terça-feira, 5 de julho de 2011

Coluna do Estado

Jornalismo
Finalmente, o Ministério da Educação reconheceu o curso de jornalismo do IESPES (Instituto Esperança de Ensino Superior). A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de junho. Antes de ser reconhecido pelo MEC, os alunos que finalizaram o curso já estavam sendo registrados pelo Sindicato da categoria. Ou seja, o que vale é o diploma, mas não importa se ele já tem o reconhecimento dos instancias competentes.

ZPE
Durante sua passagem por Santarém, o governador Simão Jatene confidenciou à coluna que uma área próxima ao 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) deverá abrigar as instalações da Zona Processamento de Exportação, que será implantada em Santarém. Os estudos necessários para a criação da ZPE já foram iniciados. Jatene disse que todos os estudos foram realizados e apresentados aos órgãos competentes. Quem está otimista é o empresariado local, com a geração de emprego para toda a região.

Hospital de Mojuí

Sobre Mojuí dos Campos, Simão Jatene disse vai fazer um levantamento de custo sobre a pavimentação de 10km da PA-431. Ele informou que vai colocar para funcionar o Hospital do novo município e trazer para o estado a responsabilidade.

Ocupação no Juá
Um mandado de reintegração de posse deve ser cumprido a qualquer momento sobre a invasão de duas áreas próximas ao lago do Juá e das obras da escola técnica do estado. A família Correa, que se diz proprietária da terra, reclama que a área foi devastada e que os órgãos públicos não estão tomando as devidas providências.

São Pedro
A tradição da procissão de São Pedro, realizada no dia 29 de junho no rio Tapajós, está caminhando para a extinção. Este ano, a frota de barco chegou a pouco mais de oitenta embarcações, a maioria pequenas: como bajaras e lanchas. Em outros tempos, a cidade parava para apreciar a tradição.

Aniversário
O Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura festejará seus 15 anos de fundação neste próximo dia 16 de julho. Mas a festa será antecipada pára os dias 8 e 9 de julho. A Casa Penal foi inaugurada durante o governo de Almir Gabriel em 1996. Atualmente, abriga mais de 500 internos, entre homens e mulheres.

----
Coluna publicada na edição desta semana de O Estado do Tapajós

Nenhum comentário: