quarta-feira, 4 de maio de 2011

X Encontro de Conhecimentos Livres de Santarém


Entre os dias 5 e 7 de maio (quinta-feira a sábado), a partir de 8h30, o Coletivo Puraquê, em parceria com o Programa Navegapará, gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) realizarão o X Encontro de Conhecimentos Livres de Santarém. O evento, que é voltado à comunidade local, em especial aos infocentristas, é fruto do edital Ações Colaborativas para Cidadania Digital, lançado em 2010.

Durante os três dias de encontro, os inscritos aprenderão a capturar e editar sons, a montar um estúdio comunitário e cyber rádios, a criar vídeos usando câmeras de celulares, técnicas para montagem de cyber web e a transmitir vídeos pela internet. Também serão realizadas oficinas de edição gráfica, nas quais os participantes aprenderão a capturar e editar fotografias, criar folders, cartazes e layout para sites, e oficina de letramento digital, voltada ao desenvolvimento da construção de perfis e blogs, usando aplicativos e ferramentas como twitter, facebook, wikipédia, flickr, blogs, youtube, vimeo, estúdio livre, iteia e wiki.

Serão ministradas ainda três palestras, que darão referencial teórico para que nas oficinas seja debatidos temas como Software Livre e Ética Hacker (por Jader Gama), Comunicação Digital e Tecnologia Educacional (Edilson Freitas) e Empreendedorismo Colaborativo e Negócios Inovadores (Larissa Carreira).

Nenhum comentário: