domingo, 6 de junho de 2010

Paysandu atropela o Águia e ganha 44º título

Após cinco meses e 66 partidas, o campeão do Campeonato Paraense foi conhecido neste domingo. O Paysandu inverteu a vantagem contra o Águia, e jogando no Estádio do Mangueirão, venceu por 3 a 1. Na partida de ida, o Águia havia vencido por 1 a 0, e jogava pelo empate. para não ver cair um tabu que já dura mais de um século.

O Águia bem que tentou, mas não conseguiu acabar com uma hegemonia que já dura 102 anos. Nunca em toda história do Parazão, um clube fora de Belém levantou a taça de capeão estadual.

>> Veja nossa galeria de imagens:

Os maiores campeões do Estado são Paysandu e Remo, com 44 e 42 conquistas, respectivamente. Os outros campeões são Tunsa Luso (10 vezes) e o extinto União Sportiva (dois).

Foto: Tarso Sarraf

De todos os lados

O Paysandu precisa, no mínimo, de uma vitória para se manter na luta pelo título, e tratou de ir para cima desde o começo. Porém, quem criou a primeira grande chance foi do Águia, que da lateral do campo, Diego Biro acertou um chute e Alexandre Fávaro fez grande defesa. O Papão respondeu aos nove, com Alan defendendo uma bomba de Thiago Potiguar.

O Águia também não dava bobeira, e criava suas chances. Aos 13 minutos, Vitor Ferraz cruzou rasteiro e quase Samuel Lopes fez o gol, mas o goleiro Alexandre Fávaro chegou primeiro na bola. Aos 20 minutos, Samuel Lopes recebeu cruzamento de Marcondes e testou forte, e viu a bola explodir na trave.

Mas depois do susto, o Paysandu foi para cima e abriu o placar. Aos 27 minutos, Thiago Potiguar fez o cruzamento e Marquinhos pegou um belo voleio. Aos 37 minutos, Bruno Rangel saiu na cara do gol, e tentou encobrir o goleiro, mas Vitor Ferraz tirou em cima da linha.

O Paysandu teve a grande chance para aumentar a vantagem aos 43 minutos. Thiago Potiguar encobriu o goleiro e a bola bateu na trave e voltou nas mãos de Alan. Porém, aos 45 minutos, Ari cobrou uma falta com perfeição, no ângulo, sem chances de defesa e empatou a partida.

Veio com tudo

No segundo tempo, o Paysandu voltou com tudo, pois precisava vencer por dois gols para garantir o título. Logo aos cinco minutos, Edinaldo fez o cruzamento e Marquinhos cabeceou por cima, tirando tinta do travessão. Aos nove minutos Marquinhos, novamente, estava dentro da área e mandou um chute, mas errou o alvo.

A pressão não demorou muito para resultar em gols. Aos 15 minutos, Edinaldo fez o cruzamento e Leandro Camilo apareceu para fazer de cabeça para o Papão. Aos 25 minutos, Fabrício arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Zé Augusto, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Depois disso, o Águia ficou perdido em campo e não conseguiu mais chegar com perigo, enquanto o Papão administrava o resultado. No final, houve um empurra-empurra entre os jogadores, dois foram expulsos, mas nada conseguiu acabar com a festa do Paysandu.

FICHA TÉCNICA

Paysandu - Fávaro; Cláudio Allax, Leandro Camilo, Paulão e Edinaldo; Tácio, Sandro, Marquinhos e Tiago Potiguar; Bruno Rangel e Moisés. Técnico: Charles Guerreiro.

Águia - Alan; Ari, Bernardo e Charles; Vítor Ferraz, Analdo, Daniel, Tiago Marabá (Diego Biro) e Marcondes; Jales e Douglas. Técnico: João Galvão.

Árbitro – Evandro Rogério Roman (Fifa-PR), auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Alexandre Rocha de Matos (Fifa-BA).

(Rádio Clube do Pará e Diário Online)

Um domingo de trabalho no rio Arapiuns


Criador de abelhas, na comunidade de Coroca, no rio Arapiuns, em Santarém.
Foto: Divulgação

Um dia de sol em Santarém

Lancha do Corpo de Bombeiros 'patrulha' o rio Tapajós, em frente a Santarém.
Foto: Miguel Oliveira