domingo, 15 de agosto de 2010

São Raimundo 0 x 2 Paysandu - encerrado

15 minutos do primeiro tempo. 0 x 0
Michel desperdiçou gol cara a cara com Alexandre Fávaro.
São Raimundo joga melhor.
----
20 minutos do primeiro tempo. 0x0
-----
30 minutos. Bruno Rangel. São Raimundo 0 x 1 Paysandu
----
Branco sai contundido no São Raimundo. Entra Marinelson
---
36 minutos. Bruno Rengel amplia o marcador. São Raimundo 0 x 2 Paysandu
---
43 minutos. Segue São Raimundo 0 x 2 Paysandu.
----
46 minutos.Encerrado primeiro tempo. São Raimundo 0 x 2 Paysandu.

----
3 minutos. Segundo tempo. São Raimundo 0 x 2 Paysandu.
---
8 minutos . Segundo tempo. São Raimundo 0 x 2 Paysandu.
---
25 minutos. Segundo tempo. São Raimundo 0 x 2 Paysandu.
---
45 minutos. Segundo tempo. São Raimundo 0 x 2 Paysandu.
---
48 minutos. Encerrado. Segundo tempo. São Raimundo 0 x 2 Paysandu.

Foto aérea mostra avanço sobre o verde em Santarém

Miguel Oliveira
Editor

A fotografia ao lado foi registrada por mim, na última quinta-feira, quando eu viajava para Belém.
Fiquei impressionado com a ainda resistência do cordão verde dos mananciais da Cosanpa, na parte oeste de Santarém, diante da ocupação urbana desordenada que a cidade enfrenta nos últimos anos.
A foto mostra o quanto é importande a preservação das áreas verdes ainda remanescentes em Santarém. Aumenta a responsabilidade do poder público em garantir, pelo menos, o que a cidade aleatoriamente preservou.
O registro que eu fiz apresenta duas novidade na paisagem aérea da cidade. No alto, à esquerda, vê-se o anel viário da Fernando Guilhon, e o prédio branco que aparece na parte inferior e bem no meio do enquadramento da imagem é o primeiro shopping center de Santarém.

São Raimundo x Paysandu - Técnico novo, pensamento velho, a vitória!

Sebastião Rocha começa os trabalhos no São Raimundo

Santarém, PA, 14 (AFI) - Pensando apenas na vitória, é com esta ideia que o São Raimundo entra em campo neste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, contra o Paysandu, no Estádio Barbalhão, em Santarém.

O jogo marca a estreia do técnico Sebastião Rocha no comando do São Raimundo. Ele sabe das dificuldades que terá, já que o time tem apenas dois pontos e joga contra o Papão, líder com sete.

Técnico novo
Após o empate para o Rio Branco, por 3 a 3, no último domingo, o técnico Valter Lima foi mandado embora e substituído por Sebastião Rocha, que trabalhou muito durante a semana. Ele conversou com os jogadores e viu o psicológico de todo elenco.

Sobre o time, ele não deve fazer muitas alterações no time que vinha jogando, mas a definição só deve sair minutos antes da partida.

Uma novidade
O técnico Charles Guerreiro sempre afirmou que gosta de repetir a mesma escalação nos jogos e não será diferente neste domingo contra o São Raimundo. Ele foi obrigado a mexer apenas uma vez na equipe, já que Paulão foi expulso contra o Fortaleza e será substituído por Da Silva.

"A equipe está crescendo na competição, estreou com seis gols contra o Rio Branco, ganhou dentro de casa do Águia e fez uma partida maravilhosa com o Fortaleza, acredito que será ainda melhor o jogo deste domingo", comentou o técnico Charles Guerreiro.

Lateral-artilheiro, Bosco também está confirmado e promete a mesma vontade dos últimos jogos. "Sempre procuro ajudar minha equipe e meus companheiros. Se der, coloco a bola pra dentro, mas o importante é a vitóriA", diz Bosco.

Ficha técnica

São Raimundo x Paysandu

Local: Colosso do Tapajós, em Santarém
Data: 15/08/2010
Horário: 17 horas
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação-AM
Assistentes: Marcio Gleidson Correia-PA e Fernando de Brito Miranda-PA

São Raimundo
Labilá; Getúlio, Filho, Ery, Preto Barcarena e Daniel; Marcelo Pitbul, Michel e Soares; Branco e Marinelson.
Técnico: Sebastião Rocha

Paysandu
Alexandre Fávaro; Bosco, Da Silva, Leandro Camilo e Zeziel; Tácio, Sandro, Fabrício e Marquinhos; Tiago Potiguar e Bruno Rangel.
Técnico: Charles Guerreiro

Portos de Santarém estão 'estrangulados'

O economista Luiz Antonio Fayet, consultor para logística e infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirma em entrevista ao Diário do Pará, deste domingo, que em Santarém a Cargill vem tentando ampliar ou fazer novo projeto, ainda baseada na recepção hidroviária de cargas. A empresa, contudo, tem encontrado, segundo relatou em seu estudo, “imensos obstáculos que já retardaram os investimentos por vários anos, através de contestações e alegações que chegam às raias do absurdo”.

Pelos estudos mais recentes, o consultor para logística e infraestrutura da CNA concluiu que, somente nos próximos cinco anos, será duplicado o volume de carga – exclusivamente de soja e milho – escoado pelo porto do rio Madeira, hoje estimado em torno de cinco milhões de toneladas/ano. Os carregamentos embarcados em Porto Velho, segundo ele, alimentam dois portos, indo a maior parte para Itacoatiara porque Santarém não tem hoje capacidade portuária para exportar.

Com a duplicação prevista da demanda de carga, ele considera que a ampliação da capacidade portuária fatalmente terá que acontecer. “Se não for em Santarém, vai ser em outro lugar”, avisa Luiz Antonio Fayet, que admite já vir mantendo freqüentes conversações com a direção da CDP objetivando a ampliação não somente do porto de Santarém, mas também de Vila do Conde.
O economista, que no dia 14 de julho esteve presente, na cidade de Santarém, à audiência pública convocada pela Secretaria de Meio Ambiente para discutir o EIA/Rima do terminal de grãos da Cargill, disse que se viu surpreendido por diversas manifestações. “Surpreendeu- me, sim, ouvir muita gente falando mal do progresso. Em todo lugar que vou, normalmente o que vejo são as pessoas defendendo a ampliação dos portos, considerando as obras de infraestrutura como indispensáveis para a construção do desenvolvimento econômico”, acentuou.

Luiz Antonio Fayet disse que o porto de Santarém exportou, em 2008, cerca de um milhão de toneladas. No mesmo ano, o porto de Rotterdam, na Holanda, o maior da Europa, exportou 700 milhões de toneladas. “Ou seja, ele exportou 700 vezes mais que o de Santarém. Interessante é que o porto de Rotterdam fica dentro da cidade, e mesmo assim a população de lá está muito feliz com ele. Vá alguém lá perguntar a um holandês se ele quer o fechamento do porto”, comentou o consultor, em tom sarcástico.

Baseado em cálculos internacionalmente aceitos, ele destacou que cada navio exportado em Santarém significa a geração, nas múltiplas relações econômicas dele decorrentes, de aproximadamente 1.500 empregos. Neste número estão contempladas, conforme frisou, todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo a fabricação de máquinas, de insumos, o trabalho dos produtores, dos transportadores, a geração e consumo de energia elétrica, o comércio e as comunicações, entre outros produtos e serviços. (Com informações do Diário do Pará)