segunda-feira, 2 de maio de 2011

Assalto com tiros no centro de Santarém



No Tapajós:

Uma pessoa ferida foi encontrada no estacionamento do Bradesco.



Santarém - Dois homens assaltaram uma pessoa há poucos minutos na av. Rui Barbosa, próximo ao banco Bradesco.

Um pessoa ferida foi encontrada no estacionamento do banco.

Uma testemunha seguiu os bandidos em uma motocicleta, quando na Rua do Imperador, próximo ao porto da empresa Marques Pinto navegação a motocicleta que os bandidos usavam teve a corrente de transmissão quebrada.

Os bandidos renderam o motorista de um celta prata e fugiram no veículo levando o motorista consigo. A motocicleta Honda Titan de placa NSS 7039 que foi usada pelos bandidos no assalto foi abandonada no local.

A motocicleta foi abandonada pelos assaltantes

Fotos: Pedro Fernando Liberal

Presidente da Câmara desmente afirmações da prefeita de Santarém sobre administração da cidade em 2009



Com a solidariedade de seus pares Erasmo Maia e Henderson Pinto (DEM), Nélio Aguiar (PMN), manifestadas em aparte, o presidente da Câmara José Maria Tapajós (PMDB), reagiu à afirmação da prefeita Maria do Carmo Martins Lima, feita na manhã desta segunda-feira, em entrevista a uma emissora de rádio local de que “o ano de 2009 foi perdido para Santarém”. “Não foi perdido porque tinha prefeito, momento em que estávamos no governo, trabalhando e os projetos todos em curso fluíram, os que foram executados foram entregues á sociedade, os que não foram possíveis concluir, continuaram fluindo”, assegurou Tapajós. 

“A prefeita sim, ela perdeu o primeiro semestre procurando cuidar da sua vida jurídica, para retornar a prefeitura de Santarém. Quanto ao município, procuramos fazer de tudo para que pudéssemos dar a municipalidade, aos munícipes santarenos, a tranquilidade, a certeza e a segurança de que tínhamos prefeito na cidade, prova disso que o Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo, a sociedade em geral, reconheceu a legitimidade do prefeito interino”, observou o presidente da Câmara. 

“Procurei, enquanto prefeito ter muito cuidado, do ponto de vista das despesas, quando a secretária de finanças me chamou a atenção para a diminuição de recurso financeiro de transferências federais e estaduais e que íamos ficar sem recurso do tesouro para garantir o pagamento da folha no último dia útil de cada mês, tomamos medidas concordadas com os secretários, diminuindo o salário do prefeito e dos comissionados e também não instalando as novas coordenadorias e secretarias, para que nós tivemos uma economia no ano de 2009 de R$ 4 milhões, dinheiro esse suficiente para garantir o pagamento do 13º salário do referido ano; a contra partida de 10% dos convênios daquele ano, todos esses cuidados tivemos, porque podemos contar com a equipe que já vinha trabalhando”, esclareceu. 

“Mantivemos o secretariado, com o objetivo de que não houvesse interrupção nos projetos em andamento, tive a surpresa desagradável com esta colocação da prefeita, de que “o ano de 2009, teria sido perdido para Santarém, dou o assunto por encerrado, se doravante houver manifestação desse tipo, não me manifestarei mais, que o povo julgue e possa me criticar, porque acredito que quem tem condições de fazer uma avaliação enquanto estive prefeito interino de Santarém, é o povo”, desabafou Tapajós.(Ascom da Câmara)

Semsa tenta evitar que cardiologistas peçam demissão do Hospital Municipal de Santarém


A crise instalada com o pedido de demissão dos cardiologistas do Hospital Municipal de Santarém, hoje de manhã, ainda está longe de uma solução.

Neste momento, o secretário de saúde José Antônio Rocha, que também é o vice-prefeito do município, tenta a todo custo demover os cardiologistas de saírem dos quadros do HMS.


A reunião já dura duas horas e não tem hora para terminar. Os médicos alegam falta de estrutura e condições de trabalho no hospital municipal de Santarém.

----

Atualização às 16h00:

Os três médicos demissionários do Hospital Municipal deram um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Saúde de Santarém providencie a melhoria das condições da cardiologia e elabore um cronograma de treinamento para os médicos da urgência e emergência, como condição para continuarem cumprindo as escalas de sobreavio no HMS.

Valcir Costa, Rênê Silva e Almara Silva permanecem afastados da escala de sobreaviso, mas cumpriram todos os atendimentos ambulatoriais antes de decidir se demitirem do hospital municipal a partir de hoje.


