terça-feira, 31 de agosto de 2010

CBF divulga calendário oficial para 2011

Gerson Nogueira:

Saiu nesta terça-feira o calendário de futebol para 2011. O Brasileiro da Série A, que vai de 22 de maio a 4 de dezembro, não será paralisado por conta da Copa América da Argentina, que acontece de 2 a 24 de julho, como aconteceu em 2007. No calendário, há ainda 12 datas Fifa reservadas para amistosos da Seleção. A próxima temporada terá início com os campeonatos estaduais, de 16 de janeiro a 15 de maio. Um mês depois tem início a Copa do Brasil, do dia 16 de fevereiro a 8 de julho. A Libertadores começa em 26 de janeiro e termina em 22/06. A Série B do Brasileirão tem início no mesmo dia da Primeira Divisão, 22 de maio, e termina uma semana antes, no dia 27 de novembro. A Série C será disputada de 17 de julho a 20 de novembro. Já a Série D vai de 18 de julho a 13 de novembro

Aposentada deve ter sido assassinada ontem à tarde

Peritos do IML ouvidos pelo Blog do Estado informaram que o assassinato de Clemilda de Lima Uchôa, que chocou a sociedade santarena, pode ter sido praticado por volta de 15 horas de ontem.

A vítima foi encontrada hoje de manhã por vizinhos e parentes que arromaram o imóvel onde mora e que servia de hospedagem a outras pessoas que alugavam quartos da aposentada.

A policia trabalha com a hipótese de latrocínio, mas está investigando a possibilidade de vingança, já que alguns inquilinos da aposentada tinham débito com ela e vinham sendo procurados para quitar suas dívidas.

Dois desses inquilinos já não dormiram no imóvel desde a noite de ontem.

Aposentada é morta dentro de casa em Santarém


Um bárbaro crime de homicídio, que vítimou a senhora Maria Clemilda de Lima Uchoa (foto no detalhe), 66 anos de idade, aconteceu na noite de ontem para hoje, 31, na Rua Floriano Peixoto, nº. 867, bairro centro, em Santarém/PA, onde morava a vítima.
O crime só foi descoberto na manhã de hoje, depois que familiares desconfiaram que algo poderia ter acontecido com a vítima, uma vez que ligavam para o seu telefone residencial e aquela não atendia, quando decidiram ir até o local e ali, após arrombarem a porta dos fundos do imóvel, se depararam com Maria Clemilda morta, com duas facas cravadas ao corpo, uma no pescoço e outra no peito direito.
Os próprios familiares acionaram a polícia por volta das 09:00 horas, quando uma equipe de policiais civis, ao comando do Delegado Nelson Nascimento, esteve no local do crime e levantou algumas situações que podem ser usadas como pistas na investigação para se chegar ao autor ou autores do crime.
A polícia civil suspeita que pode ter acontecido um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), visto que os cômodos da casa da vítima estavam todos revirados e algum bem ou valor pode ter sido roubado, para depois a vitima ter sido assassinada.
Uma equipe de Investigadores já foi designada pelo Delegado Germano do Vale, Diretor da 16ª Seccional, para investigar o crime.
Blog do Hitamar Foto: Hitamar Santos (autorizada pela família da vítima)

História torta de Belo Monte

Lúcio Flávio Pinto

Parece que o melhor negócio que as três principais empreiteiras do Brasil fizeram – Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht – foi perder a disputa (caso da primeira) ou desistir de participar do leilão pela concessão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, projetada para ser a terceira maior do mundo, e passar para o lado do faturamento, como construtoras da obra.

O poderoso consórcio deverá ser formado antes da assinatura do contrato de concessão da usina, previsto para o dia 26. O consórcio Norte Energia, do qual a Andrade Guiterrez fazia parte, perdeu, o que surpreendeu os mais bem informados observadores com sua vitória.

Todos também achavam que Camargo e Odebrecht seriam punidas, ou pelo menos receberiam o gelo oficial, por fugirem da raia. Mas o cenário que está se desenhando, segundo a grande imprensa nacional, é favorável às três grandes. De novo. Talvez porque, a partir do leilão, todas as decisões foram concentradas na Eletrobrás, que tem quase metade das ações da Sociedade de Propósito Específico (SPE), dona da concessão da usina.

E a estatal parece preferir continuar a lidar com seus grandes parceiros do que se atrelar a coadjuvantes, embora Odebrecht e Camargo, antes consideradas favoritas, tenham se retirado do leilão, alegando que a obra custaria 30 bilhões de reais e não R$ 19 bilhões, segundo as planilhas oficiais. Terão razão, no final das contas?

Mais um item defeituoso do enredo tortuoso de Belo Monte.

Motorista flagrado com criança sem cadeirinha cometerá infração gravíssima

Correio Braziliense

Carregar o filho na cadeirinha reduz em até 70% o risco de morte em caso de acidente. Ainda assim, uma pesquisa com mães de cinco capitais brasileiras mostra que apenas 32% das que transportam os filhos em automóveis têm o equipamento de segurança. O percentual é considerado baixo por especialistas mas tende a mudar nos próximos anos, seja porque as pessoas vão se conscientizar de que é mais seguro ou para escapar das punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As punições para quem desrespeitar a lei começam a ser aplicadas amanhã, quando entram em vigor as regras da Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O condutor flagrado com criança no banco de trás sem o dispositivo de retenção comete infração gravíssima.

Diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres considera importante que os órgãos estaduais e municipais de trânsito fiscalizem o cumprimento da lei. Ele reconhece que é difícil pela necessidade de abordagem do condutor. “Mas pode-se cobrar o uso da cadeirinha ao mesmo tempo em que se faz a abordagem para coibir o uso de álcool ao volante, a falta de cinto ou conferência de documento para saber se o veículo está em situação regular”, citou. Para Alfredo Peres, as famílias precisam mudar o comportamento. “Da mesma forma que procuram proporcionar segurança para os filhos em todas as ocasiões, também devem fazê-lo na hora de transportá-los. A falta de cinto, da cadeirinha e o uso de álcool estão entre as infrações que mais matam no mundo”, alertou.

1 - Infração gravíssima
Artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro fixa como infração gravíssima transportar criança em veículo automotor sem observar as normas de segurança especiais estabelecidas em lei. Além da multa de R$ 191 e dos sete pontos na carteira, a autoridade de trânsito poderá reter o veículo até que o proprietário regularize a situação.

BNDES lança edital para contratar estudo sobre portos brasileiros

Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai contratar um estudo técnico sobre a situação do setor portuário brasileiro. A licitação foi aberta nesta segunda-feira (30/8) pelo banco. O objetivo é receber subsídios para elaboração de políticas públicas que levem a melhores padrões de eficiência operacional e de qualidade de serviços nos portos brasileiros.

O trabalho se insere no Plano Nacional de Logística Portuária, da Secretaria de Portos da Presidência da República, que objetiva a expansão da capacidade do sistema portuário brasileiro, de modo a atender à demanda do setor, e a melhoria da eficiência administrativa e operacional, para dar maior competitividade e lucratividade aos portos nacionais, garantindo-lhes autossuficiência financeira.

Em 2 de setembro, o banco fará uma sessão de esclarecimento às instituições, consultorias e pesquisadores interessados em participar do processo de licitação. Até 30 de setembro, a chamada pública vai receber propostas dos interessados em obter apoio não reembolsável para elaboração do estudo.

O custo estimado pelos proponentes é uma das variáveis que serão consideradas na seleção dos vencedores. Os estudos terão prazo de conclusão de nove meses a partir da assinatura do contrato. Os recursos serão provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) do BNDES.

Malsinado restaurante

Uma das obras mais atrasadas do governo federal em todo o Brasil, sob a responsablidade da prefeitura de Santarém, começou finalmente a funcionar.

O restaurante popular serviu, ontem, pela primeira vez, um bandejão a dois reais.

O curioso é que nem quando abriu as portas o malsinado restaurante chamou a atenção da população, a exemplo de sua inauguração às pressas, quando só compareceram ao local alguns integrantes do governo Maria do Carmo.

Imagens exibidas pela Tv Tapajós, em seu telejornal noturno, revelaram o vazio de público no restaurante popular de Santarém, apesar dos esforços da repórter em dourar a pílula.

Nem a foto de divulgação da PMS(By Ronaldo Ferreira) consegue esconder o fiasco, mas tomara que daqui pra frente o restaurante seja verdadeiramente popular. Pelo menos no preço.