sábado, 18 de dezembro de 2010

Ministério Público Eleitoral quer cassar mandato de seis deputados eleitos no Pará

Do Blog do Parsifal

acusa
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, ontem, 18 ações e onze recursos na Justiça Eleitoral, contra candidatos que concorreram nas eleições de 2010.
Nas ações o MPF acusa candidatos por compra de votos, abuso de poder político ou uso da máquina pública. Nos recursos o MPF pede a reprovação de contas de campanhas julgadas regulares pelo TRE.
Das 18 ações, cinco foram ajuizadas em segredo de justiça e, segundo declaração do MPF, “decorrem das informações levantadas na investigação que resultou na operação Alvorecer, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no último dia 10 por irregularidades na secretaria estadual de Meio Ambiente.”.
Há seis candidatos eleitos sobre os quais pesam acusações que resultam, caso sejam julgadas procedentes, em perda de mandato. São eles:
01. Arnaldo Jordy (PPS), deputado federal, é acusado de compra de votos por meio de distribuição de tíquetes para sorteio.
02. Chico da Pesca (PT), deputado estadual, é acusado de compra de votos utilizando-se da máquina pública na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Pará.
03. Hilton Aguiar (PSC), deputado estadual, é acusado de compra de votos por doação de dinheiro e combustíveis.
04. João Salame Neto (PPS), deputado estadual, é acusado de compra de votos, por compra de combustíveis para eleitores. A ação pede pena de multa.
05. Josefina Aleluia (PMDB), deputada estadual, é acusada de se beneficiar de compra de votos praticada por vereadores e pelo secretário da Agricultura de Monte Alegre.
06. Josué Bengtson (PTB), deputado federal, é acusado de se beneficiar de prática proibida aos agentes públicos durante a campanha (secretário de Saúde de Redenção, Adenair Sá, determinou que agentes comunitários de saúde distribuíssem sua propaganda eleitoral).
Os recursos ajuizados pelo MPF, ao TSE, foram contra a aprovação das contas dos seguintes candidatos eleitos:
01. Airton Faleiro (PT), deputado estadual.
02. Ana Cunha (PSDB), deputada estadual.
03. Asdrúbal Bentes (PMDB), deputado federal.
04. Beto Faro (PT), deputado federal.
05. Carlos Bordalo (PT), deputado estadual.
06. Flexa Ribeiro (PSDB), senador.
07. José Priante (PMDB), deputado federal.
08. Josué Bengtson (PTB), deputado federal.
09. Pio X (PDT), deputado estadual.
10. Zé Geraldo (PT), deputado federal.
11. Zenaldo Coutinho (PSDB), deputado federal.
12. Zequinha Marinho (PSC), deputado federal.
Leia a relação completa das ações e recursos propostos, no portal do MPF.