Até que a Semsa cumpra suas reivindicações os três cardiologistas não prestarão mais serviços na urgência e emergência. Dentre estas, além da melhoria das condições de trabalho, a exigência para que o diretor do HMS, médico Gilvandro Valente, se retrate da afirmação que fez de que esses profissionais estavam apenas 'reivindicando aumento de salário'.

Encontro em Santarém debate estudo sobre águas doces do Baixo Amazonas

Da Sema:

Especialistas e técnicos em meio ambiente se reuniram para debater estudos sobre águas doces do Baixo Amazonas em Santarém. O “IX Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas - Sistemas Fluviais do Oeste do Pará: potenciais e desafios", encerrado na última sexta-feira, 29, incluiu mini-cursos sobre Instrumentos de Planejamento de Recursos Hídricos, Padrões de potabilidade de água para consumo humano, Ecopoluição dos rios; e mesas redondas, em que os profissionais discutiram os Usos Múltiplos e Planejamento dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Tapajós.
Paulo Altieri, diretor de Recursos Hídricos da Sema, também avaliou positivamente o encontro. Para ele, o tema chama a atenção do público local e nacional, por estar inventariada na localidade uma série de barragens para a geração de energia elétrica. “A questão da energia elétrica foi um dos assuntos mais discutidos, porque cria uma grande expectativa na região, afinal o rio Tapajós é considerado, junto com o Madeira, um dos principais do ponto de vista estratégico na matriz energética do Brasil”, explicou Altieri.
Ainda segundo o diretor, o encontro foi uma oportunidade para a Sema mostrar as expectativas e oportunidades do Governo do Estado sobre a questão energética. “Do ponto de vista da expectativa, o Estado vai aumentar a compensação pelos royalties da geração de energia, ou seja, quanto mais geração de energia, mais recursos o Estado terá para investir em desenvolvimento; da ótica de oportunidades, o Estado poderá aprimorar o Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos (Segreh)”, complementou.
O evento teve também a participação do conferencista do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa), da Universidade Federal de Minas Gerais –– (UFMG), Dr. Eduardo Von Sperling, que falou da importância do saneamento na manutenção dos sistemas fluviais.
Duas técnicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, Verônica Santos e Luciana Cavalcante, foram responsáveis pela apresentação do estudo sobre Instrumentos de Planejamento de Recursos Hídricos. Participaram, também, a Agência Nacional das Águas, representada pelo diretor de Planejamento, Dalvino Trocolli e equipe; Ministério de Minas e Energia; Ministério dos Transportes; Universidade Federal do Amazonas, e Universidade Federal do Oeste do Pará.

Capacitação

Paralelamente a esta programação, a Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Sema, fez a Capacitação em Gestão dos Recursos Hídricos para os municípios do Baixo Amazonas. O objetivo foi habilitar a equipe técnica das secretarias municipais de meio ambiente para a gestão dos recursos hídricos no Estado, e criar condições e capacidades técnicas para a gestão integrada de recursos hídricos.
Na avaliação da coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico da Sema, Verônica Santos, a capacitação foi excelente, porque conseguiram atingir o público alvo, de 10 municípios; apresentar a política de recursos hídricos e o atual cenário da gestão da bacia hidrográfica, no cenário estadual e nacional. “Tentamos destacar a importância do fortalecimento da gestão ambiental municpal. Outro destaque foi que todos tiraram suas dúvidas sobre outorga e demonstraram interesse em fazer parceria conosco, para realizarmos outros cursos nos municípios em que eles vivem”, relatou a coordenadora.

Três bebês já foram abandonados pelas mães este ano em Santarém

Memória de Santarém: deserdados do extrativismo(1921)

Edição desta semana de O Estado do Tapajós

Cardiologistas pedem demissão do Hospital Municipal de Santarém


O médico Walcir Costa acaba de anunciar a exoneração dele e de mais dois cardiologistas que atuam no Hospital Municipal de Santarém.

Os médicos alegam falta de condições de trabalho.


Mais informações dentro de instantes.

São Raimundo, com 10 jogadores, vence Castanhal e assume terceiro lugar na tabela do Parazão


Um gol marcado por Aldivam aos 45 minutos do segundo tempo ilustra bem o sufoco que o São Ramiundo passou ontem, em Santarém, diante do Castanhal. Com a vitória o Pantera assumiu a terceira colocação do segundo turno do Parazão, com 10 pontos, atrás de Cametá e Independente, com 12 pontos. O Clube do Remo fecha o G-4 também com com 10 pontos.

Com dez jogadores desde os 12 minutos do primeiro tempo por causa da expulsão  de Renato Medeiros, o São Raimundo  só conquistou a vitória no final da partida. 

Aldivam desperdiçou , ainda, o segundo gol do Pantera, ao perder um pênalti aos 47 minutos da etapa final.