sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia de Campo em Belterra apresenta integração lavoura-pecuária-floresta


A Embrapa Amazônia Oriental promove dois eventos dia de campo neste sábado (14/05) em Belterra.Na fazenda Nossa Senhora Aparecida, a partir das 8h, pesquisadores da instituição apresentarão o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta a técnicos em extensão rural e produtores da região. Essa tecnologia possibilita a produção de grãos, carne, leite e madeira na mesma área, implantadas de forma simultaneamente ou em ciclos culturais.

Nesse sistema, pastagens degradadas podem ser recuperadas para o plantio de grãos e espécies florestais. Ao final de alguns ciclos, o investimento na recuperação do solo é resgatado pela comercialização dos grãos e a área está apta para receber nova pastagem. Nessa fase, as árvores já crescidas acabam por oferecer conforto térmico ao gado e podem gerar renda quando forem abatidas.

O segundo dia de campo acontece pela parte de tarde, quando o público visitará o campo experimental da Embrapa em Belterra para conhecer os trabalhos de melhoramento de soja, milho e arroz, além de obter informações sobre adubação e sistema de plantio direto.

Prefeituras e empresas custearão estudo de viabilidade econômica do estado do Tapajós


A maioria das prefeituras da região Oeste do Pará já aderiu ao comitê pro-criação do estado do Tapajós e se comprometeu a liberar recursos para custear a elaboração do estudo de viabilidade econômica do novo estado.

Hoje de manhã, em reunião no auditório da ACES, a prefeita de Santarém  Maria do Carmo anunciou a doação de 50 mil reais para fazer frente às despesas com o documento. Também o prefeito de Rurópolis, Aparecido Pereira, informou que o município vai doar 10 mil reais. 


Extra-oficialmente sabe que a UFOPA é quem coordenará a elaboração do estudo de viabilidade econômica do estado do Tapajós, que contará com também com o apoio de empresas da região Oeste do Pará.

Leia a edição impressa de 7 de maio de O Estado do Tapajós

Clique nas imagens para ler as páginas em tamanho ampliado.