terça-feira, 29 de junho de 2010

Poucos barcos na procissão de São Pedro


Uma tradição está se acabando em Santarém.

A procissão em homenagem a São Pedro reuniuu poucos barcos e pouco público para assistí-la, na orla da cidade.

Neste momento está sendo celebrada missa na catedral.

De lá, a procissão segue em direção até a Colônia de Pescadores Z-20, onde a programação será encerrada com arraial.

Fotos: Miguel Oliveira

Ana Júlia se pronuncia sobre prisão de irmão por crime de pedofilia

Da governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, há pouco no twitter, sobre a prisão do irmão acusado de pedofilia.

@anajuliapt13 Recebi notícia do decreto de prisão de meu irmão João Carlos. O assunto é doloroso e constrangedor p/ nossa família como p/ toda família (cont.

@anajuliapt13 (cont.) que tem problemas desse tipo, mas muito mais p/ aquelas famílias que sofrem. Conseqüências de qualquer tipo de violência. (cont.)

@anajuliapt13(cont.)minha posição como gov, mulher e mãe é de que ninguém está acima da lei. Como governadora e diante da responsabilidade do cargo(cont).

@anajuliapt13(cont.) não me pronunciarei mais sobre sobre assunto q está na Justiça, um poder independente e q deve ser respeitado como tal. (Cont.)

Museu João Fonna incluído nas obras do PAC Cidades Históricas


O Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e o Governo do Pará, juntamente com as prefeituras dos municípios de Afuá, Aveiro, Belém, Belterra, Bragança, Cametá, Óbidos, Santarém e Vigia, assinam nesta terça-feira (29) o acordo para a execução do Plano de Ação das Cidades Históricas (PACH), dentro das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O chamado PAC das Cidades Históricas vai investir cerca de R$ 600 milhões, entre cursos de todas as instâncias envolvidas, num grande plano de ação para recuperar monumentos, prédios e sítios históricos em todas as nove cidades citadas.

Em Santarém, o Museu João Fonna, que tem suas estruturas abaladas por má conservação do prédio, por ruído de carros som e ação de vândalos, está incluido nas obras do PAC Cidades Históricas, segundo informou a prefeita Maria do Carmo.

No Pará, o montante de recursos total a ser investido chega a quase R$ 600 milhões, sendo que 81% desses recursos serão procedentes do governo federal - com participação do Iphan em 34% -, 14% de participação do governo estadual e 5% de participação dos municípios.

Por meio de chamada pública, nove municípios aderiram ao PACH, sendo que em oito deles as ações ficam na sede municipal, área objeto do programa: Afuá, Belém, Belterra, Bragança, Cametá, Óbidos, Santarém, Vigia. A exceção fica por conta do município de Aveiro, cuja área em foco do programa é o distrito de Fordlândia.

João Carlos Carepa é condenado e tem prisão decretada

O assistente administrativo João Carlos Vasconcelos Carepa, paraense, 52 anos, foi condenado a 15 anos de reclusão em regime inicialmente fechado por abusar de uma menina de 11 anos de idade, em 2006. A sentença foi proferida pela juíza Maria das Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém, onde tramitou o processo penal.

A decisão da juíza se baseou no conjunto das provas (testemunhas e periciais) que constam no processo, e acompanhou o entendimento da representante do Ministério Público do Estado (MPE), através do promotor de Justiça Frnaklin Lobato, que requereu a condenação do assistente administrativo.

Ao julgar procedente a ação a juíza considerou a culpabilidade do réu “gravíssima pois de forma consciente e perversa premeditou os crimes, razão pela qual tal circunstância não o favorece”. A julgadora considerou que a personalidade do réu propensa a prática da pedofilia e que os motivos do crime não favoreciam o acusado, posto que procurou praticar o crime de forma que não fosse jamais flagrado ou descoberto. Na sentença a juíza destacou que o comportamento da vítima em nada concorreu para o crime, de conseqüências gravíssimas pelo trama psicológico causado.

A instrução do processo teve início em 27 de abril de 2009, com o depoimento da testemunha vítima. Em seguida a juíza ouviu as demais testemunhas de acusação e defesa, incluindo familiares da vítima e do réu, totalizando cerca de dez pessoas. Também foram convocadas a prestar informações as médicas peritas que fizeram os exames na vítima.

Em interrogatório prestado em juízo, acompanhado do seu advogado Américo Leal, o acusado negou as acusações e em memoriais finais requereu a absolvição por negativa de autoria.



Fonte: Tribunal de Justiça do Estado

Salvem o Museu João Fonna

É inadmissível que o poder público não zele como deveria pelo patrimônio artístico e cultural de Santarém.

O Museu João Fonna sofre todo tipo de ataque a sua estrutura física.

Na parte interna, há goteiras para todos os lados e o forro ameaça desabar.

Em dias de feriados, finais de semana ou em jogos do Brasil, veículos com som altíssimo ligado ficam estacionados em frente ao Museu, mesmo que ali esteja afixada uma placa de proibição de proibição de estacionamento.

À noite e de madrugada, o local serve de bar e motel ao ar livre. Nos fundos do prédio, foi instalado um mictório.

Tudo isso à vista das nossas autoridades.

Se nada for feito, o Museu corre sério risco de se assemelhar ao antigo Teatro Victória.

Por favor, ajudem a salvar o Museu, enquanto é tempo..

Ninguém mais trabalha, mas o povo paga a conta

A administração da prefeita Maria do Carmo gosta de liberar o ponto dos barnabés de Santarém.

Na semana de aniversário da cidade, poucos dias da semana foram úteis para o funcionalismo.

Sem contar os dias dos jogos do Brasil.

Agora, para inovar, a prefeita decreta ponto facultativo nas repatições municipais , hoje, por causa da procissão de São Pedro.

Mas, assim....