terça-feira, 1 de março de 2011

MST não quer Cássio Pereira na presidência do Incra

Roldão Arruda
O Estado de São Paulo 

O nome mais forte na corrida pelo cargo de presidente do Incra continua sendo o do engenheiro agrônomo Cassio Alves Pereira, ex-secretário da Agricultura no Pará, no governo de Ana Julia Carepa (PT). Um dos motivos para a demora no anúncio do seu nome é a disputa entre o PT, partidos da base aliada e movimentos sociais pelas cadeiras das principais diretorias do órgão e também das superintendências regionais.

O Incra tem 30 superintendências regionais espalhadas pelo País. Ontem, representantes das comunidades eclesiais de base (CEBs) de São Paulo, vinculadas à Igreja Católica, divulgaram manifesto defendendo o nome do professor Wellington Moreira Diniz para a superintendência de São Paulo. A indicação tem o apoio de d. Mauricio Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu. Assessor das CEBs no Estado, ele também assinou a nota.

Por outro lado, José Rainha, um dos principais líderes dos sem-terra no Estado, dissidente do MST, quer que o atual superintendente, Raimundo Pires Silva, continue no cargo.

Se confirmada, a indicação Cassio Alves Pereira para a presidência do Incra assinalará a continuidade da Democracia Socialista (DS), corrente petista, no controle dos órgãos diretamente relacionados à questão agrária no País. A corrente, da qual fazem parte os governadores Tarso Genro (RS) e Jacques Wagner (BA) e a ex-governadora Ana Julia, já emplacou no Ministério do Desenvolvimento Agrário o nome de Afonso Florence, petista baiano.

A nomeação do ex-secretário da Agricultura do Pará também assinalaria o aumento do prestígio dos governadores das regiões Norte e Nordeste. Desde o início do governo petista, em 2003, o ministério e o Incra estiveram nas mãos de gaúchos.

Carnaval e Quarta-feira de Cinzas: Bancos fechados dias 7 e 8 de março

Os bancos estarão fechados para atendimento ao público nos dias 7 e 8 de março, reabrindo para atendimento a partir das 12 horas do dia 9 de março (Quarta-feira de Cinzas). A informação foi publicada nesta terça-feira, 1º de março, no site oficial da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dias 7 e 8 de março poderão ser pagos no próximo dia útil, 9 de março, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento, ou ainda nos correspondentes, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.
Os bancos deverão afixar cartazes em todas as agências informando o calendário de atendimento para o período do Carnaval e Quarta-feira de Cinzas.
Fonte: Sindicato dos Bancários do Pará, com informações da Febraban

Bradesco manda cliente pagar conta em farmácia

Antenor Pereira Giovannini





Ontem, como de praxe, fui a agência do Bradesco da Av. Cuiabá[ em Santarém] efetuar um depósito identificado para pagamento de uma compra antecipada para a loja.
Já evito a agência Centro pelo péssimo serviço e excesso de pessoas que fazem filas enormes e o que é pior com demora no atendimento.
De forma geral, nota-se o pouco caso dado pelas agências bancárias a Lei Municipal que obriga um atendimento em no máximo 20 minutos.
Mas, voltando a agência de Cuiabá.

Um caixa atendendo haja vista que o outro se encontrava no almoço. Nada contra. Apenas entende-se que a agência deveria por obrigação ter um substituto para os momentos de almoço e dessa forma não permitir que se forme filas grandes.

Depois de 20 minutos de espera, observo um estagiário vem até a fila indagar cada um do motivo de terem que usar o caixa. E pior que isso, tenta convencer alguns para que efetue seu pagamento numa farmácia próxima, haja visto, que aquela fila iria demorar porque quem estava sendo atendido era um funcionário de uma empresa com vários pagamentos .

Se isso não é uma inversão total de valores não posso avaliar que seja.
Farmácia é para vender remédios e não para receber contas e Banco não vende remédios e sim recebe contas.

Por outro lado porque não colocam um caixa para atendimento de empresas ou então alguém com mais de 4/5 operações, tal qual o supermercado que possuem caixas para pequenos volumes separado de grandes volumes.
Após 52 minutos consegui se atendido.

Poderia com a senha registrar queixa no PROCON , mas optei por escrever ao Fale Conosco do Bradesco na tentativa de sensibilizá-los de que em Santarém temos um problema antigo, crônico e que muito pouco ou quase nada fazem para melhorar o atendimento em ambas as agências.

Um gerente local  Bradesco me ligou as 20,00 horas querendo justificar o injustificável mas, entende-se que tais pessoas sejam limitadas em seu poder ação e que precisam de autorizações a nível de superintendência para ações principalmente de contratações de mais funcionários.

Porém, creio que através do O Estado do Tapajós possa  ser revista essa lei municipal e quem sabe mais pessoas lesadas em seus direitos façam uso e  pressionem os Bancos para esse desrespeito no atendimento, que não se limita a tempo de atendimento, mas também má educação, pouco caso e por aí adiante.

Trem da Alcoa atropela e mata ancião em Juruti


Um pessoa idosa foi atropelada ontem à noite no km 4 da estrada de ferro da Alcoa, em Juruti.

O idoso, que caminhava sobre os trilhos da ferrovia, morreu na hora.

Mais detalhes deste acidente dentro de instantes. 

-----
Atualização às 08h52:


O corpo do ancião, que ainda não foi identificado pela polícia civil, foi retirado ainda há pouco do hospital muncipal de Juruti, por familiares.
Há uma informação de que o corpo seria trasladado para Manaus e não para Santarém.
Segundo a investigadora Ediceuma, a polícia não encontrou entre seus pertences nenhum documento que identificasse a vítima.

----
Atualização às 17h00:

COMUNICADO

A Alcoa Mina de Bauxita de Juruti comunica a ocorrência de acidente fatal no quilômetro 4.4 de sua ferrovia, às 21h40 do dia 28 de Fevereiro de 2011, que, lamentavelmente, envolveu um comunitário. A Alcoa se solidariza com a família e toda a comunidade jurutiense.

Desde o primeiro momento, a Companhia está dedicando toda a atenção e provendo o suporte necessário à família da vítima, bem como acompanhando as respectivas investigações.

A Alcoa, em Juruti, tem em pleno funcionamento um programa preventivo de educação e segurança da operação da ferrovia, voltado a crianças, jovens e adultos, orientando sobre os cuidados  e comportamentos necessários, em virtude da circulação de trens.

A Alcoa se solidariza com a comunidade.

Transação milionária



Lúcio Flávio Pinto

Em maio do ano passado a Vale transferiu de uma só vez à norueguesa Norsk-Hydro o complexo de alumina e alumínio de Barcarena, acrescido da jazida de bauxita de Paragominas, além do projeto de uma nova fábrica de alumina do tamanho da Alunorte, a CAP. O negócio foi no valor de cinco bilhões de dólares, pagos pela multinacional norueguesa, e a cessão, pela Norsk, de 22% das suas próprias ações à Vale.
A transação devia ter sido consumada até o final do ano passado. Mas por “questões burocráticas”, segundo uma fonte, a data para a finalização da operação foi transferida para o final do próximo mês.