domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pará pode adotar sistema de informática em que preso possa consultar execução de sua pena

O chefe da Divisão de Implementação de Projetos do Tribunal de Justiça do Pará, Fábio Salame, visitou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal para conhecer o Sistema VEP/Vepema. Segundo o TJ-DF, o responsável técnico quer verificar se é possível implantar o mesmo sistema na Justiça paraense. O sistema foi desenvolvido pelo próprio Tribunal.

Caso o tribunal se interesse de fato pelo sistema, o TJ-DF irá ceder a tecnologia, mediante pedido formal, como ocorreu com o Diário de Justiça Eletrônico (DJ-e), que está em pleno funcionamento no TJ paraense e em mais três tribunais, inclusive no Conselho Nacional de Justiça. Fábio Salame afirmou ter boas impressões do funcionamento do sistema. "É muito bom e atende às necessidades da atual gestão", assegurou.

O Sistema da VEP/Vepema já passou da fase de testes e atualmente se encontra na fase de produção, tendo, inclusive, emitido seis mil atestados de pena a cumprir. Agora, será instalado dois totens, um no presídio feminino e outro no Centro de Progressão Penitenciária no SIA, para que o preso possa fazer a consulta completa da execução da sua pena. Hoje existem na VEP e na Vepema cerca de 36 mil processos.

O sistema distribui automaticamente as cartas de guia para execução penal à VEP e à Vepema, o acompanhamento de prazo prescricional da pena, o acompanhamento do cumprimento integral das penas privativas de liberdade e restritivas de direitos, o prognóstico para concessão de benefícios - progressão de regime ou livramento condicional, entre outros.

A criação de um sistema moderno de Execução Penal é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça, estabelecida no II Encontro Nacional do Judiciário, em 2009, para todos os Tribunais de Justiça do país. O CNJ definiu metas para a utilização da tecnologia, entre elas, a necessidade de implantação de um sistema de gestão eletrônica da execução penal, implantando mecanismos de acompanhamento eletrônico das prisões provisórias.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.)


Bototerapia usa poder curativo do boto-cor-de-rosa

Da Agência Efe, em Manaus

Mais que simpático, curativo. O Centro Terapêutico do Boto-Cor-de-Rosa, situado no rio Ariau, a poucos quilômetros de Manaus (AM), aposta nos poderes "medicinais" do boto. Esses poderes teriam aplicações oncológicas, neurológicas e fisioterapêuticas.

Além de ser atração turística, o boto-rosa possui no cérebro um potente sistema de ultra-sons que o transforma em um complemento natural para atenuar da leucemia à depressão ou problemas de psicomotricidade, dizem os defensores da técnica.

O centro, dirigido pelo veterinário brasileiro Igor Simões, possui desde 2005 tratamentos baseados na interação com esse animal, cujo sistema de ultra-sons cerebrais é maior do que o do golfinho.

Situado no rio Ariau, que liga os rios Negro e Solimões (que depois se torna o rio Amazonas), o centro de bototerapia, como também é conhecido esse tratamento, tem a peculiaridade de trabalhar com os animais sem mantê-los em cativeiro, o que multiplica a eficácia, e é especializado no tratamento infantil, ainda em pequena escala.

O boto-cor-de-rosa, com seus pequenos e quase inúteis olhos, compensa a deficiência visual com um gerador de ultra-sons capazes de, "ao entrar em contato com as pessoas, ter uma visão delas equivalente à de uma ultra-sonografia na qual, em seguida, localizam onde está seu problema", diz Simões.

Após estudar veterinária e dedicar anos de pesquisa, Simões firmou sua tese sobre o efeito fisioterapêutico nos humanos de nadar com os botos. Depois, foi comprovando que sua aplicação se estendia também aos campos neurológico, oncológico e psicológico.

Os ultra-sons situam o problema e conseguem "um efeito de equilíbrio no corpo, geram endorfinas e estimulam o organismo, de modo que podem fazer melhorar o funcionamento de glândulas, a secreção de hormônios e o fluxo sanguíneo", explicou.

