quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BB e Banpará encerram greve. Basa decide amanhã. Caixa continua parada.


Assembléia do Sindicato dos Bancários do Pará decidiu, ainda há pouco, que os funcionários do Banpará e Banco do Brasil voltam amanhã ao trabalho.

Os bancários do Banco da Amazônia podem suspender a greve amanhã e retornar ao trabalho na sexta-feira.

Os funcionários da Caixa Econômica Federal continuam paralisados.

Ibope: diferença de Dilma para Serra cai para seis pontos

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, teria 49% do total de votos contra 43% do candidato José Serra (PSDB), de acordo com pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 13. Brancos e nulos somam 5% e 3% se declararam indecisos. 

Considerando-se apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), Dilma teria 53% contra 47% de Serra. 

A pesquisa foi realizada de 11 a 13 de outubro de 2010 com 3010 eleitores em 203 municípios. A margem de erro 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 35669/2010.

Começa em Santarém 5ª fase dos Jogos Abertos

A secretaria de Estado Esporte e Lazer  realiza amanhã a 5ª  dos fase jogos abertos do Pará, que contará  com as modalidades de handebol, futsal, vôlei, basquete, atletismo e tênis de mesa .  A abertura dos jogos será nesta quinta-feira (14) às 19 horas no ginásio da Universidade Estadual do Pará-UEPA,em Santarém, e vai até o dia 17 de outubro.

Na abertura do evento, além de personalidades de pessoas ligadas ao esporte na capital e do próprio município,o Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Pará Leandro Schilipake  estará presente.
 
Jogos também em Marabá, Altamira e Castanhal
 
Após  a etapa de Santarém  será a vez da região sudeste com sede em Marabá de 21 a 24 de outubro .Em novembro ocorrerão os jogos na região sudoeste, com sede em Altamira de 11 a 14 de novembro, na região nordeste, com sede em Bragança de 18 a 21 e a última fase metropolitana/ Castanhal de 25 a 28 de novembro.
 
Cada município interessado em participar deve realizar competições para a seleção de cada modalidade. Após essa primeira fase, os municípios adjacentes da região que for escolhida como município sede, devem apresentar os seus atletas para competirem com as equipes de outros cidades.  A grande final está prevista para o final do mês de novembro na Capital do Estado.

Encontro das águas dos rios Negro e Amazonas: patrimônio nacional

encontro

Reporta “O Estado de São Paulo”, que “O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou provisoriamente o Encontro das Águas, fenômeno no qual as águas escuras do Rio Negro se misturam com às barrentas do Rio Solimões, formando o Rio Amazonas, numa área de cerca de 30 quilômetros quadrados. 

A medida entrou em vigor ontem e valerá até que o Conselho Consultivo do órgão se reúna para decidir tombar ou não a área em definitivo.”. 

O local do tombamento é no estado do Amazonas, e complica ainda mais a construção do Porto das Lajes, a 2,4 quilômetros do fenômeno, orçada em R$ 220 milhões, que servirá de apoio à Zona Franca de Manaus.(Blog do Parsifal)

Apoios no segundo turno


O deputado Parsifal Pontes anunciou hoje, em seu blog, apoio à candidatura de Simão Jatene ao governo do Estado.

Parsifal é líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa.

Ontem, o candidato a senador pelo PSOL, João Augusto de Oliveira, declarou apoio a Ana Júlia, que manteve, também, o apoio da direção do PV e do deputado estadual eleito Gabriel Guerreiro.

A adesão do deputado reeleito Zequinha Marinho(PSC) a Simão Jatene não conta muito, uma vez que o parlamentar desde o primeiro turno já não fazia campanha para Ana Júlia.

Dos deputados federais eleitos pelo PMDB, Vlad e Priante já declararam apoio a Jatene. Asbrúbal Bentes deve formalziar seu apoio ao candidato tucano por todo o dia de hoje.

Toxinas de animais aquátiicos podem se transformar em eficientes medicamentos

Lene Santos:

Apesar da grande diversidade de animais presentes nos rios de água doce que produzem toxinas com potencial terapêutico e biotecnológico, praticamente não existem estudos sobre o tema na região Amazônica. Essa foi a conclusão do pesquisador Prof. Dr. Joacir Stolarz de Oliveira, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que proferiu palestra sobre toxinas de animais aquáticos com potencial terapêutico e biotecnológico, durante o V Encontro Butantan Amazônia, que ocorre nos municípios de Santarém e de Belterra, no Oeste do Pará, até o dia 15 de outubro.
Ele afirmou que o Instituto Butantan já iniciou estudos sobre tema. “Porém ainda há muito o que se fazer no ambiente de água doce da Amazônia. Temos aqui um potencial enorme ainda não estudado sobre as toxinas de animais aquáticos ”, afirmou.
Na Amazônia, é comum a incidência de acidentes causados pela ferroada de arraias ou pelo contato com esponjas aquáticas, e ambos possuem substâncias altamente tóxicas. “Poderíamos desenvolver um antídoto para combater os sintomas da ferroada de arraia que provoca dor intensa interna, hemorragias e até necroses”.
Durante quase duas horas, Storlarz destacou os estudos que estão sendo feitos atualmente para utilização medicamentosa de substâncias feitas a partir da toxina de animais marinhos. O tema é pesquisado atualmente por empresas americanas que já começaram a apresentar resultados. Esses medicamentos estão sendo utilizados no combate a doenças como AIDS e dores crônicas causadas pelo câncer.
“Toda toxina é um produto natural, mas nem todo produto natural é uma toxina”, sentenciou o pesquisador. Ele destacou os fatores responsáveis pelo envenenamento – causado pela ingestão de alimentos – ou acidentes ocasionados por ferroadas de animais marinhos ou aquáticos. Profissionais como pescadores, mergulhadores, agricultores ribeirinhos estão sujeitos a essas ocorrências, como também qualquer pessoa que costuma fazer refeições fora de casa ou tenham lazer em igarapés ou praias. Porém, essas substâncias presentes em moluscos, animais peçonhentos ou venenosos podem ser utilizadas como eficientes medicamentos, apesar do dano que causam à saúde, num primeiro contato.
Então como se proteger de acidentes ou desse tipo de envenenamento? Para o pesquisador é imprescindível a criação de uma política nacional do monitoramento do pescado no Brasil. “Aqui, a exemplo de outros países, também ocorrem envenenamentos pela ingestão de pescados com alto teor tóxico; porém, na maioria das vezes, esses envenenamentos são tratados como intoxicação alimentar”. Citou a toxina botulínica, que pode estar presente nos alimentos embutidos. “Quanto aos embutidos, uma simples fervura antes do consumo é eficiente”.
A programação do V Encontro Butantan na Amazônia é composta por um workshop e três simpósios realizados simultaneamente nos espaços da UFOPA, Faculdades Integradas do Tapajós e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Leãozinho já começa segurando a lanterna do Parazinho

Resultados de ontem da primeira rodada do seletivo ao campeonato paraense de 2011, mais conhecido como Parazinho 2010:

Parauapebas 7 x 0 Redenção.
Abaeté 4 x 1 Bragantino.
São Francisco 1 x 2 Izabelense.

Horário de verão e propaganda política alteram grade de exibição das redes de televisão


A partir do dia 17 de  outubro entra em vigor o horário brasileiro de verão.

Embora o Pará não esteja incluído entre os estados que adotam a nova hora oficial de Brasília, devido à globalização serviços como bancos, correios e transporte aéreo sofrem alteração em seus horários.

As emissoras de televisão são as mais afetadas.

Para completar essa babel de horários, ainda temos que aturar a propaganda política até o dia 29 de outubro.

Mini-shopping não funciona no feriado



O mini-shopping Paraíso permaneceu fechado ontem, feriado de Na. Sa. de Aparecido.

Um jogo de rato entre patrões e empregados.

Tão Santarém.