domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dicas para evitar roubos e furtos durante viagem no carnaval

Os assaltantes costumam utilizar mulheres e crianças para observar os moradores, em especial, os turistas em suas casas. Para disfarçar, esses "olheiros" geralmente pedem alguma coisa para o morador e vão embora. Eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões, como o número de hospedes, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto, e se tem o costume de ficar conversando na calçada.
. Os furtos geralmente são praticados por assaltantes de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados.
. Nos assaltos as residências, durante o dia ou a noite, os ladrões armados costumam surpreender os turistas ao pular o muro ou abordar a vítima na chegada ou saída da residência. Em seguida, após recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fuga.
. Preferem furtar ou roubar eletrodomésticos, armas, DVDs, vídeo games, cheques, dinheiro e aparelhos telefônicos.

AO CHEGAR DE VIAGEM
. Nunca tire seus pertences na rua. Procure descarregar seu veículo dentro da garagem para evitar que pessoas estranhas saibam o que você trouxe.
. Não deixe objetos (bolsas, sacolas, óculos, celular) sobre os bancos.
. Se possível, mantenha o alarme sempre acionado.
. Não deixe o carro e vidros abertos, mesmo que o afastamento seja por pouco tempo e de pequena distância

NA CASA DE VERANEIO
. Não deixe portões abertos e objetos (bicicleta, brinquedos e bolsas) em locais de fácil acesso.
. Evite ficar conversando na porta, mesmo que esteja em grupo.
. Se possível, quando for à praia ou se ausentar da casa de campo, deixe alguém em casa, ou comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando seus contatos, como telefone celular.
. Evite deixar que as janelas da casa sejam "vitrine" para os objetos de valor no interior da casa.
. Não deixe jóias e dinheiro dentro da casa, mesmo que seja em um cofre. No período da viagem, utilize cofres de bancos ou empresas privadas.
. Ao chegar na residência tenha atenção e entre rapidamente. Caso haja algum suspeito, não entre. Dê algumas voltas e ligue para a Policia Militar no telefone 190.
. Feche bem as portas e janelas, mesmo que tenha que sair por pouco tempo. Se for possível, reforce as portas com fechaduras auxiliares.
. Mantenha uma luz externa ligada durante a noite. Se notar a presença de pessoas suspeitas, ligue imediatamente para o telefone 190.
. Lembre-se de que os "ladrões de ocasião" optam por residências cujo acesso é mais fácil, com menos itens de segurança.
. Em hipótese alguma reaja a um assalto.

Nenhum comentário: