quinta-feira, 15 de julho de 2010

Uma exótica cachoeira

Cachoeira do Aruã, região do rio Arapiuns, em Santarém.
Conheça essa maravilha.

TRE pede apoio da força federal para 105 cidades

Um total de 105 municípios paraenses pediu apoio da força federal, em sua maioria o Exército, para garantir a segurança no dia das eleições deste ano. Jorge Monteiro, chefe de segurança institucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conta que o tribunal já encaminhou as solicitações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o apoio seja autorizado. “Geralmente o TSE autoriza para todos os municípios”.

Monteiro explica que o planejamento da segurança é feito pelo próprio Exército que, ao chegar ao município onde o apoio é solicitado, se apresenta ao juiz da zona eleitoral. “O juiz possui uma demanda do que acha necessário para que a segurança fique localizada, já que estão mais próximos das ocorrências”, conta.

De uma maneira geral, os pedidos de apoio são feitos por municípios que historicamente apresentam conflitos durante o período das eleições. Entre os municípios que fizeram a solicitação para este ano estão Igarapé-Miri, Cachoeira do Arari, Bragança, Viseu, Altamira e Itaituba.

Além do apoio da força federal, os municípios contarão também com a segurança da Polícia Militar, Guarda Municipal e todos os órgãos de segurança dos locais. “Existe uma grande preocupação e por isso o planejamento para que tudo ocorra tranquilamente”.(Diário On line)

UFOPA vai ofertar 3 cursos na área de pesca

Aritana Aguiar
Free lancer


A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá trazer para Santarém três cursos no setor de pesca e aqüicultura para o vestibular de 2011. A confirmação foi dada pelo diretor da ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas), José Peleja. Além disso, está previsto até o final de 2010 a aprovação do mestrado em Recursos Aquáticos da Amazônia.

A UFOPA ofertará o curso básico de Ciências Biológicas, em duas habilitações, uma em biologia aquática e outra em biologia vegetal; o curso de Ciências Pesqueiras e o bacharelado em Engenharia da Aqüicultura. Todos esses cursos irão oferecer 50 vagas. No processo seletivo em 2012 a UFOPA oferecerá os cursos de Engenharia Sanitária e Saneamento Ambiental, com ênfase no o manejo de recursos hídricos de um monitoramento de sistemas.

No curso de Ciências Biológicas, com duas habilitações, o aluno irá escolher no termino do terceiro ano de curso qual irá optar. "Até o 3º ano já tem uma graduação em ciências biológicas, sendo as modalidades uma especialização", explicou José Pacheco.

O curso de Aqüicultura trabalha com cultivo de organismos aquáticos, ou seja, como criá-los. Isso vai desde a criação de peixes conhecida como piscicultura, criação de camarões conhecida como carcenicultura, e a criação de quelônios, jacarés, e de outros animais aquáticos. " Essa é uma ciência maior que é aqüicultura divida em sub-áreas. Vai trabalhar bastante a parte tecnológica, desenvolver esses pacotes de cultivo de peixes, tanto em tanque redes, gaiola flutuantes, sistemas escavados e como trabalhar de forma sustentável com aproveitamento de pequenos rios e igarapés, através do sistema de cultivo também do tipo barragem", esclareceu o diretor. A idéia é investigar o potencial das espécies nativas que se tem na região que não estão sendo exploradas no apicultivo e desenvolver tecnologias para isso.

O curso de Ciências Pesqueiras pretende formar cientistas da pesca para trabalhar em manejo dos lagos, o ordenamento da pesca, os acordos de pesca, a ecologia dos peixes, saber do que eles se alimentam estudar o sistema de várzea, igapó, será a ciência pesqueira que trabalhará no manejo da pesca junto com os pescadores.

De acordo com o diretor da ICTA as necessidades dos cursos na região eram como uma lacuna na região em contexto formação da pesca da aqüicultura dentro da atuação do campus da UFPA. "Nos estudos de demanda, na consulta com a sociedade, com os pescadores, as secretarias de aqüicultura, os concursos públicos que tem aberto nessa área tem mostrado um déficit de escritos, reincidências de pessoas nessa área na região é muito deficiente", confessou. E completa: uma demanda real identificada na sociedade e os anseios dos alunos que já vinham reivindicando a vindo dos cursos. Mas, o grande fator foi o contexto da sociedade que se necessita a introdução desses cursos.

Um dos projetos a serem introduzidos na Amazônia é a alfabetização dos pescadores. "Irá começar com a educação profissional e tecnológica, ou seja, a formação inicial e continuada. Com elevação de alfabetização para quem não é alfabetizado", contou Edmar Moraes.

Existe um projeto que se chama Pescando a Cidadania que vai muito além de ler e ensinar, reflete a cidadania, os direitos e deveres que tem cada cidadão.Em seguida terão o ensino fundamental com qualificação profissional, ensino médio integrado ao ensino técnico, ou só o técnico para quem tem o ensino médio. Depois os cursos superiores de tecnologia, graduação superior e de pós graduação, scrito sensu e latus sensu.

FROTA DE VEÍCULOS DOBRA, MAS SEMÁFOROS SÃO REDUZIDOS

Aritana Aguiar
Free lancer


Nos últimos cinco anos a frota de carros cresceu quase o dobro em Santarém, ocasionando aumento de acidentes de trânsito, mas considerada ainda baixa em relação à frota de veículos do outros anos. 85% dos acidentes envolvem motocicletas. Manuel Pantoja, diretor de transporte e trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMT), informa que alguns semáforos foram instalados para diminuir os acidentes de trânsito em Santarém.

De acordo com Pantoja pode-se perguntar como há redução se todos os dias existem acidentes. Segundo ele isso se dá porque é preciso levar em conta a relação entre os registros de acidentes do passado e a quantidade de veículos que circulavam naquele período, bem como com a quantidade de quilômetros pavimentados de vias.

"O número de acidentes de trânsito teve uma baixa. Em 2004, Santarém tinha 24.887 veículos; 9.563 motos; 54 agentes de trânsito; tendo 375 acidentes. Em 2009, a frota de veículos da cidade é de 44.085; 19.718 motos; 41 agentes; para 463 acidentes. Se fosse multiplicar a quantidade de acidentes que teve em 2004, para sua frota de veículos e comparar com 2009, o resultado hipotético seria mais de 600 acidentes de trânsito, só em 2009, mas isso não ocorre", explicou Manuel Pantoja, ao acentuar que acidentes de trânsito têm diminuído.

Dos acidentes de trânsito envolvendo motos, 60 % são devido à falta de atenção dos motoqueiros e 48% são de avanço na preferencial. Desde janeiro a média de acidentes mensais é de 30.
Até maio de 2010 de acordo com a SMT, já ocorreram em Santarém 190 acidentes. Até o mês de junho a frota registrada de veículos era de 45.587, sendo que destes, 20.565 são motos.
Segundo Pantoja em 2004 Santarém tinha 38 semáforos de 2 tempos e 3 tempos e com sinais de advertência. De janeiro de 2005 até 2009 foram adquiridos 12 semáforos. "Nesse período 10 luminosos foram implementados e 2 trocados. Dentre eles 3 com cronômetros, outros remanufaturados e colocados em outro cruzamento", informou.

Fidelidade Partidária x Perda do mandato

José Olivar

Vai se transformar em Lei Complementar o que a Justiça Eleitoral já se manifestara sobre a fidelidade partidária. Assim, o "troca-troca" de Partidos, por parte de políticos, vai exigir três anos de filiação no mesmo Partido para que o filiado possa se candidatar a cargo eletivo. Também incorrerá na perda do mandado quem deixar a legenda pela qual foi eleito, salvo os casos de: incorporação ou fusão de Partido; criação de um novo Partido e o desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal que torne impossível a convivência. O projeto já passou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.