Segundo dados da Fundação Água Thought, um dos efeitos mais notórios dos botos é a capacidade para melhorar a sincronia inter-hemisférica --com sucesso em 75% dos casos-- e ativar zonas latentes do cérebro, desbloqueando também traumas e até revertendo a auto-estima (que também ativa o sistema imunológico do paciente).

Lenda

Antes dos cientistas, já existia um mito indígena que ligava o boto-cor-de-rosa ao organismo do homem. Segundo ele, o animal se transformava em homem à noite e fecundava as mulheres.

O boto, além disso, completa com seus ultra-sons de uma maneira natural a quimioterapia e a radioterapia para pacientes com câncer, segundo Simões. Além disso, estimula a necessidade de comunicação nas crianças com problemas de socialização e dinamiza a aprendizagem nos casos de síndrome de Down.

"Quanto maior é o problema, mais os botos formam empatia com o paciente", afirma Simões, acrescentando que esses tratamentos trazem o bem-estar aos próprios botos --que, inclusive, "aprendem" a ser mais eficazes.

O efeito terapêutico destes animais, que adultos podem chegar a 180 quilos e 2,5 metros, "é notado desde o primeiro dia", embora o tratamento possa durar até três anos, em sessões de duas horas.

Este tipo de tratamento é solicitado, na maioria, por pacientes brasileiros, mas também estão começando a chegar pedidos da Europa.

O boto-cor-de-rosa do Amazonas compartilha seu uso terapêutico com o turístico, devido a seu caráter afável e sua facilidade de trato com os humanos, objeto de visitas organizadas quase diárias, que conseguiram a redução da caça desse animal, já que sua carne servia antes de isca para a pesca em grande escala.(13/11/2008)

Água pirateada


Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

Já seria “assustador” o tráfico de água doce da Amazônia para o exterior. O alerta foi feito no final do ano passado pela revista jurídica Consulex, editada em São Paulo (e repercutida mais de um mês depois por O Liberal). Ela garante que algumas empresas já praticam com desenvoltura a hidropirataria. Só um navio teria capacidade de armazenar 250 milhões de litros, que uma empresa da Noruega forneceria para clientes na Grécia, Oriente Médio, Ilha da Madeira e Caribe. Por sair pela metade do custo da dessalinização, o roubo de água se tornou atraente no comércio com países carentes de água doce superficial. Tecnologias foram criadas para a retirada da água e o seu transporte, não só nos porões dos supergraneleiros, como em balsas de água, puxadas por rebocadores convencionais.


A matéria da revista é rica em detalhes e conjecturas, mas não o bastante para convencer sobre o que relata, ecoando denúncias já numerosas. Claro que o acervo de água da Amazônia, que representa 68% da massa de água doce superficial do Brasil e de 8% a 25% (conforme as diferentes avaliações) do total da Terra, é questão transcendental. Exige atenção, seriedade, prioridade e investimentos. Todos esses elementos são de enorme deficiência atualmente. Não permitem um conhecimento adequado sobre os recursos hídricos da região. O interesse mundial cresce numa velocidade muito superior à da atenção nacional – e não é por acaso. Estima-se que 1,5 bilhão de seres humanos já não disponham de água suficiente para suas necessidades essenciais. Vão precisar resolver esse problema de alguma maneira.


Mesmo as denúncias mais detalhadas, como a da Consulex, porém, ainda se revelam especulativas. Devem servir de alerta porque o problema ainda não existe, mas logo estará constituído. Até agora, não há nenhum caso comprovado de roubo de água amazônica em território nacional, incluindo o mar de 200 milhas. Os grandes navios 1.200 por ano) entram na região em busca de outros recursos naturais, principalmente minérios e madeira. Não têm espaço – nem tonelagem – para acumular água – e em escala comercial.


