quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ministério da Agricultura quer prevenir praga da mosca da carambola


Aritana Aguiar
Repórter de O Estado do Tapajós

Os produtores de frutas do Baixo Amazonas passam a ter mais uma preocupação, esta vinda Guiana Francesa: a mosca de carambola. A praga está localizada no Amapá, segundo informa a engenheira agrônoma do Ministério da Agricultura, Heloisa Helena Figueiredo.
A mosca da carambola tem como hospedeiros  manga, goiaba, acerola, jaca, caju, abiu, taperebá, tangerina, laranja, jambo e tomate. Os países que importam frutas brasileiras, como Japão, Estados Unidos, e os países do Mercosul, só aceitam os nossos frutos livres da doença.
A mosca da carambola chegou ao Brasil há 13 anos, oriunda da Guiana Francesa. Ela estava isolada na cidade de Oiapoque no estado do Amapá. Mas agora a mosca chega ao Pará. Almerim foi a cidade paraense em que já houve o registro da mosca. 
A  engenheira do Ministério da Agricultura passou uma semana em Santarém se reunindo com técnicos em extensão rural, da defesa agropecuária e produtores rurais. 
Heloísa Figueiredo considera que a vigilância sanitária deve ficar atenta para que praga não se dissemine nos municípios do Baixo Amazonas, devido ao grande fluxo de embarcações que vem do estado do Amapá para os municípios dessa região e da Calha Norte do rio Amazonas.
Mas até o momento, o monitoramento da Adepará mostra que a mosca da carambola ainda não infestou as plantações no Oeste do Pará. Mesmo assim, a campanha de educação sanitária prossegue esta semana nos municípios de Monte Alegre, Prainha, Almeirim, Porto de Moz, Gurupá, e distrito de Monte Dourado.
---------------
Aviso: Os textos e imagens do Blog do Estado não podem ser reproduzidos sem autorização expressa da Editora O Estado do Tapajós sob pena de responsabilização cível dos infratores ,de acordo com a lei de direitos autorais. Reproduções são permitidas apenas para os blogs: Espaço Aberto, Parsifal, Gerson Nogueira, O Mocorongo, Alailson Muniz e Blog do Colares.

Nenhum comentário: