domingo, 12 de setembro de 2010

O Remo e a tragédia anunciada

Gerson Nogueira:

Aconteceu o que a torcida mais temia. Com um empate dramático de 1 a 1 frente ao Vila Aurora (MT), o Remo está eliminado do Brasileiro da Série D. Vélber marcou o gol remista aos 12 minutos do segundo tempo, mas Daniel empatou aos 24 minutos. No primeiro tempo, jogando de maneira errada, o Remo foi dominado pelo visitante, que saía da defesa ao ataque com tranquilidade e perdeu pelo menos duas chances de abrir o marcador. As jogadas azulinas se limitavam a tentativas de lançamento para Landu, que, fora de forma, não conseguia levar vantagem sobre a marcação. Frontini, isolado, brigava com os zagueiros para tentar acertar os poucos cruzamentos que chegavam até a área.

Voluntarioso, organizado em suas linhas, o Vila Aurora jogava sem pressa, saindo só nos momentos certos e destruindo as tentativas ofensivas do Remo. Do outro lado, a equipe mandante não conseguia criar bons lances no meio-campo, apesar dos esforços de Vélber e Gian. Raul, Dinei e Marcão levavam constante perigo e superavam sem maior esforço a dupla de zaga Pedro Paulo-Ênio. Giba, que surpreendeu a todos escalando Landu logo de início, não mudou o time para a etapa final.

No reinício da partida, o Vila Aurora manteve o domínio territorial, valorizando a posse da bola. Mas, com o incentivo da torcida, o Remo se empolgou e conseguiu articular um ensaio de sufoco. Até que, aos 12 minutos, Landu cruzou bola alta na área e Vélber cabeceou para as redes. Parecia que a classificação iria se garantir naquele lance. O problema é que, aos poucos, o time foi voltando ao compasso anterior, deixando-se envolver pelo bom passe do adversário. Giba substituiu Lima, contundido, por San. Landu também se bateu e Héliton entrou em seu lugar. Aos 24 minutos, em falha do zagueiro Pedro Paulo, o Vila silenciou o Mangueirão: a bola chegou livre para Daniel, que chutou para marcar o gol de empate.

A partir desse momento, o Remo entrou em desespero. Chutões para a área do Vila, que se fechou no campo de defesa. Surgiram ainda duas boas chances para o desempate. A primeira, em belíssima jogada de Héliton, que driblou dois zagueiros e cruzou nos pés de Zé Carlos, que havia substituído Gian. O atacante errou a finalização e o chute saiu longe. Em seguida, em cruzamento alto na área, zagueiro do Vila botou a mão na bola, mas o árbitro não assinalou a infração.

No final, para desespero da grande torcida presente, o Remo saiu cabisbaixo, amargando nova eliminação em torneio nacional. E o Vila Aurora, através de seu presidente, ainda mandou um último recado aos dirigentes azulinos: o time matogrossense tem um belo estádio e não tem planos de vendê-lo para pagar dívidas.

Manchetes de O Estado do Tapajós

O jornal O Estado do Tapajós está desde ontem nas bancas com as seguintes manchetes:

Corte de luz em atraso vai demorar três meses

Cor-de-Rosa e Tucuxi encenam lenda do boto pela décima-segunda vez

Prévia do Censo aponta Santarém com 300 mil habitantes

Juvenil diz porque quer ser governador

Poluição de igarapé no Mojuí causa mortandade de peixes

Lula, o bom ditador

Jovens começam a fumar aos 12 anos