A única área que poderia proporcionar essa pirataria é a foz do rio Amazonas. Não há qualquer caso concreto de um superpetroleiro que tenha estacionado nesse local para se abastecer de um volume como os 250 milhões de litros citados. Pode parecer muito, mas é menos de meio segundo de água na vazão máxima que o rio Tocantins alcançou na barragem de Tucuruí, em 1980. Não parece um grande negócio, capaz de justificar o investimento e o risco, ainda que o patrulhamento da costa amazônica seja deficiente (o que induziu a criação da nova esquadra da Marinha, prevista para ter sua sede em São Luís do Maranhão).


Se não é para nos roubar água potável (com volumosa quantidade de sólidos em suspensão na foz do Amazonas), então essa pirataria seria para recolher água rica em nutrientes para algum objetivo ainda não identificado. Por enquanto, considerando o que se sabe sobre o que a água do Amazonas contém, não dá nem para supor qual seria esse propósito oculto ou misterioso. O campo ainda está aberto à imaginação e à especulação. Para delimitá-lo, a melhor atitude é, sem deixar de se manter atento, investir no conhecimento dos nacionais sobre sua própria riqueza, ao invés de ir atrás do bloco da conspiração e da fantasmagoria. Ao meio-dia.

SPU está de luto com morte de Neuton Miranda

Mensagem do SPU de São Paulo:

Estamos de luto. Perdemos o amigo, o mestre, o companheiro, o revolucionário do nosso projeto de titulação da população ribeirinha. Sei que, nesse momento, nos, superintendentes do patrimônio da Uniao, em todo o Brasil, estamos no Para, de coração, junto ao Lelio e ao Rogerio (MG), chorando a perda do nosso querido Neuton.
Evangelina de Almeida Pinho
Superintendente do Patrimonio da Uniao em Sao Paulo

Estrela de Samir brilha e Remo supera S. Raimundo

Do Blog do Gerson Nogueira:


Com gols de Samir (2) e Marciano, o Remo derrotou o São Raimundo de virada, por 3 a 1, na noite deste sábado, no estádio Evandro Almeida. A partida foi disputada em ritmo de alta velocidade e busca permanente do gol, o que tornou o confronto aberto e o resultado indefinido até os 44 minutos do segundo tempo. O equilíbrio foi a tônica do jogo no primeiro tempo, quando o time santareno fechava melhor a defesa e explorava os contra-ataques para levar perigo ao miolo de zaga remista, formado por Pedro Paulo e Rodrigo Antonelli.


O primeiro grande momento da partida aconteceu aos 14 minutos em arrancada de Hélliton pelo lado esquerdo do ataque remista. O cruzamento rasante acabou não sendo aproveitado por Marciano. Aos poucos, o S. Raimundo abandonou a postura retraída e passou a acionar Max Jari e Branco, que trocavam constantemente de posição, baratinando a marcação remista, que era obrigada a manter o volante Danilo como uma espécie de terceiro zagueiro para reforçar o bloqueio. Marcelo Pitbull e Beto faziam um bom papel no meio, marcando e distribuindo o jogo para a chegada dos alas Leandrinho e João Pedro.

Gian armava as jogadas e cadenciava o ritmo do Remo, enquanto Vélber pouco aparecia nos primeiros 45 minutos, preocupado em ajudar na marcação à saída de bola do S. Raimundo. Aos 20 minutos, Gian errou cobrança de falta e acabou armando um contragolpe mortal do S. Raimundo. A bola chegou rapidamente a Max Jari, que tocou para Branco atirar cruzado à direita de Adriano e abrir o placar.

Surpreendido pelo gol, o Remo acusou o golpe e quase permitiu o segundo gol logo em seguida. Branco recebeu bom passe de Leandrinho, fintou Antonelli e chutou forte rente à trave. Através dos avanços de Marciano e da habilidade de Hélliton, o Remo tentava reequilibrar as ações. O empate surgiu em escanteio cobrado no segundo pau por Gian, aos 25, que alcançou Marciano livre pelo lado esquerdo. O atacante só escorou para as redes de Labilá. Hélliton, em outra boa jogada engendrada por Gian, quase desempatou aos 34 minutos, desviando de cabeça cruzamento do lateral Paulinho.

Para o segundo tempo, Sinomar Naves trocou Gian por Samir, mudando a dinâmica de jogo do Remo. Com isso, Vélber ficou encarregado da armação e ainda corria para fechar a marcação, ao lado de Fabrício e Danilo. Flávio Barros tirou o zagueiro Evair e lançou o estreante Flamel, desfazendo o esquema de três zagueiros. O jogo recomeçou quente, com o Remo tentando chegar ao gol. Aos 9 minutos, Vélber cruzou à meia altura e Marciano obrigou Labilá a fazer grande defesa. Aos 12, Hélliton chuta forte no poste esquerdo do S. Raimundo. Aos 16, Leandrinho salva em cima da linha bola desviada pelo ataque remista.


A pressão remista foi interrompida por um contra-ataque envolvente do S. Raimundo, que terminou em arremate rasteiro de Pitbull, rente à trave. Aos 31 minutos, jogada confusa na área santarena resulta em gol de Samir, anulado pela arbitragem. O Remo não esmorecia e, empurrado pela galera, ia com tudo à frente, puxado pela velocidade de Samir, que criava diversas situações de perigo e envolvia a defesa do S. Raimundo. O cerco deu resultado aos 44 minutos, quando Hélliton invadiu a área e disparou chute na trave. No rebote, Samir tocou de cabeça para as redes.

Quatro minutos depois, o mesmo Samir aproveitou passe de Marciano e bateu rasteiro para aumentar: Remo 3 a 1. A súbita vantagem de gols deu a falsa impressão de uma vitória tranquila, mas quem foi ao Baenão viu um jogo parelho e cheio de alternâncias até os instantes finais. A renda foi de R$ 79.311,00 (6.152 pagantes). O resultado assegurou ao Remo a primeira colocação no G-4 – com 16 pontos não poderá mais ser alcançado pelo vice-líder Paissandu, que tem 9. O S. Raimundo terá que vencer na última rodada e torcer por outros resultados para ir à semifinal do turno. O Remo não derrotava o S. Raimundo há cinco jogos. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)

Neuton Miranda, gerente regional do GRPU, morre em Belterra

Meuton Miranda, gerente regional da Gerência de Patrimônio da União(GRPU) no Pará, morreu esta madrugada, no interior do hotel onde se hospedou em Belterra, após presidir, sábado, solenidade de devolução das terras da União aquele município.

A mais provável causa da morte de Neuton Miranda seria infarto fulminante do miocárdio.

-----
Atualização as 9h56:

Neuton Miranda se tratava de um câncer na próstata.
Ontem à noite, gripado, foi acometido de forte pneumonia.
O gerente do GRPU chegou ainda ser levado com vida ao hospital municipal, mas faleceu no inteiror da ambulância da prefeitura de Belterra.
O corpo está sendo embalsamado em uma funerária de Santarém e será levado para Belém, ainda hoje de manhã, em avião do governo do estado.

-----
Atualização as 10h52, com informações do Portal ORM:

O corpo do superintendente chega em Belém no início da tarde deste domingo (21), em um avião do Governo do Estado, e segue para a capela da Beneficente Portuguesa, onde será velado. Amanhã, o velório continua na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará). O enterro deve acontecer somente na terça-feira (22), porque a família aguarda a chegada da filha dele, Janaína Miranda, que mora em Londres.
Histórico - Neuton Miranda Sobrinho nasceu em Marabá, era casado com a professora Leila Mourão e tinha uma filha, Janaína. Iniciou sua vida política em Belo Horizonte e, por determinação do partido, retornou ao Pará nos anos 80. Foi militante político desde 1968, atuou no movimento estudantil, era filiado ao PC do B (Partido Comunista do Brasil) há 38 anos e presidente do partido no Pará.

Foi diretor da UNE (União Nacional dos Estudantes), foi jubilado da Universidade pela Ditadura Militar através do Decreto 477, que expulsava o aluno das universidades brasileiras e os proibia de estudar por três anos em quaisquer uma delas. Estava a frente da Superintendência do Patrimônio da União do Pará há cerca de cinco anos.

Foi deputado estadual, Presidente da Cohab e Secretário Municipal de Habitação.