terça-feira, 15 de março de 2011

Blog: pra quê?

Lúcio Flávio Pinto

Por que jornalista profissional cria blog, se já tem onde escrever e publicar? Certamente para dar vazão ao que é impossível divulgar através do órgão da imprensa no qual trabalha regularmente. Se não faz isso, é melhor fechar o blog. Para cultivar abobrinhas e dar palpite, deve deixar espaço livre para aqueles que não são jornalistas. O profissional das informações que não as usa, que não tem compromisso com sua utilidade pública, é um burocrata. E nada mais antijornalístico do que a burocracia. Jornalismo requer empenho em informar bem e rápido. Sobretudo na internet.

Por isso, é de se lamentar que a repórter Rita Soares tenha aposentado o seu blog. Ela tem um bom motivo: quer dedicar seu tempo à carreira acadêmica em comunicação social. Não consegue dividir sua disponibilidade com as exigências de um blog nervoso, ativo, em cima dos acontecimentos. Outros jornalistas, por este motivo ou qualquer outro, menos edificante, deviam seguir o exemplo. Toda vez que surge uma questão mais explosiva, controversa ou incômoda, somem de circulação ou passam a indagar pelo sexo dos anjos.

Em matéria de blog jornalístico, capaz de oferecer suculentas doses de fatos, interpretações, análises e boas fofocas, estamos órfãos. O universo deles é miragem num deserto de coragens.

Nenhum comentário: