quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Santarém - Operação apreende 13 veículos irregulares

Operação apreende 13 veículos irregulares (Foto: Polícia Civil)
                                    (Foto: Polícia Civil)

Treze veículos em situação irregular foram apreendidos, ontem, durante a operação "Centro Seguro" coordenada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, em Santarém, oeste do Pará. Agentes realizaram fiscalizações em dois pontos do centro comercial da cidade entre 9h30 e 12h30.

Um dos locais definidos foi a Avenida Rui Barbosa às proximidades da praça São Sebastião, onde os agentes envolvidos na operação fizeram abordagens na entrada principal de acesso à área comercial por meio do bairro da Prainha e da zona leste da cidade. O outro ponto foi a avenida Tapajós, na orla da cidade, onde veículos foram fiscalizados na entrada de acesso à área central e zona oeste do município. O objetivo principal foi o combate a prática dos crimes de furto, roubo, estelionato, assaltos cometidos por motociclistas e desarmamento.

De acordo com o delegado Gilberto Aguiar, superintendente regional da Polícia Civil, neste período do ano, a cidade recebe um grande número de pessoas de outros Estados devido às festividades do Círio da Padroeira de Santarém, Nossa Senhora da Conceição.

Isso faz com que as Polícias tenham de intensificar as fiscalizações, pelo fato de existir criminosos que se aproveitam da aglomeração de pessoas para praticar crimes. "Um dos objetivos da operação é identificar a presença dessas pessoas e atuar de forma preventiva na garantia do transcurso das festividades dentro do fundamento de segurança à população", explica.

Durante as ações, foram apreendidos 13 veículos - uma picape e 12 motocicletas. Todos foram conduzidos ao pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e à Polícia Militar para procedimentos administrativos. Foram realizadas também buscas dentro de veículos de transporte coletivo e em veículos particulares, bem como em aglomerações de pessoas em frente a casas bancárias, pedestres e abordagem de motoqueiros.

A operação foi coordenada diretamente pelo superintendente com comando operacional desempenhado pelos delegados Jamil Farias Casseb e Luiz Augusto Carneiro da Paixão. No total, atuaram 16 policiais civis em duas equipes com a parceria da Polícia Militar e emprego de policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO); do PTRAN (Pelotão de Trânsito) e da 16ª ZPOL (Zona de Policiamento), além de agentes de Fiscalização do DETRAN e da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Santarém (SMT).

Na operação, foram empregados policiais da Superintendência; da 16ª Seccional Urbana de Santarém; da DPA (Divisão de Polícia Administrativa); do Núcleo de Apoio à Investigação de Santarém (NAI) e da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Santarém.

Segundo Gilberto Aguiar, as ações serão intensificadas até as últimas semanas de dezembro para manter a tranquilidade da população local e dos turistas que frequentam a cidade e balneários. (Polícia Civil)

Nenhum comentário: