sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

BR-163
Parece que agora o asfalto da BR-163, pelo menos até Rurópolis, vai sair do discurso. O trecho tem vários canteiros de obras e os trabalhos estão a todo vapor, diferente de outros anos. A coluna percorreu 300 km da rodovia e constatou a existência de muitos canteiros de obras, o que não se via há tempos. As obras estão avançando e um trecho que estava parado há décadas já está recebendo asfalto. A rodovia foi dividida em Lotes par facilitar os trabalhos. O trecho Santarém/Rurópolis é o lote 5, que possui 80 km. Ele deve ser entregue no final deste e custará cerca de R$ 150 milhões. A afirmação é do general Lauro Pires, comandante do Segundo Grupamento de Engenharia da Amazônia, unidade do Exército responsável pela obra. Ele disse ainda que mais de mil homens estão trabalhando todos os dias e que os trabalhos não vão parar durante o período de chuvas. Todo o Lote 5 já foi licenciado pelo Ibama.

CORREGEDORIA
O procurador de justiça Raimundo de Mendonça Ribeiro tomou posse, segunda-feira (10), no cargo de corregedor geral do Ministério Público do Estado.

MOROSIDADE
A demora no julgamento das ações que tramitam na justiça federal em Santarém pode ter estimulado o "ato criminoso" que culminou com a queima de 60 toras de madeira no pátio do Assibama.

MAIS UM ANO
Não se vê a movimentação de blocos e agremiações carnavalescas para o Carnaval deste ano em Santarém. Pelo visto, o dinheiro público deve novamente arcar com os custos da festa. Falando em carnaval, a população de Alter do Chão não quer mais aquele 'fuzuê' de maisena e trigo na orla da vila balneária, querem levá-lo para outro local.

SAÚDE
Para quem pensa que sim, a resposta é não. O ministério Público não esqueceu os 'causídicos' ocorridos na saúde púbica santarenense durante o ano de 2010. Feliz 2011!

PÉSSIMOS SERVIÇOS
Para uma cidade que almeja ser um centro industrial e/ou uma potencialidade turística, o município de Santarém precisa melhorar urgentemente o seu serviço de internet. Sem falar, é claro, nas já rotineiras oscilações de energia.

CAUTELOSO
O governador Simão Jatene segue à risca a máxima popular que fala que cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Que continue assim.

PSM
O poder público municipal não consegue contratar médicos para a urgência e emergência do Pronto Socorro Municipal (PSM). No período da tarde, apenas um médico é responsável pelos serviços de urgência e emergência e realizações de consultas. Como sempre, quem sofre é a população que busca atendimento. A prefeita Maria do Carmo pensa e reatar o contrato com uma cooperativa de médicos de Belém, mas, dessa vez, com a anuência do Ministério Público estadual.

MOTOTAXI
A briga agora é na instância federal. E quem comprou foi Procurador Geral da República Roberto Gurgel. É contra ele que os mototaxistas vão ter que brigar agora par garantir a existência da profissão. Gurgel impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, alegando que ao legalizar a profissão os Estados se preocuparam mais com o serviço do que com a segurança da população. A classe já se organiza para tentar convencer Gurgel do contrário. Se não conseguirem, a profissão pode acabar em todo o país.

CHUVAS E RUAS
As chuvas começam a cair na cidade e as ruas de alguns bairros da periferia da cidade dão sinal de que não suportarão os dilúvios do inverno. No Uruará, com a pouca água que já caiu, várias crateras já estão expostas e quintais alagam com facilidade. Os moradores reclamam que não vêem a prefeitura fazer um trabalho de prevenção durante o verão. Por sua vez, o poder público municipal informou que vai dar início à 'Operação Inverno'.

Nenhum comentário: