quinta-feira, 26 de maio de 2011

Santarém. Venha velejar no rio azul!

Foto: Alfonso Jimenez (in memoriam)
Venha velejar no rio azul.
Santarém.Tapajós. Amazônia. Brasil.

Ponto de vista - Posse de ilhas

O Secretario Estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes,  é de opinião que  “o governo[ federal] não quer discutir o uso da terra nessas ilhas, o que constitui preocupação desmotivada por parte dos ocupantes das áreas, até porque o direito à regularização em favor dessas pessoas decorre de preceito constitucional”.

O Instituto de Terras do Pará (Iterpa), através do atual presidente, Carlos Lamarão, defende que todas essas porções insulares, que sofram ou não influência de marés, pertencem ao patrimônio fundiário do Estado do Pará.

Em Santarém, o advogado Ronan Liberal, ex-prefeito do município, elaborou parecer sobre esse assunto, ainda 2009, por solicitação do Sindicato dos Produtores Rurais.

Leia a íntegra o texto de Ronan Liberal clicando aqui.

Helenilson fala sobre tributação em Belém e Manaus

Depois de fazer palestra em Parauapebas e Marabá sobre tributação fiscal, o vice-governador Helenilson Pontes retorna para Belém, onde falará sobre o tema aos alunos da Faculdade de Belém - Fabel, às 19h desta quinta-feira, 26. No sábado, 28, o Vice-governador participa do V Encontro de Entidades de Economia da Região Norte, em Manaus (AM), onde levará o assunto para ser debatido junto aos amazonenses, representando o Governo do Pará.

Helenilson Pontes é referência nacional em direito tributário, e acredita ser fundamental que todas as esferas da sociedade, de estudantes à empresários, sejam esclarecidas sobre questões que envolvem os tributos e arrecadação fiscal do Estado, segundo ele essa "é uma grande forma da população pactuar com o Governo no melhor desenvolvimento de todo o Pará". As palestras sobre tributação e federalismos fiscal ministradas pelo Vice-Governador são gratuitas e abertas ao público.

Mortes em Ipixuna: Jatene se reúne com procurador federal

Neste momento, o governador do Pará, Simão Jatene, reúne-se com o Procurador da República, Ubiratan Cazetta, para tratar da atual situação no campo do Estado do Pará, diante dos últimos acontecimentos no município de Nova Ipixuna, no sudeste paraense.

PT votou contra urgência para plebiscito do Tapajós no plenário do Senado


O Partido dos Trabalhadores votou contra, ontem, no plenário do Senado Federal, à apreciação do pedido de urgência aprovado na CCJ para o decreto legislativo que autoriza a realização de plebliscito para a criação do estado do Tapajós.

Na sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senao, nenhum senador petista se opôs ao pedido. Apenas do senador Aloysio Ferreira Nunes(PSDB) votou contra o projeto.(Com informações de Jota Parente)

Raiar do sol no aeroporto de Santarém

Ponto de vista- Posse de ilhas


O advogado Ronan Liberal, ex-prefeito de Santarém, escreveu interessante artigo sobre a polêmica da posse das 7 mil ilhas paraenses que estão em disputa pelo Iterpa e SPU.

O Blog do Estado divulga o artigo de Ronan ainda hoje.

Vísceras expostas



Esta é a matéria de capa do Jornal Pessoal, de Lúcio Flávio Pinto, sobre a disputa entre os grupos de comunicação Liberal e RBA.

Texto da abertura da matéria do JP que chega hoje às bancas de Belém:
"A guerra entre as duas famílias que controlam as comunicações e boa parte do poder no Pará chegou a um nível violento e sujo. O que impressiona é elas terem a mesma origem, no baratismo, o grupo que por mais tempo dominou a vida pública no Estado. Ao expor suas chagas, talvez eles consigam pôr um final nessa história."