sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Professor da UFOPA deu palestra em eventos internacionais

Professor visitante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o pesquisador Willian Vale participou, em julho, de dois eventos internacionais referentes à pesquisa agropecuária. O pesquisador ministrou palestras sobre os avanços biotecnológicos na reprodução de búfalos no seminário “Y Taller Búfalo de Água em el Tropico”, realizado entre os dias 20 e 22 de julho, na Universidad de Costa Rica, em San José, e no dia 23 para o corpo docente e discente dos cursos de Agronomia e Zootecnia do Instituto Tecnológico de Costa Rica, em San Carlos. No Brasil, o pesquisador participou do 37º CONBRAVET - Congresso Internacional Comemorativo, realizado no período de 26 a 30 de julho, no Rio de Janeiro, no qual ministrou a palestra “Pecuária na Amazônia: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Futuro”, no dia 27.

Carlos Martins tenta sair do isolamento de sua campanha à Câmara Federal

A estratégia da prefeita Maria do Carmo de não lançar candidato a deputado estadual de sua tendência interna do PT para fazer dobradinha com o deputado Carlos Martins, que é candidato à Câmara Federal, para não melindrar os outros partidos da base do governo na Câmara, ironicamente provocou o efeito contrário.

Dos 14 vereadores da Câmara de Santarém- 4 são candidatos a deputado estadual- oficialmente nenhum deles está fazendo dobradinha com Carlos Martins, nem mesmo os vereadores do PT. Carlos Jaime apóia a reeleição do petista José Geraldo e Evaldo Costa declara que não tem candidato à Câmara Federal. Para complicar o quadro, o ex-chefe da Casa Civil Cláudio Puty faz campanha aberta em Santarém em dobradinha com Pedro Aquino, ex-superintendente do Incra.

Ao perceber o isolamento, a Unidade na Luta, tendência da prefeita, tratou de vincular o nome de Carlos ao do candidato José Maria, de Juruti, de fazer uma coligação branca com o vereador Nélio Aguiar(PMN) e cooptar o vereador Emir Aguiar, que estava comprometido com a candidatura de Lúcio Vale, filho do presidente do PR, Anivaldo Vale, vice na chapa de Ana Júlia.

Mas a maioria dos vereadores da situação não fez acordo com Carlos Martins. Valdir Matias Jr(PV) apóia Zé Carlos à Câmara Federal. Maurício Corrêa e José Maria Tapajós, ambos do PMDB, estão pedindo votos para Elcione(PMDB). Reginaldo Campos(PSB), candidato a deputado estadual, fechou dobrandinha com Ademir Andrade(PSB) e Zequinha Marinho(PSC).

No PDT, que detém vários cargos no governo Maria do Carmo a situação não é diferente. Os dois vereadores candidatos pelo partido à Assembléia Legislativa - Bruno Pará e Marcela Matos - apóiam Giovani Queiroz e Odair Corrêa, respectivamente. Para completar a lista, o vereador Gerlande Castro(PP) apóia a reeleição de Gerson Peres(PP) à Câmara Federal.

Os vereadores Jailson do Mojuí(PSDB), Erasmo Maia e Henderson Pinto(Democratas) fazem campanha para o deputado federal Lira Maia, que nos bastidores também recebe o apoio de outros vereadores governistas.

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

Professores da rede pública não preenchem todas as vagas da UFOPA

Seduc vai gastar 8 milhões para reformar 6 escolas

Campanha de doação de leite tem meta atingida

Diretoria do São Raimundo fez complô contra Valtinho

Grito dos excluídos não fará marcha para autoridades

Comunidades se dividem quando tratas como índios


Lúcio Flávio Pinto: As verdades amazônicas e as verdades utilitárias

Armas de brinquedos podem tornar as crianças mais violentas

Bebidas alcoólicas ainda serão vendidas no arraial

Santino Soares completa 40 anos de rádio

Uma das vozes mais respeitadas do Estado completa hoje 40 anos de carreira. A audiência santarena conheceu, no dia 13 de agosto de 1970, o timbre inconfundível do radialista Santino Soares, 58 anos, que comemora ainda esta semana 29 anos de Rádio Globo Liberal (97,5 FM e 1,330 AM). O garoto de 18 anos que participou apreensivo do concurso para ser locutor da Rádio Rural de Santarém por insistência da tia, hoje apresenta os programas "Bom dia, cidadão" e outro que leva seu nome, aos sábados na 1,330 AM. Ao longo de quatro décadas, o prestígio e credibilidade conquistadas por ele continuam a cativar um público fiel que ultrapassa 30.000 ouvintes por dia entre os 84 municípios.

Para Santino(na foto com a esposa Suzana), trabalhar no rádio continua tão prazeroso quanto nos primeiros dias do "Show da tarde", programa em que estreou como apresentador. "O rádio é uma ferramenta muito envolvente. Desperta a imaginação de quem ouve e demonstra uma eficiência única em se aproximar da comunidade", diz. Entre os pontos altos da trajetória que caminha forte para o meio século, ele lembra um episódio em particular. Quando o radialista Eloy Santos decidiu migrar para a rádio Marajoara, Santino foi a aposta da rádio Liberal para preencher o vácuo deixado pelo "Rei do rádio". "Fiz uma proposta de programação até que encontrassem um nome definitivo para o horário. Mas as pessoas foram gostando, e quando saiu a pesquisa do ibope, fomos surpreendidos pelo índice de 73% da audiência", relembra.

Formado em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nunca exerceu a profissão. Se tratando de ofício, a locução foi a primeira e única paixão. "A sociologia que faço é toda no rádio, nunca trabalhei na área", brinca o formador de opinião, que considera a passagem pela academia muito valiosa para a comunicação com o público.

Santino considera que por causa da liberdade de expressão, com o passar dos anos, as mudanças de conteúdo foram mais significativas que as técnicas criadas para falar aos ouvintes. O radialista, que está longe de dar por encerrado seu projeto de vida: falar. Ao contrário, ainda cheio de fôlego para mais uma década, pretende fisgar os leitores - atualmente ele escreve um livro autobiográfico. O título, "Um náufrago nas ondas do rádio", não poderia ser mais apropriado para descrever a rota deste marinheiro veterano. (Fonte: Amazônia)