terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Imetropará apreende 3 mil brinquedos em Santarém

Agência Pará

A equipe da Regional Santarém, com apoio de metrologistas de Belém, apreendeu na semana passada 500 luminárias natalinas (conhecidas como 'pisca- piscas') que estavam sem o selo do Inmetro e com o plug no padrão antigo. Dois mil brinquedos também foram apreendidos por estarem sem o selo do Instituto e outros mil por conterem selo falsificado. Foram coletadas, ainda, 100 peças de vestuário (peças íntimas e camisas femininas e masculinas) para verificação, em laboratório no Rio de Janeiro, se a composição das mesmas é a que está informada na etiqueta.

Na área de pré-medidos, o Imetropará coletou em todo o Estado mais de 200 itens, sendo que 80 estão sendo trazidos do interior para Belém para exame no laboratório. Dos 97 produtos já examinados, 71 foram reprovados por estarem com peso, volume ou comprimento abaixo do informado na embalagem. Apenas 25 foram aprovados, a maioria itens típicos do Natal, como peru congelado e panetones.

Outros 55 itens estão sendo examinados, com resultado previsto para janeiro, já que os fornecedores são notificados a acompanhar o exame e, para alguns, que são de fora do Estado, é dado um prazo maior para comparecer ao Imetropará. “A Operação Papai Noel é uma ação regular do Inmetro em todo o país. Para proteger o consumidor de irregularidades, o órgão intensificou a fiscalização, atuando em praticamente todo Estado”, disse Luiziel Guedes.

Nenhum comentário: