quarta-feira, 13 de abril de 2011

Wandenkolk: retorno de Delúbio ao PT confirma a presença de mensaleiros no comando do partido


 

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) afirmou nesta terça-feira (12) que o retorno do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ao quadro de filiados do partido demonstra a conivência da legenda com as atitudes de um dos principais responsáveis pelo mensalão do governo Lula.  O pedido de reintegração partidária formalizado por ele deve ser votado na próxima reunião do diretório nacional petista, em Brasília, nos dias 29 e 30 deste mês. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula foram convidados para o encontro.

O ex-tesoureiro foi o único a ser punido pelo PT por conta do mensalão. Para Wandenkolk,  no entanto, Delúbio nunca se afastou verdadeiramente do partido e sempre participou das principais decisões. Segundo ele, a refiliação apenas confirmará uma suspeita: a forte influência de Delúbio na cúpula petista. “A sociedade tem que ficar atenta porque mais uma vez o PT, de maneira disfarçada, está tentando trazer os mensaleiros para os comandos do país. Ele volta para mostrar como é o partido no poder: não tem escrúpulos, não tem limites e pensa que está acima do bem e do mal”, criticou.

De acordo com o tucano, não existe, dentro do partido da presidente da República, ninguém que possa impedir a presença de Delúbio nos quadros, já que a maioria dos “caciques” petistas foi beneficiada por ele durante a execução do esquema criminoso. “Nenhum deles, nem Lula e nem Dilma, têm condições morais de impor qualquer veto ao Delúbio, pois todos são reféns dele. A verdade é que o partido é refém e não tem nenhuma condição de brecar qualqer possibilidade de ele voltar a comandar a sigla”, afirmou.

Desvio de dinheiro público

-> No início deste mês, a revista “Época” divulgou relatório elaborado pela Polícia Federal com conclusões sobre o mensalão. O documento reafirma a existência do esquema de corrupção e aponta que saiu dos cofres públicos o dinheiro utilizado para o pagamento de mensalidade a parlamentares da base de sustentação ao governo Lula.

-> Procurado pelo jornal “O Globo”, Delúbio não quis falar sobre o relatório policial, nem sobre seu retorno ao partido. O silêncio só é rompido na internet, onde Delúbio mantém um blog e uma página no Twitter. Nos dois endereços eletrônicos, ele nunca deixou de ser petista: aparece sorridente como “Companheiro Delúbio” ao lado de uma estrela vermelha, símbolo do partido. Nos comentários publicados por ele, muitos elogios aos petistas de toda ordem: da presidente Dilma Rousseff a deputados. Mas o foco dele é Goiás, onde ficaria sua base eleitoral para uma futura candidatura: são diversos artigos mostrando a participação dele no estado.

Nenhum comentário: