quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mestre de obras toma o lugar do engenheiro em Santarém


O Mestre de Obras ainda é o profissional mais presente nas obras de construção civil desenvolvidas em Santarém. Em muitas das vezes, ele executa funções que deveriam ser feitas por um engenheiro ou por um arquiteto. A situação acontece, em grande parte, nas pequenas obras como construção e ampliação de casas e levantamento dos famosos 'puxadinhos' no fundo dos quintais. Essas obras, geralmente, não são alcançadas pela fiscalização do poder público municipal.

"Construir minha casa só com a ajuda do mestre de obras. Mas considero que foi bem feita. Ele desenhou a planta da casa e tudo. Se fosse pagar para um engenheiro fazer isso, pagaria uma fortuna", conta Geraldo, que pediu a reportagem para ser chamado apenas pelo primeiro nome. Ele teme represália por parte dos órgãos públicos e também não quer expor o seu mestre de obras.

De acordo com o engenheiro Paulo Gilson, Inspetor do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de Santarém, as obras devem sempre ter a presença de um profissional qualificado como exige a legislação pertinente à construção civil no município e no Estado.

Ele reconhece que o caso em questão tem acontecido com bastante freqüência em Santarém, mas garante que a fiscalização do CREA tem sido feita de forma intensa e que as obras flagradas sem o responsável técnico são paralisadas. "Realmente, aqui em Santarém tem essa cultura, mas não é o correto. Até para a segurança de quem vai morar nessas residências", afirma.

Leia a matéria completa aqui

Nenhum comentário: