sábado, 3 de abril de 2010

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 39 milhões

Foram divulgadas na noite deste sábado (3) as dezenas sorteadas da Mega-Sena.
Nenhum acertador fez as seis dezenas.

Confira:

20 - 28 - 43 - 51 - 52 - 56

Loja no Pará tem artesanato de mais de 80 diferentes povos indígenas

Do Globo Amazônia

Dennis Barbosa/Globo Amazônia
Loja em Alter do Chão parece um museu de cultura indígena. (Dennis Barbosa/Globo Amazônia

Além das belas praias formadas pelas águas límpidas do Rio Tapajós, os visitantes da vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), se surpreendem também com uma loja que reúne um acervo único de arte indígena. São centenas de peças originais de mais de 80 distintos povos amazônicos.

Há exemplares do banquinho típico dos índios tukano, redes, colares, vasos de diferentes tipos de cerâmica, máscaras com formas de animais, cestas, tecidos, armas, remos, entre outros tipos de ornamentos e artesanatos.

Para reunir o acervo, o dono do local, o paulista Marcelo Freitas, um “antropólogo autodidata", como brinca, passa quase metade de seus dias viajando pela floresta para negociar diretamente com os povos indígenas.

Segundo conta, às vezes o negócio é fechado em dinheiro, e outras acontece na base do escambo. “Levo alguma coisa de que eles estejam precisando”, diz.

Siga o Globo Amazônia no Twitter


Marcelo diz que só vende material autêntico encontrado nas aldeias. “Nunca encomendo ou digo para mudarem alguma peça”, afirma.


Já são 11 anos percorrendo as aldeias e fazendo amizade com os índios. “Sou convidado pelas próprias lideranças, não pela Funai”, explica.


Sua loja conta com muitos clientes estrangeiros que vêm a bordo de cruzeiros amazônicos, mas também faz vendas pela internet. “Os antropólogos babam quando vêm aqui”, conta, em meio à sua rara coleção