domingo, 28 de novembro de 2010

Barulho e silêncio

Lúcio Flávio Pinto:

Quarenta instituições religiosas, dizendo representar 1.500 igrejas evangélicas que funcionam em Belém, repudiaram o manifesto da OAB do Pará “em defesa do Estado laico”. Usaram adjetivos fortes – e numerosos – para qualificá-lo: duvidoso, grosseiro, desrespeitoso, acusatório, tendencioso, discriminatório, preconceituoso, ignorante e afrontoso. Reclamam da falta de identificação dos que assinaram o documento, divulgado quando questões morais e religiosas (legitimação ou não do abordo e da união “homoafetiva”) se tornavam o tema dominante na passagem do 1º para o 2º turno da eleição presidencial, deslocando do eixo os temas propriamente políticos e civis.
As entidades evangélicas arrematam sua nota de repúdio, veiculada como matéria paga na imprensa local, considerando o manifesto dos advogados “afrontoso à religiosidade da sociedade paraense, porque publicada em outubro, mês do Círio de Nazaré, e quando a Assembléia de Deus – igreja fundada aqui em Belém – prepara-se para celebrar o seu Centenário de fundação”.
Divergências e confrontos à parte, a manifestação expressa a força das igrejas evangélicas, com uma ênfase muito especial em Belém. Talvez nenhuma cidade tenha proporcionalmente (ou até em termos absolutos?) tantas delas, várias nascidas na capital paraense. Enquanto a pioneira Assembléia de Deus chega aos 100 anos, a que mais se tem expandido nos últimos anos, a Igreja do Evangelho Quadrangular, neste mês completa 37 anos. E deverá inaugurar uma sede tão esplêndida quanto a da Assembléia.
Todas devem ser respeitadas e devem ter motivos para comemorar, além de defender seu credo. A democracia existe para que as divergências e a pluralidade subsistam num ambiente de tolerância. Mas da mesma maneira como é compreensível a reação imediata e um tanto desmedida das instituições religiosas, é destoante o seu silêncio diante de tantos e tão seguidos malfeitos dos seus pastores, sobretudo daqueles – em número cada vez maior – que se lançam à política, nela praticando um fisiologismo sem qualquer inspiração bíblica. O silêncio, em certas ocasiões, é mais barulhento do que a gritaria.

Novo Pronto Socorro de Santarém - O debate continua


Dê sua opinião sobre os textos publicados pelo Blog do Estado e mencionados abaixo sobre a situação do Pronto Socorro Municipal de Santarém, inaugurado recentemente:

Do Blog do Estado

 

De Erick Jennings: 


"Médico rebate críticas de leitores sobre artigo publicado no Blog do Estado"

Bandeira do Paysandu tremula em Ipanema


Do Blog do Gerson Nogueira:

Praia de Ipanema, à altura do Posto 9, com muitas nuvens no céu e pouca gente na areia, uma presença inesperada: o estandarte alviceleste do Paissandu a tremular, juntamente com outras bandeiras, tendo as montanhas do Rio como cenário.

Imagens do Círio da Conceição, em Santarém(2)










Fotos: Miguel Oliveira. Reprodução permitida, desde que citado o nome do autor e o link desta postagem.

Imagens do Círio da Conceição, em Santarém(1)












Fotos: Miguel Oliveira. Permitida a reprodução desde que citado o nome do autor e o link desta postagem.

Padroeira dos católicos santarenos


Cerca de 100 mil romeiros são esperados para o círio de N.Sa. da Conceição, neste domingo, em Santarém.
Foto: Alfonso Jimenez

Time tracajá


Definição de Dênis Maia sobre o time virtual do São Francisco, eliminado na fase seletiva do campeonato paraense 2011.

O São Francisco parece tracajá: só aparece em setembro e outro e depois some.