segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O céu amarelou em Alter do Chão

Miguel Oliveira:

No momento em que eu recebia a notícia, pelo celular, de que já estava consumada a vitória de Simão Jatene, apurados 63% dos votos, esta era a imagem do por do sol em Alter do Chão.

Domingo, até o céu amarelou.



Foto: Rejane Jimenez

Documento entregue a Jatene engloba obras em toda região Oeste do Pará

O governador eleito Simão Jatene recebeu em Santarém, na última sexta-feira, um documento assinado por lideranças políticas do município contendo reivindicações de obras e serviços de responsabilidade do governo estadual.

O texto completo, que leva a assinatura de Helenilson Pontes, Lira Maia, Alexandre Von, Nélio Aguiar, Erasmo Maia, Henderson Pinto e Jaílson Duarte, pode ser lido aqui.

Jatene elogia Helenilson


Helenilson, após votar na seção do Colégio Santa Clara. Foto: Aritana Aguiar
O governador eleito Simão Jatene fez rasgados elogios ao santareno Helenilson Pontes, vice de sua chapa, durante discurso da vitória, em Belém.

Jatene afirmou que Helenilson "terá uma missão importantíssima no futuro governo " e que "não será um vice figurativo, vai ter muito trabalho para fazer".

Ana Júlia foi 'fisgada' em Santarém


O anzol do panfleto do PT que associava a profissão de pescador ao ócio para atingir Simão Jatene, chamando-o de preguiçoso porque gosta de pescar, teve efeito bumerangue quanto lançado pra fisgar votos em Santarém.

Munidos de cópia do panfleto, tucanos e democratas se reuniram com representantes das colônias de pescadores da região Oeste do Para para mostrar que a campanha da candidata petista discriminava a categoria.


Resumo da ópera. Em cidades como Santarém, onde há muitos beneficiários do seguro-defeso, Jatene ganhou com larga margem de votos.

Por causa da isca errada usada pelos petistas, os peixes(votos) encheram o samburá de Jatene. E não é conversa de pescador.

Pleitos ao futuro governador


O Blog do Estado publica ainda hoje o teor do documento que contém as prinicipais reivindicações de obras e serviços para Santarém, entregue ao governador eleito Simão Jatene, sexta-feira, durante jantar no restaurante Sabiá.

O documento leva a assinatura do vice-governador Helenilson Pontes, do deputado federal Lira Maia, do deputado estadual Alexandre Von e dos vereadoes Erasmo Maia, Nélio Aguiar, Jaison Duarte e Henderson Pinto.

O grupo será o interlocutor de Simão Jatene para o município de Santarém, deixando de escanteio a prefeita Maria do Carmo.

Serra vence folgado em Santarém


O candidato José Serra teve cerca de duas vezes e meia mais votos que a presidente eleita Dilma Roussef nas urnas de Santarém.

Serra obteve até mais votos que o governador eleito Simão Jatene.

Em Santarém, era a prefeita Maria do Carmo quem coordenava a campanha de Dilma.

Tá explicado.

Rabo de cavalo

O prestígio político da prefeita Maria do Carmo cresce igual a rabo de cavalo: para baixo.

No primeiro turno, quanto a prefeita petista se escondeu de Ana Júlia, o placar pró-jatene em Santarém foi de 80.357 mil votos ( 58,16%) contra 36.296(26,27%) de Ana Júlia. 

Neste segundo turno, quando Maria do Carmo foi para a televião simular que apoiava a candidata petista - chegou ate a rebater o conteúdo de um simples panfleto - Jatene obteve 90.613( 67,92%) e Ana Júlia 42.804(32,08%).

A diferença em votos de Jatene para Ana Júlia cresceu cerca de 4 mil votos de um turno para outro. 10 mil para Jatene e 6 mil para Ana Júlia.

Quer dizer: foi só a prefeita Maria do Carmo aparecer na televisão pedindo votos para Ana Júlia que a diferença aumentou.

Por falta de aviso é que não foi, como o leitor pode confirmar aqui e aqui.

Santarém dá a maior diferença Pró-Jatene nos maiores colégios eletorais


O governador eleito Simão Jatene obteve em Santarém sua maior vitória considerando os dez maiores colégios eleitorais do Pará.

Jatene teve 68% dos votos válidos, superando até Castanhal, terra natal do candidato, onde o novo governador obteve 67% dos votos.