quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Prefeitos do PT faltam à audiência pública da Cargill, em Belém


Nem o prefeito de Belterra Geraldo Pastana e muito menos a prefeita de Santarém Maria do Martins de Lima estiveram presentes à audiência pública convocada pela Sema, em Belém, para análise do Eia/Rima do terminal graneleiros da Cargill em Santarém.


As ausências de Pastana e Maria do Carmo foram criticadas publicamente pelo deputado estadual Alexandre Von.


O marido da prefeita, o diretor da CDP em Santarém Celso Lima, apressou-se em procurar o gerente da empresa para justificar, ao pé-do-ouvido, o não comparecimento de Maria à audiência pública.




 

Zé Maria coleta assinatura para pedir exoneração de Zé Antônio Rocha


O veradora José Maria Tapajós(PMDB) está coletando assinatura de vereadores em documento em que pede à prefeita Maria do Carmo a exoneração do vice-prefeito José Antônio Rocha da Secretaria Municipal de saúde, Semsa.

O documento já conta, até agora, com a assinatura de seu colega de bancada, o vereador Maurício Corrêa.

Audiência pública reune cerca de 200 participantes em Belém

Foi realizada hoje, na Associação Nipo Brasileira em Belém (PA), a audiência pública para apresentação dos resultados do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do terminal portuário da Cargill em Santarém.

Com início às 10h e duração de 5 horas, a audiência contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre produtores, associações e representantes de diversos setores da sociedade civil. O evento foi conduzido pelo Secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará - SEMA, Aníbal Pessoa Picanço.

Após cerimônia de abertura e pronunciamento da Cargill, a CPEA, consultoria independente e especializada responsável pela realização do EIA-Rima, apresentou dados técnicos e informações que embasaram a conclusão positiva sobre a viabilidade do empreendimento.

A audiência teve sequência com o pronunciamento dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que fizeram suas colocações sobre o estudo apresentado. Houve ainda a leitura de aproximadamente 25 perguntas e manifestações, feitas por escrito pelos participantes, cujos esclarecimentos foram respondidos por técnicos da consultoria CPEA, representantes da Cargill e Ministérios Públicos. Mediante inscrição prévia, cerca de 30 participantes também tiveram a oportunidade de se expressar verbalmente, com opiniões que foram predominantemente favoráveis à aprovação do Estudo.

O EIA-Rima já havia sido apresentado em audiência pública em 14 de julho deste ano, no Iate Clube em Santarém (PA). Na ocasião, 2000 pessoas puderam contribuir com o estudo, por meio de mais de 200 manifestações e questionamentos.

A audiência em Belém foi uma oportunidade para concluir o debate sobre as informações contidas no Estudo, de forma a subsidiar o parecer técnico a ser emitido pela SEMA para fins do licenciamento ambiental do terminal.(Vinicius de Oliveira)

Imagens da audiência pública de análise do Eia/Rima da Cargill




Foto: Miguel Oliveira

Vazante do rio Tapajós


Praia do Juá, ontem à tarde. Fotografia revela a intensidade da vazante do rio Tapajós, em Santarém, nesta época do ano.

Ao fundo vê-se a área verde que margeia a costeira e o lago, que é berçário de várias espécies de peixes.

Foto: Miguel Oliveira. @Direitos reservados.

Susipe era o ralo


A maioria das liberaçõess de crédito do governo do Estado, durante o mês de outubro, foi feita através do orçamento do Sistema Penal do Estado.

Cargill terá segunda audiência pública para avaliar Eia/RIMA

Vista aérea do terminal da Cargill, na praia da Vera Paz, em Santarém
Será logo mais as 9 horas, na sede da Associação Nipo-Brasileira, em Belém, a segunda audiência pública convocada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente(Sema) para análise e discussão do Eia/Rima do terminal da Cargill em Santarém.

Foto: Miguel Oliveira. @Direitos reservados.

PT vai afastar Zé Antônio Rocha da Semsa

Quando janeiro chegar, a prefeita Maria do Carmo vai fazer uma mini-reforma de seu secretariado.

Uma das mudanças aventadas será na secretaria municipal de saúde.

A senha já foi dada na sessão de ontem da Câmara de Vereadores.


Quem prestou bem atenção no discurso do presidente José Maria Tapajós, que é do PMDB, sabe que se trata da cabeça de Zé Antônio Rocha.

Alinhamento político não trouxe benefícios a Santarém


Emanuel Santos*

O segundo mandato do Dr. Jatene vem com pelo menos quatro anos de atraso. Não sou e nem pretendo ser um analista politico ou coisa parecida, mas elecando alguns fatos que acompanhei de perto como repórter do Estado do Tapajos, posso dizer que a eleição de Ana Júlia em 2006 se deveu mais à rejeição ao no nome do Dr Almir Gabriel (que não sei porque concorreu naquela eleição) do que a aceitação do nome da então senadora, que dois anos antes havia sido derrotada na eleição para a prefeitura de Belém.

Era certo que em 2006, Jatene seria eleito no primeiro turno, mas após o PSDB indicar o ex-governador Almir Gabriel, o PT viu escancarradas as portas para Ana Júlia chegar ao Palácio dos Despachos, principalmente com o apoio do morumbixaba mor do PMDB, Jader Barbalho.

Se voltarmos ainda mais no tempo, na eleição de 2002, quando Jatene foi eleito vencedo a atual prefeita Maria do Carmo, veremos que a votação do hoje governador eleito em Santarém foi pífia, fruto da maneira como Almir Gabriel tratou a região oeste do Pará, em especial Santarém no seu governo, mas com habilidade política Jatene soube reveter esse quadro e no final de seu governo sua aprovação em Santarém era muito boa.

E hoje, o resultado dessa eleição mostra que o estado do Pará, em especial Santarém, tem boas lembranças do governo Jatene e optou por romper o alinhamento político que não trouxe os benefícios esperados por toda a população quando da eleição de Ana Júlia em 2006. 

-----
*jornalista santareno