segunda-feira, 28 de junho de 2010

Orla de Santarém, local da folia após vitória do Brasil


Foto: Miguel Oliveira

Telecentro de negócios será inaugurado hoje antes do jogo do Brasil


Será hoje (28/06) às 14 horas a inauguração do Telecentro de Informação e Negócios de Santarém, implantado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da cidade. Dotado de 16 equipamentos de informática o Telecentro vai funcionar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Avenida Curuá Uma,142) bairro de Santa Clara.

Participarão do evento o vice-prefeito Antonio Rocha Junior, o secretário adjunto de receitas da Sefa, José Lucivaldo Nogueira Freitas; Adejard Cruz, diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e representantes da Prodepa.

O telecentro de Informação e Negócios será gerido por um Comitê Gestor, integrado por representantes da Prefeitura Municipal de Santarém, e mais 05 (cinco) entidades: Organização da Micro e Pequena Empresa e Micro Empreendedor Individual do Oeste do Pará (OMIPEM), Associação dos vendedores Ambulantes de Santarém, Associação dos Moradores do Bairro da Liberdade (AMBL), Associação dos Moradores do Bairro da Área Verde (AMBAV) e Orçamento Participativo de Santarém (OPM).

O primeiro curso a ser realizado é sobre noções básicas de informática, a ser ministrado pela Prodepa. O Telecentro de Informação e Negócios promove a inserção das Microempresas (MPEs) e empresas de pequeno porte no mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mediante o acesso à Internet, ofertando cursos e treinamentos, estimulando o aprendizado tecnológico e a competitividade.

Além disso, estimula o empreendedorismo, o associativismo, o trabalho em rede e o comércio eletrônico, com objetivo de melhorar o ambiente de negócios. O objetivo dos Telecentros é organizar e potencializar a participação das MPEs nas compras governamentais, estimulando a inserção de microempresas, empresas de pequeno porte, associações e cooperativas na economia.

A Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), responsável pela coordenação do programa Navegapará, vai atuar em conjunto com a Sefa e com o apoio da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA), na implantação e monitoramento dos Telecentros em todo o Estado.

O Telecentro compõe o plano de governo na área da Ciência e Tecnologia, que agrega elementos estratégicos de um novo modelo de desenvolvimento, conjugando o uso qualificado dos recursos naturais, com melhor distribuição de renda, garantia de maior acesso aos serviços públicos e condições de vida mais satisfatórias à população.(Ana Márcia Souza/Sefa)

Obras atrasadas

A prefeitura municipal de Santarém adiou, para datas a serem definidas posteriormente, as inaugurações de três eventos: Mercado Tupaiulândia, campo iluminado de São Braz e Escola do Parque.

Jader promete comemorar vitória de Juvenil com suco de laranja

Rita Soares:

Cerca de três mil pessoas participaram da convenção do PMDB realizada sábado no auditório João Batista na Assembléia Legislativa. Como o auditório é pequeno, a maioria das pessoas ficou na praça em frente ao Palácio Cabanagem, onde um trio elétrico animava os convencionais.

Lá dentro, foram sacramentadas as candidaturas de Domingos Juvenil ao governo, Hildegardo Nunes como vice e Jader Barbalho ao Senado.

Jader reiterou que nenhum peemedebista está desobrigado de apoiar a candidatura própria. Ou seja, não vai tolerar traições.

O ex-deputado José Priante que pleiteava a vaga de candidato ao governo, será candidato à Câmara Federal. Jader pediu e Priante deu um longo abraço em Juvenil, para mostrar que foi selada a paz.

A convenção reuniu 40 dos 41 prefeitos do PMDB. Apenas o de Bragança faltou porque está na África do Sul para a Copa do Mundo.

O tucano Almir Gabriel não compareceu, mas algumas pessoas vestiam camisetas amarelas com a inscrição Almir + Juvenil.

Jader prometeu comemorar a vitória de Juvenil com suco de laranja, numa provocação àqueles que dizem que o deputado é um candidato laranja.

PPS realiza convenção e reafirma coligação com o PSDB

Tânia Monteiro:

Com a presença dos pré-candidatos ao governo Simão Jatene (PSDB) e ao senado Flexa Ribeiro (PSDB), o Partido Popular Socialista (PPS) realizou domingo(27) a sua convenção estadual que homologou os nomes dos candidatos do partido que irão concorrer às eleições deste ano. O Partido também reafirmou a coligação com o PSDB e indicou o nome do jurista Helenilson Pontes, de Santarém, para compor a chapa majoritária ao Senado ao lado do candidato tucano.

A convenção foi realizada na Câmara Municipal de Belém e reuniu cerca de duas mil lideranças e militantes do partido de Belém e do interior. O PPS aposta que vai eleger pelo menos três candidatos a deputado estadual e um a federal. A composição da chapa majoritária ainda está sendo discutida nas reuniões partidárias para a formação das alianças.

“O PPS vem para essas eleições como um partido de ficha limpa e temos certeza que é mais quem vai querer votar em candidatos com esse perfil”, disse o presidente estadual do partido, deputado estadual, Arnaldo Jordy, que enalteceu a postura séria e ética do PPS ao longo da história, lembrando que este não aceita ficha suja nas suas fileiras há muito tempo. “O partido se move por convicção e não por outros interesses. A nossa genética política não permite outro comportamento senão o de cumplicidade com os interesses do povo paraense”, frisou, criticando a política de trocas e de pacotes de ofertas que vem sendo utilizada por algumas coligações para seduzir candidatos e fechar alianças às próximas eleições. “Temos certeza que nem todos os partidos vão aceitar essa obscenidade que vem ocorrendo” disse.

Jordy também criticou a tese de candidatura única ao Senado defendida por algumas coligações. Para ele, o PSDB não deve embarcar nessa porque estaria beneficiando candidatos da oposição interessados em se eleger antes do tempo. O parlamentar defendeu o nome do jurista Helenilson Pontes para compor a segunda vaga, sendo aplaudido pelas lideranças e militância que esperam ver o PPS compondo a chapa majoritária.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB) iniciou o seu discurso afirmando que ele e Helenilson Pontes estarão juntos, no ano que vem, no Senado Federal, elogiando o PPS por desde o início ter manifestado indicativo de apoio a uma coligação com o PSDB. Ele afirmou que a aliança entre os dois partidos nasce forte, porque tem o apoio do povo. O candidato ao governo, Simão Jatene agradeceu a aliança com o PPS, dizendo que quer o partido não somente participando da aliança eleitoral, mas principalmente do futuro governo com as suas propostas.

Na convenção, o PPS apresentou 63 candidatos a deputado estadual e cinco a federal. Entre os federais, está o nome de Arnaldo Jordy.

Maurício recusa candidatura a deputado federal

O secretário municipal de meio ambiente Marcelo Corrêa garantiu ao Blog do Estado, ontem à noite, durante jantar em um restaurante da cidade, que seu irmão, o vereador Maurício Corrêa, não aceitará concorrer a uma vaga a deputado federal, pelo PMDB, apesar do nome dele ter sido aprovado em convenção do partido, no último sábado.