quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Relógio atrasado é coisa do passado

 Miguel Oliveira
Repórter de O Estado do Tapajós
Não concordo com essa proposta canhestra do senador Flexa Ribeiro(PSB) de alterar o fuso horário de Santarém, atrasando-o, novamente, em uma hora ao horário oficial de Brasília. 

Eu acho, sinceramente, que a maioria da população assimilou a equiparação do fuso horário de Santarém a 3 horas de Grenwich. 

No fuso antigo, os bancos abriam as 10 horas e fechavam as 13 horas. Agora, abrem das 10 até as 15, duas horas a mais de expediente externo, facilitando o movimento de empresas e órgãos públicos. Quando os bancos adotam o horário de verão, aqui em Santarém os bancos fecham uma hora mais cedo.
Atualmente, dá para sentir um efeito negativo do fuso antigo: na Tv Globo, só Jornal Nacional é ao vivo, até os jogos começam com 10 minutos decorridos. 

Ontem, o jogo do Vasco passou a ser transmitido aos 15 minutos do primeiro tempo em televisão aberta. Isso vai virar uma rotina se voltarmos ao fuso antigo. As novelas não têm exibição simultânea com o Rio de janeiro, nada é ao vivo.

Eu não gosto desse tipo de programa, mas por ocasião do BBB, enquanto a maioria dos telespectadores do país já sabia quem era o vencedor, os santarenos ainda estavam telefonando, fazendo papel de bobo. 

Hoje, no novo fuso, você pode sair do trabalho ainda com a luz do sol, dar uma volta e caminhar na orla.

Placas, que era distrito de Santarém até pouco tempo, estava alinhado ao fuso de Brasília. Veja que Placas fica perto de Santarém e a hora local era a mesma da capital federal. Ainda para relembrar: Belterra, quando era concessão federal sob o comando do Ministério da Agricultura, adotava o horário de Brasília, mesmo que àquela época fizesse parte do território de Santarém.

Não se trata, apenas de gosto pessoal. pelo horário de Brasília Conheço comerciárias que pegam ônibus depois do expediente vespertino e conseguem chegar em casa ainda com a luz do sol. Elas me relatam que conseguem fazer tarefas simples, como lavar roupa. Antes, quando chegavam em casa, já estava escuro.

Outra coisa: é preconceito achar que quem anda na orla é uma minoria de classe média ou gente rica. Quando caminho, passo por gente de todas as camadas sociais. 

Adaptação do organismo ao novo fuso se dá com a maioria das pessoas, se assim não fosse, quem saiu daqui para morar em Belém - e não foram poucos quando havia diferença de fuso,- não teria conseguido morar lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade quem manda na questão dos horarios no brasil são as emissoras de televisão principalmente a globo, quando antigamente entrava o horario de verão e a diferença de horario da região oeste do estado em relação a brasilia era de duas horas, algumas emissoras não poderiam passar alguns programas especialmente as novelas por terem cenas impropria para o horario, quando a novela das 8 que no caso passa as 9 horario de brasilia quando era horario de verão passava as 7 em santarem ai não poderiam ser exibidas algumas cenas, por isso essa mobilização para mudar o horario ao inves de mudar os conteudos das novelas, e as unicas coisas que passam ao vivo hoje pra quem recebe o sinal da liberal é o jornal nacional o resto é tudo gravado, para que os sejam exibidos nos horarios apropriados.

Anônimo disse...

Caro Editor

Isso é coisa de quem não tem o que fazer, Daquele que acordar as 09.00 ou as 10,00 é a mesma coisa. Gente que não tem que trabalhar com bancos/duplicatas/pagamentos/faturamento do dia etc .. para essa gente qualquer horário serve.
Quando se aproximamos de um horário ideal, vem alguém e muda ao bel prazer.
Lamentável se a mudança efetivamente ocorrer de novo .Um retrocesso.

Antenor Pereira Giovannini