terça-feira, 22 de novembro de 2011

Em Terra Santa, projeto de combate à gravidez precoce comemora resultados


Informação é a ferramenta de trabalho do projeto Prevenir, que está contribuindo para o controle da gravidez precoce no município de Terra Santa, no oeste do Pará. Por meio de palestras, os jovens do município estão conhecendo mais sobre as formas de prevenção da gravidez na adolescência, sobre a transmissão das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e sobre o perigo do uso de drogas.

As palestras são realizadas em escolas, para estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. “Nós trabalhamos com estudantes com idade entre 11 e 17 anos. Esse público preocupa porque está atrás de descobertas. Nosso objetivo é alertá-los e prepará-los para evitar uma gravidez precoce, doenças, uso de álcool, cigarro e outros problemas”, informa Eliçandra Guerreiro, enfermeira e coordenadora de projetos da Secretaria de Trabalho e Promoção Social.

Os resultados da ação já são facilmente percebidos. “Há pouco tempo, a assistente social do CRAS fez um levantamento nos postos de saúde e constatou que diminuiu muito o número de adolescentes grávidas. A maioria das gestações está entre mulheres a partir dos 19 ou 20 anos de idade. Hoje, nós temos que procurar muito para encontrar gestantes para o projeto Jovem Mãe. Isso, pra nós, é uma evolução”, comemora Eliçandra.

O Projeto Prevenir é executado pela Secretaria de Trabalho e Promoção Social em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde. A iniciativa tem o incentivo da MRN, por meio do Fundo da Infância e Adolescência.(Fonte: Ascom MRN)

Nenhum comentário: