser uma infiltração de toda a pele, como se a pele tivesse toda infiltrada de uma cor diferente. "Às vezes, muitos pensam que isso é tradução de saúde: uma pele rosada, corada toda infiltrada, mas não é", esclarece a doutora.
Um fator que precisa ser valorizado é o adormecimento de extremidades. Os sinais que precisam ser considerados são: o adormecimento de uma determinada área do corpo; queda de pêlos em determinada área do corpo; uma área do corpo que não esteja suando normalmente.
A orientação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. De um modo geral, os técnicos de saúde estão preparados.
A medicação é distribuída pela rede pública. Atualmente, são dois tipos de tratamento: o primeiro é tem duração de 6 meses para o s caso mais brandos da doença e o outro de 12 meses para os mais avançados.
Mensalmente, o paciente toma a medicação com uma dose administrada no posto de saúde e as demais doses em casa. A enfermeira explica que esse procedimento é preconizado pelo Ministério da Saúde para dar garantias ao paciente.
O tratamento garante a cura. De acordo com a doutora Francimary, os pacientes sentem uma melhora no aspecto da pele, significativa no primeiro mês, melhora cerca de 90% no aspecto das lesões, o que implica dizer que o tratamento não pode ser parado por conta disso.
Há também aqueles que apresentam reações ao tratamento, mas segundo a doutora, é apenas uma resposta dos microorganismos que estão sendo extinguidos do organismo. Nesse caso também o tratamento não pode ser descontinuado. A médica orienta que todas as reações sejam relatas ao médico que acompanha ao doente.
E em relação ao preconceito, a médica informa que, a partir do início do tratamento o ela de transmissão é cortado, ou seja não há risco de ser contaminado pela doença por alguém que esteja fazendo o tratamento.
Por isso a dermatologista diz que não precisa separar os objetos do doente, como prato, colher, copo, roupas e etc. "O recomendável é que todas as pessoas que tenham um contato mais próximo com o doente antes do tratamento sejam também acompanhados por especialistas, mas a partir do momento que o paciente inicia o tratamento não há com o que se preocupar", esclarece a doutora,
Quanto mais ajudar e proximidade dos familiares melhor, pois são fortalecedores da auto-estima do doente para o alcance mais rápido da cura.

O gol de Branco. São Raimundo 1 x 0 Botafogo

Tem um MP (um pedra) no meio do caminho de Maria do Carmo Martins

A especulação na imprensa e blogues da capital sobre disposição de tendências do PT contrárias à Democracia Socialista, tendência de Ana Júlia, de lançar o nome da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, para bater chapa na convenção regional com a governadora, não passa de fogo de palha.

Tudo porque, Maria está inelegível para as próximas eleições porque é membro do Ministério Público. Para concorrer a outra eleição - e não haverá terceiro mandato -, a prefeita terá que pedir afastamento definitivo do MP, hipótese que ela rechaça veementemente.

A decisão do STF que lhe garantiu a reeleição como prefeita de Santarém teve por base a tese do direito adquirido por sido eleita em pleito anterior, mesmo licenciada do MP. Para outra eleição, Maria terá que se afastar do Ministério Público.

Como tem pouco tempo no parquet, apenas 20 anos, Maria ainda não poderá se aposentar, nem por por idade.

O nome de Maria passou a ser ventilado como nome ideal para encabeçar as coligações com o PMDB e em meio às reações de tendências majoritárias do PT insatisfeitas com o anunciado desmonte da Casa Civil que, como todo mundo sabe, será ocupada pelo irmão da prefeita, Everaldo Martins Filho.

Sem identidade

Do Blog do Parsifal:

Quem vai até os órgãos estaduais responsáveis pela emissão da carteira de identidade, encontra um aviso desalentador: não há papel para emitir o registro geral.

O aviso diz ainda que o papel deverá demorar 20 dias para chegar.

Isto reflete falta de planejamento, ou falta de dinheiro. Ou ambas as hipóteses.

Em quaisquer dos casos, é uma singularidade lamentável para qualquer governo, cuide ele de gentes ou de serpentes.